sexta-feira, 19 de julho de 2024

DNOCS faz homenagem a servidor da autarquia agraciado com Prêmio MIDR de Agricultura Irrigada

A honraria é concedida aos profissionais que se destacam no desenvolvimento sustentável da irrigação em nosso país.

O Diretor-Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Fernando Leão, prestou homenagem ao servidor público aposentado da Autarquia, Francisco Dantas Pinheiro. Ele foi agraciado com o “Prêmio MIDR da Agricultura Irrigada”, uma honraria concedida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) às personalidades que se destacam no avanço da agricultura irrigada. Francisco Dantas é engenheiro agrônomo e foi gerente do Perímetro Irrigado Caldeirão (PI) e pioneiro na implantação do Perímetro Irrigado Lagoas do Piauí. A cerimônia foi realizada na quinta-feira (18/07) no gabinete da Direção-Geral do DNOCS, em Fortaleza, e contou com a participação de servidores da Autarquia e familiares do homenageado.

Segundo Fernando Leão, através da irrigação, o DNOCS tem conseguido transformar a realidade das comunidades agrícolas inseridas no semiárido nordestino e no Norte de Minas Gerais. “A homenagem conferida a Francisco Dantas, que tanto contribuiu para a implantação de projetos nos perímetros irrigados, é o reconhecimento da Autarquia a ele e a todos os servidores que se dedicaram à construção de um semiárido com mais oportunidades e desenvolvimento”, ressaltou o Diretor-Geral do DNOCS.

O Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, Alex Renan de Sousa Galvão, disse que é motivo de alegria e satisfação entregar a condecoração ao Francisco Dantas, pelo importante papel que exerceu durante toda trajetória profissional no DNOCS. “É uma grande satisfação e uma honra. Ele cumpriu a missão mais importante de um servidor público, que é a de servir. E serviu com excelência, de forma competente e comprometida”, enalteceu.

Acompanhado da esposa Sirlene Bastos, que também foi servidora do DNOCS, Francisco Dantas Pinheiro relembrou toda sua trajetória profissional e dedicação durante quase meio século à Autarquia. Ele agradeceu o apoio de Sirlene nesse caminhar pessoal e profissional e fez uma homenagem à assessora técnica Nádia Farias, com quem trabalhou quando ainda estava na ativa. O homenageado ingressou nos quadros do DNOCS em 1972, onde atuou por 49 anos, sempre com ações marcantes na defesa da irrigação. A homenagem, na avaliação dele, é o reconhecimento de todo um trabalho dedicado à causa. “Desde recém-formado, como engenheiro agrônomo, me dedico à complexidade da agricultura irrigada”, ressaltou.

Ele lembrou que foi um dos primeiros técnicos indicados a trabalhar no DNOCS com agricultura irrigada. O perímetro irrigado do Caldeirão, em Piripiri (PI), foi o primeiro local onde atuou. “Era fevereiro de 1972. Ali, me ocupei da seleção dos irrigantes, coordenei a montagem da rede adutora de irrigação e efetuei o estudo de uma área salinizada, objetivando corrigi-la”, recordou.

Ainda durante a cerimônia, o homenageado, que também é literato, presenteou o Diretor-Geral com alguns livros de sua autoria. Ele tem 14 livros publicados e outros cinco em fase de execução. A cerimônia foi prestigiada por amigos e diretores do DNOCS. Também estavam presentes George Luiz Saraiva, diretor de infraestrutura hídrica substituto; Narcélio Moreira, diretor administrativo; Waleska Menezes, chefe de gabinete; Antônio José Porto Mota, coordenador estadual do Ceará; as assessoras técnicas Nádia Farias e Robeísa Holanda; o coordenador de planejamento e gestão estratégica, Nilo Barsi; Francisco Arlem de Queiroz, procurador-chefe; Luana Evangelista, auditora interna e Orlando Moreira, chefe do serviço de operação e manutenção.

Biografia do homenageado: Francisco Dantas Pinheiro é engenheiro agrônomo e nasceu em 15 de janeiro de 1945. Natural de Solonópole (CE), é servidor público federal aposentado pelo DNOCS. É casado com Maria Sirlene Bastos Pinheiro, engenheira agrônoma e servidora da Autarquia, com quem teve três filhos: Marcos Paulo Pinheiro, Lítchia Lemma e Dátila Pinheiro. Foi pioneiro na implantação do Perímetro Irrigado Caldeirão, gerente do Perímetro Irrigado Caldeirão (PI) e pioneiro na implantação do Perímetro Irrigado Lagoas do Piauí.

Exerceu a chefia da Seção de Controle de Planos do Serviço de Exploração Agronômica da Gerência do Perímetro Irrigado “Lagoas do Piauí” – Luzilândia (PI). Foi Inspetor de Produção da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Ceará, gerente dos perímetros irrigados: Lagoas do Piauí (Luzilândia/PI); Caldeirão (Piripiri/PI) e Curu (CE). Ocupou ainda cargos em diretorias do DNOCS, entre eles o de diretor do Serviço de Estudos e Projetos Rurais. No meio acadêmico, ocupa a cadeira de número 40 na Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (ALMECE).

Serviço de Comunicação Social, Telefone (85) 3391-5121, E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br Confira Fotos. Discurso em PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário