sábado, 4 de fevereiro de 2017

Instituto TIM beneficiou cerca de 27 mil alunos de escolas públicas do Nordeste em 2016

O Instituto TIM encerrou mais um ano de atuação com resultado positivo, cerca de 27 mil alunos de diversas cidades nordestinas, incluindo Fortaleza, Aquiraz e São Gonçalo do Amarante, foram beneficiados por seus programas educacionais que envolveram também mais de mil professores de 478 escolas da rede pública na região Nordeste.

Com mais de 15 mil alunos envolvidos, o projeto O Circulo da Matemática do Brasil foi destaque em 2016. Cerca de 500 professores de aproximadamente 280 escolas nos municípios de Fortaleza/CE, Aracajú/SE, Salvador/BA, Maceió/AL, Imperatriz/MA e Timon/MA foram formados contemplados na abordagem pedagógica The Math Circle – desenvolvida por Robert e Ellen Kaplan, da Universidade de Harvard – que promove o aprendizado da matemática de forma participativa, convidando a criança a construir o próprio conhecimento.

TIM Faz Ciência – proposta inovadora que convida professores e alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental a explorar juntos, as sete operações intelectuais próprias à produção de conhecimento – foi outro programa de destaque do Instituto TIM que envolveu mais de 11 mil estudantes no último ano. Além de Fortaleza, o programa atuou em 22 cidades, promovendo encontro de formações em Aquiraz/CE, São Gonçalo do Amarante/CE, Teresina/PI e Tanque do Piauí/PI, beneficiando cerca de 400 professores de escolas públicas. O objetivo da iniciativa é estimular nos estudantes o interesse pela ciência, além de mostrar as bases do pensamento científico.

Outros programas - Em 2016, outros programas do Instituto TIM também seguiram sua evolução. Trinta bolsas, de R$ 1.200 mensais para cursar o Ensino Superior, foram distribuídas para alunos das universidades federais do Nordeste - medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além disso, o Mapa Cultural do Ceará (mapa.cultura.ce.gov.br) e o Sobral Cultura (cultura.sobral.ce.gov.br) – softwares livres para gestão cultural e mapeamento colaborativo – cadastraram juntos mais de 167 projetos, realizando cerca de 600 eventos. A plataforma agora está disponível também em aplicativo.

Outro avanço importante foi o desenvolvimento do software livre Busca Ativa Escolar, fruto da parceria do Instituto TIM com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) na iniciativa Fora da Escola Não Pode!.

O piloto do projeto, realizado em oito cidades, dentre elas, Tabuleiro/CE, contribuiu para a melhor definição das características da ferramenta tecnológica de gestão da busca ativa, para o correto mapeamento das estratégias de acompanhamento no território, bem como para a identificação das necessidades de formação que a iniciativa requer.

A solução tecnológica poderá ser utilizada por qualquer município que queira realizar a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, atuar sobre os motivos da exclusão escolar e acompanhá-los durante o período de rematrícula.

Roberta Câmara
Relações com a Imprensa
TIM BRASIL
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