sábado, 22 de setembro de 2012

Acidentes na CE-375 provocam protestos

A comunidade reivindica a instalação de redutores de velocidade e mais sinalização na rodovia

Solonópole. Os moradores do Distrito de São José de Solonópole estão preocupados com a velocidade com que os veículos transitam na rodovia CE-375, que corta a vila. Vários acidentes já foram registrados no trecho. Recentemente, dezenas de moradores realizaram um protesto e paralisaram por meia hora o trânsito no local com o objetivo de chamar a atenção das autoridades. A população pede a instalação de barreiras eletrônicas.

O protesto na estrada chegou a criar transtornos para os motoristas e teve como objetivo chamar a atenção das autoridades responsáveis FOTO: HONÓRIO BARBOSA

A CE 375, que liga Quixelô a Solonópole, foi inaugurada em março do ano passado. O objetivo da rodovia foi oferecer aos motoristas uma nova opção de tráfego, interligação entre as regiões Centro-Sul e Sertão Central, e a redução no trajeto para Fortaleza. Próximo à cidade de Solonópole ocorre o encontro com a CE 153, conhecida como Estrada Padre Cícero, no trecho Orós a Solonópole.

A pista nova tornou-se um atrativo para os motoristas e, nos últimos meses, aumentou o fluxo de veículos leves e pesados. Resultado: cresceu também o número de acidentes.

"Estamos preocupados porque os carros passam em alta velocidade", disse um dos organizadores do protesto, Luiz Vicente Filho. "É preciso melhorar a sinalização e solicitamos com urgência a instalação de fotossensores". Nesta semana, uma jovem morreu, vítima de um capotamento na curva do sítio João Bento, local de dezenas de tragédias nos últimos dois anos.

Se no decorrer deste mês a barreira eletrônica não for instalada, os moradores prometem realizar novo protesto suspendendo o tráfego no local por cerca de uma hora. "Já encaminhamos para os órgãos competentes a nossa solicitação, mas até agora não recebemos retorno", disse Vicente. "Queremos que o limite máximo de velocidade seja de 40 km por hora para que os pedestres tenham segurança".

O distrito de São José fica a 60 km da cidade de Iguatu e a 20 km da sede do Município de Solonópole. A construção da rodovia asfaltada representou a realização de um sonho da comunidade, que esperou por mais de 50 anos para ver concretizado. "A comunidade resolveu que não vai esperar meio século para ver os seus direitos respeitados e, se a nossa solicitação não for atendida, outras manifestações serão organizadas", frisou Airton.

Nas proximidades do Distrito de São José, já foram registrados vários acidentes no último ano. Há três curvas consideradas perigosas. Já foram registrados vários acidentes com motociclistas e capotamento de carros, com vítimas fatais.

Em um deles, ocorrido em 30 de junho de 2011, cinco pessoas, sendo duas crianças de uma mesma família morreram, quando o veículo sobrou em uma curva e caiu em um açude na localidade João Bento. Nas curvas perigosas, houve reforço de sinalização, mas os motoristas ainda consideram insuficiente.

A direção do 9º Distrito Operacional do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) em Iguatu esclareceu que a atribuição de instalação de sinalização é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A Assessoria de Imprensa do Detran informou que praticamente todos os dias chega pelo menos um pedido para instalação de fotossensor ao órgão e que o atendimento da demanda segue uma ordem cronológica e de viabilidade, após elaboração de análise e laudo técnico. Quanto à solicitação, há a promessa de que o caso será estudado, mas sem prazo para atendimento.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER leia no Diário do Nordeste.

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