http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Agricultor de 75 anos ganha destaque como artista plástico em Solonópole

Artista mentém vida simples no interior do Ceará (FOTO: reprodução).
Iris Pinheiro, de 75 anos, trabalha com escultura em madeira há mais de 40 anos. Por jangadeiro fm.

O agricultor que virou artista plástico. É assim como se define o cearense Iris Pinheiro, de 75 anos, que já trabalha com escultura em madeira há mais de 40 anos.

Morador do município de Solonópole, distante a 275 quilômetros de Fortaleza, o artesão utiliza em seus trabalhos uma temática variada, do social ao feminista.

Em entrevista à Jangadeiro FM, a professora e pesquisadora das obras Socorre Pinheiro contou que, além de usar várias inspirações, Iris utiliza imagens imagens de serpentes em suas obras, o que simboliza renovação e astúcia.

“O interessante é que ele transforma troncos de árvores em peças de arte. Ele usa uma temática bem variada de cunho social, mas também bastante feminina”, conta.

Socorro ainda informa que, apesar da carreira já estar consolidada na arte, Iris ainda mantém a vida simples no campo. “Ele mora lá e parte das obras estão na sua própria casa. Outras pelas ficam num sítio que ele utiliza como oficina para a produção das peças. Ele é um homem simples, homem do campo, trabalhador, mas com uma percepção crítica muito grande”, detalha.

O talento de Iris vem de família. O bisavô do artesão foi o responsável pelas obras da igreja municipal de Solonópole. O artista revela que os valores das obras depende dos dias em que levam para serem construídas.

A professora negocia com a produção da Bienal Internacional do Livro, que ocorre em abril deste ano, em Fortaleza, um espaço para apresentação das obras do artista.

Confira a reportagem completa de João Ricart para a Rede Jangadeiro FM:
Artista utiliza taleto para elaborar peças de várias temáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário