Audiência pública realizada na Câmara Municipal de Jaguaretama esclareceu detalhes operacionais da liberação de água do reservatório.
Na manhã da última segunda-feira(28), o Coordenador Técnico da Gerência Regional da Cogerh em Limoeiro do Norte e gerente em exercício, Hermilson Barros de Freitas, esteve reunido com parlamentares do município de Jaguaretama para esclarecer sobre a liberação da água do açude Riacho do Sangue e a irregularidade do abastecimento na sede municipal.
Presidida pelo Vereador Rubens Glauco Pinheiro Costa, a reunião teve por objetivo questionar as ações desenvolvidas pelo governo do estado para resolver o problema do abastecimento municipal, assim como as atividades desenvolvidas pela Cogerh, DNOCS e Cagece.
Representando a Cogerh na audiência, Hermilson Barros destacou os efeitos da estiagem que afeta o estado do Ceará, considerada pela Organização das Nações Unidas - ONU como a pior seca dos últimos 50 anos. Além disso, o Coordenador Técnico fez um resgate da reunião de alocação negociada de água realizada em junho deste ano, na Comunidade de Pasta, em Solonópole. Naquela oportunidade, o açude Riacho do Sangue encontrava-se na cota 112,64m, com o volume de 22,66 hm³, cerca de 37% da capacidade total de acumulação, que é de 61,42hm³.
Diante dos cenários de liberação apresentados na reunião de junho, ficou decidido que a vazão de 150 l/s atenderia aos usos de jusante, com algumas ressalvas, não deveria haver incremento de áreas irrigadas e que o leito deveria ser desobstruído pelos irrigantes e pelos dois municípios: Solonópole e Jaguaretama.
Em encontro anterior, dessa vez com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Jaguaribe, foi reavaliada a decisão anterior de 150 l/s. A nova decisão foi de que a vazão necessária para atender todas a demandas instaladas no Riacho do Sangue para o segundo semestre de 2013 seria de 200 l/s. Para garantir segurança hídrica à população atendida pelo riacho (operação 2013-2014), a Cogerh simulou um cenário no qual seriam liberados cerca de 3,6 milhões de m³ de água do açude Riacho do Sangue, volume suficiente para garantir o abastecimento de Jaguaretama até 01 de janeiro de 2014 e para manter uma reserva no reservatório de 12,1 milhões de m³, cerca de 20% da capacidade total de armazenamento, mesmo considerando que o reservatório não receba recarga no ano de 2014.
Durante toda a reunião, o Coordenador Técnico e Gerente em exercício da Cogerh em Limoeiro do Norte, Hermilson Barros, enfatizou que a Companhia, através dos seus diretores e técnicos envolvidos na liberação da água do açude, não medirá qualquer esforço que seja necessário para normalizar o abastecimento hídrico do município de Jaguaretama. Caso seja necessário, a Cogerh desenvolverá ações fiscalizatórias e utilizará equipamentos para desobstruir o riacho.
Assessoria de Comunicação e Marketing
Leonardo Meireles E. de Souza
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh
Fone: + 55 85 3218.7024 / 3218.7025
ascom@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook: https://www.facebook.com/Cogerh
Nenhum comentário:
Postar um comentário