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sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Enfrentar a Covid-19 Três das cidades do projeto figuraram entre as melhores do País no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019

A escola Eufrasino Neto, no município de Novo Oriente, é uma das pioneiras do Projeto Contexto, desde 2017. A cidade teve a segunda melhor avaliação do Brasil no Ideb 2019 nos anos finais do ensino fundamental. Registro feito antes da pandemia do novo coronavírus. (Foto: Divulgação / Eufrasino Neto).

Vários braços atuam para enfrentar os problemas decorrentes da Covid-19 no âmbito educacional. No Ceará, por exemplo, 20 redes municipais recebem formações sobre prevenção à doença. Co-financiado pela União Europeia, o Projeto Contexto orienta o trabalho pedagógico interdisciplinar em 134 escolas. No total, são 1,5 mil professores e 20 mil estudantes beneficiados.

As formações são bimestrais. Educadores, gestores escolares e secretários de educação estão recebendo material dividido nas seguintes temáticas: conhecimentos básicos e novas descobertas sobre a Covid-19; protocolos sanitários municipais e estaduais para o retorno às aulas; saúde preventiva; e práticas integrativas e complementares. As escolas públicas já estão fechadas há um semestre no Ceará como medida de prevenção à Covid-19.  

Os municípios beneficiados são: Ipueiras, Ipaporanga, Poranga, Nova Russas, Tamboril, Crateús, Ararendá, Novo Oriente, Monsenhor Tabosa, Independência, Quixeramobim, Pedra Branca, Senador Pompeu, Milhã, Solonópole, Deputado Irapuã Pinheiro, Piquet Carneiro, Mombaça, Madalena, Boa Viagem, Tauá e Quiterianópolis.

Três dessas cidades figuraram entre as melhores do País no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019. Com o segundo melhor desempenho, Independência (9.1), atrás apenas de Mucambo, próximo a Sobral, e Milhã (8.7) tiveram destaque em avaliação do Ministério da Educação nos anos inicias do Ensino Fundamental. Nas série finais, também entre as dez melhores classificações, está o município de Novo Oriente (7.7), segundo melhor avaliado no país. 

Prevista para finalizar em outubro de 2021, o trabalho junto às redes de ensino é realizado desde 2017. Porém, neste ano, a programação teve de ser reorganizada devido à enfermidade que assola o mundo e no Brasil já deixou mais de 133 mil mortos. Paralelo ao suporte contra ao novo coronavírus, o coordenador geral do Projeto, Rosângelo Marcelino, destaca as iniciativas trabalhadas nos últimos anos. 

“O objetivo deste projeto é criar uma política pública municipal que trabalhe a educação contextualizada para o semiárido, mas incorpore na discussão dois temas sensível: a equidade de gênero e as práticas restaurativas para lidar com a violência escolar”, detalha. 

Três deles já aprovaram projetos de lei nas câmaras municipais: Novo Oriente, Solonópole e Deputado Irapuan Pinheiro. As conversas continuam com o restante das cidades. 

Santana Sampaio, diretora da Escola de Ensino Básico Doutor Antônio Eufrasino Neto, reconhece que o projeto foi fundamental para o êxito no Ideb 2019, que alcançou 7,8. A instituição fica a 402,6 quilômetros de Fortaleza no município de Novo Oriente, avaliado como o segundo melhor nos anos finais do ensino fundamental em todo o País no ano passado.

“No início, foi meio contestado. Diziam que os alunos deixariam de estudar as disciplinas normativas. Mas quando entramos na prática, vimos que pode ser contemplado. Os alunos se colocam nas situações, nos debates. Eles mesmos procuram participar 100%.”

Mesmo com as incertezas, Santana afirma que as formações do Projeto Contexto contribuem neste momento pandêmico. “Cada uma delas é para levar para a vida profissional e pessoal. Falar sobre o tempo de hoje, nós ficamos em dúvida se vamos alcançar o certo ou errado. Mas a gente trabalha para ter assertividade”, aposta. Por ÍTALO COSME de OpovoOnLine.

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