Cujo objetivos é: Promover a inclusão produtiva, geração de trabalho e renda no meio rural. Apoiar a estruturação de projetos produtivos sustentáveis (agropecuários ou não). Fortalecer a segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiárias.
Transferência Direta de Recursos Financeiros: É disponibilizado um auxílio financeiro não-reembolsável para que as famílias invistam em seus projetos. O valor atualizado do recurso é de R$ 4.600 por beneficiário, repassado em duas parcelas, totalizando R$ 138 mil reais investidos na agricultura familiar do município de Solonópole.
O programa é destinado a: Agricultores familiares em situação de extrema pobreza. Assentados da reforma agrária. Povos e comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, extrativistas).
Para participar, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O programa permite a execução de atividades variadas, como criação de pequenos animais, cultivo de hortas, agrofloresta, artesanato, panificação e outras iniciativas que gerem renda e melhorem a qualidade de vida no campo.
A articulação institucional contou com o empenho do deputado estadual Leonardo Pinheiro (progressista), que atuou para garantir que esse apoio chegasse às famílias que mais precisam.
Estiveram presentes ainda o engenheiro agrônomo José Marcos Pinheiro (Ematerce), o gerente do escritório de Solonópole e Deputado Irapuan Pinheiro Kelito Lima, o presidente da Federação das Entidades Comunitárias de Solonópole Leonardo Pinheiro, Ex-vereadores; Rosineudo Lima e, Paulo César de Azevedo "Paulinho do Esporte" representante do Distrito São José, e o presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Logradouro, José Soares da Silva (seu Zezinho), Vereador Divanilson Bezerra do PT, O presidente do sindicato dos trabalhadores agricultores e agricultora familiares.
A cerimônia de assinaturas de adesão aconteceu na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro de 2025, às 9h30, no prédio da ARS – Associação Recreativa de Solonópole. Confira Fotos. Assistam as entrevistas

Um assalto a mão armada chocou a comunidade da região entre Banabuiú e Jaguaretama por volta do meio-dia desta segunda-feira, 20 de outubro de 2025. Um idoso, que não teve o nome revelado, teve sua motocicleta Bros roubada enquanto trafegava da cidade de Banabuiú em direção à localidade de Serrote Branco, em Jaguaretama.