http://picasion.com/

sábado, 27 de junho de 2026

Deputado Moisés Braz destaca papel dos agentes mobilizadores em evento da Ematerce em Quixeramobim

O deputado estadual Moisés Braz (PT) participou, nesta sexta-feira (26), do Dia de Campo – Fazenda Normal, promovido pela Ematerce, no município de Quixeramobim.

O evento reuniu autoridades, técnicos, produtores rurais e representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento do campo, marcando a posse de cerca de 800 agentes rurais mobilizadores selecionados por edital da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), além da entrega de motocultivadores destinados a associações de agricultores familiares.

Durante sua participação, Moisés Braz ressaltou a importância estratégica dos agentes mobilizadores para o fortalecimento da agricultura familiar no estado.

“Esses profissionais terão um papel fundamental na assistência técnica e na articulação das políticas públicas, garantindo que as ações do Governo do Estado e do Governo Federal cheguem de forma efetiva às comunidades rurais”, destacou o parlamentar.

O deputado acompanhou as entregas de equipamentos e dialogou com os novos agentes, reforçando o compromisso com iniciativas que promovam inclusão produtiva, inovação e desenvolvimento sustentável no campo.

A programação do evento também contou com feira da agricultura familiar, exposição de tecnologias agrícolas e o lançamento de iniciativas voltadas à inovação, como o programa de inteligência artificial da Ematerce.

Estiveram presentes o presidente da Ematerce, Inácio Mariano; os deputados estaduais De Assis Diniz e Larissa Gaspar, a deputada federal Luizianne Lins; , o presidente da Fetraece, Luiz Carlos Lima, o ex-presidente da federação, Raimundo Martins, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Taumaturgo Júnior; o secretário executivo da pasta, Marcos Jacinto; e o superintendente estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Wilson Gonçalves, além de outras lideranças.

Rosineudo Lima participa de entrega de motocultivador para agricultores de Solonópole durante evento do Governo do Ceará

Agenda realizada na sexta-feira (26) reuniu lideranças políticas e representantes da agricultura familiar em Quixeramobim.

Na manhã da sexta-feira, 26 de junho de 2026, o suplente de vereador Rosineudo Lima (Progressistas) participou de um evento promovido pelo Governo do Estado do Ceará, na Fazenda Norma, localizada no distrito de Uruquê, em Quixeramobim. A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas e teve como objetivo fortalecer as ações voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar.

Rosineudo Lima esteve acompanhado de seu filho, Keliton Lima, gerente da Ematerce, do presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Logradouro, José Soares da Silva, conhecido como "Zezinho do Logradouro", e do vice-presidente da entidade, Valdevan Carneiro.

Durante o evento, foi entregue um motocultivador à Associação dos Pequenos Agricultores da comunidade de Logradouro, em Solonópole. O equipamento deverá contribuir para o fortalecimento das atividades agrícolas da comunidade, oferecendo mais eficiência no preparo do solo e incentivando a produção rural.

No fim da tarde, Rosineudo Lima, ex-vereador de Solonópole por três mandatos consecutivos, compartilhou em seu WhatsApp uma publicação intitulada "Café com Lima", destacando o encerramento de sua agenda ao lado do ex-vereador Paulinho do Esporte, na residência do presidente Zezinho Ramada.

Na mensagem, Rosineudo Lima escreveu:

"Encerrando a agenda de hoje ao lado do ex-vereador Paulinho do Esporte, em um momento de valorização da agricultura familiar, saboreando queijo e café com leite, produtos produzidos por agricultores da nossa região, na residência do presidente Zezinho Ramada. Um encontro de diálogo, fortalecimento das parcerias e reconhecimento da importância do homem e da mulher do campo para o desenvolvimento do nosso município."

Neto do saudoso Zé Francisco da Flora, Rosineudo Lima destacou que o fortalecimento da agricultura familiar e o apoio às associações rurais são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento de Solonópole, reforçando a importância da união entre o poder público, as lideranças comunitárias e os produtores rurais na busca por mais investimentos para o campo.. Confira Fotos📷

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Associação de Cangati recebe trator cabinado e implemento agrícola para fortalecer produção no campo

A Associação Luís Gonzaga Filho, do distrito de Cangati, em Solonópole, recebeu um trator cabinado equipado com grade de controle remoto, reforçando a estrutura destinada ao atendimento dos agricultores da comunidade.

A entrega do equipamento ocorreu no dia 24 de junho, em Fortaleza, e contou com a presença do presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Solonópole, Paulo Josino, da ex-vereadora Auderiana Araújo, de Chico e do presidente da Associação Luís Gonzaga Filho, Everardo, que representaram a comunidade durante o recebimento.

Segundo Paulo Josino, a conquista é resultado da articulação realizada junto à associação e ao ministro José Guimarães, que atendeu ao pedido para destinar o equipamento ao distrito de Cangati.

"É uma grande conquista para o nosso povo, fruto do nosso trabalho e da nossa luta junto à associação. Esse equipamento chega para atender o homem e a mulher do campo, fortalecendo a agricultura familiar e melhorando as condições de trabalho dos produtores rurais", destacou.

Paulo Josino também agradeceu ao ministro José Guimarães pelo atendimento da solicitação e reconheceu o trabalho de Raimundo Martins, que contribuiu para viabilizar a entrega do maquinário.

A expectativa é de que o novo equipamento amplie o apoio aos agricultores da região, proporcionando mais eficiência no preparo do solo, redução de custos e melhores condições para o desenvolvimento das atividades agrícolas no distrito de Cangati. Confira Fotos📷

Associação do Sítio Logradouro recebe motocultivador e fortalece agricultura familiar

A comunidade do Sítio Logradouro viveu um momento histórico com a entrega de um motocultivador à Associação dos Pequenos Agricultores do Sitio Logradouro. O equipamento foi conquistado por meio de uma ação do Governo do Ceará, reforçando o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento das comunidades rurais.

O novo equipamento representa um importante avanço para os produtores da comunidade, contribuindo para a modernização das atividades agrícolas, o aumento da produtividade e a melhoria das condições de trabalho dos agricultores e agricultoras.

Em nome da comunidade, foram registrados agradecimentos à Ematerce, na pessoa do gerente Keliton Lima, ao secretário-adjunto Marcos Jacinto e ao deputado Leonardo Pinheiro, reconhecendo o empenho, a parceria e o compromisso que possibilitaram a chegada do benefício ao Sítio Logradouro do município de Solonópole.

A diretoria da Associação também recebeu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. O presidente José Soares da Silva mais conhecido por "Zezinho do Logradouro" e o vice-presidente Valdevan Carneiro foram destacados pela dedicação, união e perseverança na busca por melhorias para a comunidade, contribuindo de forma decisiva para a conquista do motocultivador.

Segundo informações do suplente de vereador Rosineudo Lima (Progressistas) e membro da Associação dos Pequenos Agricultores do Sitio Logradouro, o equipamento será essencial para fortalecer a agricultura familiar, beneficiando diretamente os agricultores da comunidade e incentivando o desenvolvimento da produção rural. Confira Fotos📷 na Fazenda Norma em Quixeramobim.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Justiça Eleitoral cassa seis vereadores do PSB em Deputado Irapuan Pinheiro por fraude à cota de gênero

A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos mandatos dos seis vereadores eleitos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Deputado Irapuan Pinheiro, no Sertão Central do Ceará. A decisão reconheceu fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024, alterando significativamente a composição da Câmara Municipal.

A sentença foi proferida no julgamento de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), movida pela coligação Pra Cuidar de Todos, formada pela Federação Brasil da Esperança e pelo PSD.

Candidatura considerada irregular

Segundo o processo, a fraude está relacionada à candidatura de Maria Gildevania Alves, apontada como inelegível por ser irmã do então prefeito do município. A coligação autora da ação alegou que a manutenção da candidatura teve apenas o objetivo de cumprir o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas exigido pela legislação eleitoral.

Em primeira instância, a ação foi julgada improcedente. Na ocasião, o entendimento foi de que a candidata participou da campanha, prestou contas à Justiça Eleitoral e recebeu 55 votos, o que afastaria a tese de candidatura fictícia.

No entanto, após recurso, a decisão foi reformada. A Procuradoria Regional Eleitoral manifestou-se pela cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do PSB, dos diplomas dos candidatos eleitos, pela anulação dos votos recebidos pela legenda e pela realização de um novo cálculo dos quocientes eleitoral e partidário. O entendimento foi acolhido pelo Tribunal.

Câmara terá nova composição

Com a anulação de todos os votos obtidos pelo PSB, seis das nove cadeiras da Câmara Municipal serão afetadas. A Justiça Eleitoral deverá realizar o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário para definir quais candidatos de outras legendas assumirão os mandatos.

A decisão tem aplicação imediata por ter sido proferida em uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), conforme entendimento consolidado pela Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina a anulação de todos os votos da legenda quando é reconhecida fraude à cota de gênero.

Apesar da decisão, os envolvidos ainda podem recorrer às instâncias superiores da Justiça Eleitoral.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Raio-X dos buracos: Carlos Kleber denuncia situação crítica da BR-226 e cobra ação do DNIT para recuperar rodovia no Sertão Central

O ex-vice-prefeito de Solonópole e pré-candidato a deputado estadual, Carlos Kleber, voltou a denunciar as condições precárias da BR-226, uma das principais rodovias que cortam o Sertão Central cearense. Por meio do quadro "Raio-X dos buracos", divulgado em suas redes sociais, ele expôs a situação crítica da via e cobrou providências do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão responsável pela manutenção da rodovia federal. 

Carlos Kleber lamentou que o problema se arraste há anos e destacou os riscos enfrentados diariamente por trabalhadores, produtores e moradores da região. "Voltar aqui para mostrar isso é muito triste. Eu queria muito voltar aqui para mostrar uma obra, uma conquista para a população, mas infelizmente a realidade é outra", afirmou.

As imagens registradas mostram uma pista marcada por buracos, irregularidades e muita poeira, dificultando a circulação de carros, caminhões e motocicletas. Segundo Carlos Kleber, a ausência de intervenções por parte do DNIT tem causado insegurança e prejuízos para quem depende da rodovia. 

"Olha a situação da BR-226. Esse problema não surgiu ontem. Isso aqui é um perigo para os trabalhadores que precisam passar aqui todos os dias. E eu faço uma pergunta simples: até quando? Não é com felicidade que faço esse vídeo, pelo contrário. É com tristeza e indignação, porque enquanto nada é feito, quem paga a conta é o povo", declarou.

A BR-226 é considerada estratégica para o escoamento da produção e para a integração de Solonópole e municípios vizinhos com outras regiões do Ceará. Diante do cenário, Carlos Kleber reforçou a necessidade de investimentos em infraestrutura rodoviária, defendendo que a recuperação da via é fundamental para garantir mais segurança, desenvolvimento econômico e dignidade à população do Sertão Central.

Em vídeo gravado e divulgado em suas redes sociais, Carlos Kleber expõe a situação da BR-226 em Solonópole e reacende o debate sobre o abandono das rodovias federais no Sertão Central. 

Ex-vice-prefeito de Solonópole cobra ação do DNIT para recuperar trecho estratégico para o escoamento da produção e denuncia riscos enfrentados diariamente por motoristas e trabalhadores da região. Confira Fotos📷 Assistam o video

sábado, 20 de junho de 2026

Colisão na Ladeira do Pilão resulta em morte entre Assaré e Antonina do Norte com pessoas de Solonópole

Uma pessoa morreu em um acidente de trânsito registrado na noite desta sexta-feira (19) na CE-176, no trecho conhecido como Ladeira do Pilão, localizado entre os municípios de Assaré e Antonina do Norte, na região do Cariri.

A ocorrência envolveu uma van e um caminhão que colidiram por volta das 20h. Com o impacto da batida, um homem não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado ainda no local.

A vítima não portava documentos no momento do acidente, o que impossibilitou a identificação imediata. Equipes foram acionadas para realizar os primeiros procedimentos e organizar o fluxo na rodovia.

Após a perícia inicial, o corpo foi removido e encaminhado ao Núcleo Regional da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em Juazeiro do Norte. No local, serão feitos exames necessários para identificação e análise das causas da 

As circunstâncias da colisão ainda não foram esclarecidas. O caso deverá ser apurado pelas autoridades responsáveis pela investigação de acidentes rodoviários no estado.

Leia mais notícias no site: caririnoticias.com.br

Fonte:  https://www.instagram.com/reel/DZz2JG8xxBM/?igsh=NWkwbTQ2YWRqa3pr

Identificado motorista de topic que morreu em grave acidente na CE-176 entre Assaré e Antonina do Norte

Foi identificado o motorista que perdeu a vida em um grave acidente de trânsito na noite da última sexta-feira (19), na rodovia estadual CE-176, na região do Cariri. A colisão fatal entre uma topic e um caminhão ocorreu por volta das 20h, no trecho conhecido como Ladeira do Pilar, situado entre os municípios de Assaré e Antonina do Norte.

A vítima fatal foi identificada como Evandro Ferreira de Mendonça, de 41 anos, residente no bairro Antônio Vieira, em Juazeiro do Norte, que conduzia a topic e morreu ainda no local devido à gravidade do impacto. No mesmo veículo também viajava o ajudante Anthony André Amorim Campos, morador de Juazeiro do Norte, que foi socorrido com vida e encaminhado para atendimento médico.
matéria completa no site, link na bio!

Grupo Portal Fique Ligado compartilhado por Kennanacson. Colisão entre van e caminhão na divisa entre Assaré e Antonina do Norte deixa um morto na noite desta sexta-feira (19); assista ao vídeo  https://caririceara.com/2026/06/20/colisao-entre-van-e-caminhao-na-divisa-entre-assare-e-antonina-do-norte-deixa-um-morto-na-noite-desta-sexta-feira-19-assista-ao-video/#google_vignette

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Tecnologia Etice inaugura ponto de Wi-Fi gratuito no município de Solonópole

Com a terceira fase do programa Ceará Conectado em rápido andamento, a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) inaugurou mais um ponto de Wi-Fi gratuito: desta vez na Praça de Bom Jesus Aparecido (Praça da da Igreja Matriz), localizada no município de Solonópole. A terceira e última fase da iniciativa tem previsão de ser concluída até o fim deste semestre, levando internet gratuita para os 184 municípios cearenses.

O Ceará Conectado é uma política de inclusão digital que leva internet gratuita às praças e espaços públicos escolhidos pelos próprios municípios. Atualmente, a iniciativa já chega em 173 cidades cearenses (a lista completa está disponível no site da Etice). Na terceira fase, o programa contemplará as 11 localidades ainda não participantes, totalizando os 184 municípios do estado.

Com essa conexão, a população pode acessar serviços digitais do governo, educação, saúde e oportunidades de negócio, transformando o Ceará num estado cada vez mais digital.

O presidente da Etice, Hugo Figueirêdo afirmou que “nesta terceira e última etapa, atenderemos os municípios em que o Cinturão Digital do Ceará ainda não chega, por meio de fibra óptica de empresas parceiras. A previsão é que em aproximadamente 90 dias, os pontos de Wi-Fi estejam em funcionamento, garantindo internet gratuita e ampliando o acesso da população aos serviços digitais do estado”.
Texto e Fotos: Ascom Etice.

Tecnologia Etice inaugura ponto de Wi-Fi gratuito no município de Deputado Irapuan Pinheiro

Com a terceira fase do programa Ceará Conectado em rápido andamento, a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) inaugurou mais um ponto de Wi-Fi gratuito: desta vez na Praça da Igreja Matriz, localizada no município de Etice inaugura ponto de Wi-Fi gratuito no município de Deputado Irapuan Pinheiro. A terceira e última fase da iniciativa tem previsão de ser concluída até o fim deste semestre, levando internet gratuita para os 184 municípios cearenses.

O Ceará Conectado é uma política de inclusão digital que leva internet gratuita às praças e espaços públicos escolhidos pelos próprios municípios. Atualmente, a iniciativa já chega em 172 cidades cearenses (a lista completa está disponível no site da Etice). Na terceira fase, o programa contemplará as 12 localidades ainda não participantes, totalizando os 184 municípios do estado.

Com essa conexão, a população pode acessar serviços digitais do governo, educação, saúde e oportunidades de negócio, transformando o Ceará num estado cada vez mais digital.

O presidente da Etice, Hugo Figueirêdo afirmou que “nesta terceira e última etapa, atenderemos os municípios em que o Cinturão Digital do Ceará ainda não chega, por meio de fibra óptica de empresas parceiras. A previsão é que em aproximadamente 90 dias, os pontos de Wi-Fi estejam em funcionamento, garantindo internet gratuita e ampliando o acesso da população aos serviços digitais do estado”.
Texto e Fotos: Ascom Etice

IBGE oferece vagas para Solonópole em seleção nacional com salários de até R$ 4 mil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com inscrições abertas para um processo seletivo simplificado destinado à contratação temporária de 8.238 profissionais que atuarão no 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola. As oportunidades estão distribuídas em todo o país e contemplam municípios do Sertão Central cearense, incluindo Solonópole.

Os salários variam entre R$ 2.128,00 e R$ 4.008,00, dependendo do cargo. Além da remuneração, os aprovados terão direito a auxílio-alimentação de R$ 1.192,00, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e 13º salário proporcional.

As vagas estão distribuídas entre os cargos de Agente Censitário Supervisor (4.143 vagas), Agente Censitário Administrativo (1.110 vagas), Agente Censitário de Informática (1.089 vagas), Agente Operacional Regional (948 vagas) e Agente Censitário Regional (948 vagas).

De acordo com o edital, os profissionais selecionados atuarão em diversas etapas da preparação e execução do levantamento censitário, considerado uma das principais pesquisas estruturais realizadas pelo IBGE para atualizar informações sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola do Brasil.

No Ceará, há vagas disponíveis para municípios como Boa Viagem, Canindé, Mombaça, Morada Nova, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim e Solonópole, ampliando as oportunidades de emprego para moradores da região.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até as 23h do dia 1º de julho de 2026, horário de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 53,00. Os contratos terão duração inicial de até 12 meses, podendo ser prorrogados conforme a necessidade da operação censitária.

Os interessados devem consultar o edital e realizar a inscrição dentro do prazo estabelecido pela organização do certame.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Advogado Kellyton Azevedo alerta população de Solonópole sobre golpe do falso advogado durante programa de rádio

Durante participação no quadro Conheça Seus Direitos, da Rádio Cachoeira FM 99,7, nesta quarta-feira, 17 de junho de 2026, o advogado Dr. Kellyton Azevedo fez um importante alerta à população sobre o crescimento dos casos do chamado golpe do falso advogado, crime que vem fazendo vítimas em todo o país.

Em entrevista ao apresentador Edvaldo Campelo, o advogado destacou que os criminosos utilizam informações reais dos processos judiciais para entrar em contato com clientes, se passando pelos profissionais responsáveis pelas ações.

Segundo Dr. Kellyton Azevedo, os golpistas costumam usar fotos dos advogados nos aplicativos de mensagens e informam detalhes verdadeiros dos processos para ganhar a confiança das vítimas. Em seguida, solicitam transferências bancárias, pagamentos de taxas inexistentes ou acesso a informações pessoais.

"O principal sinal de alerta é o contato feito por número desconhecido. Sempre que houver qualquer dúvida, a orientação é procurar diretamente o advogado pelos canais oficiais já utilizados pelo cliente ou comparecer ao escritório", ressaltou.

O advogado lembrou ainda que o golpe não atinge apenas clientes de um escritório específico, mas pessoas que possuem processos em andamento em diversas áreas da Justiça.

Orientação para evitar prejuízos

Durante a entrevista, Dr. Kellyton Azevedo orientou os ouvintes a não realizarem pagamentos, transferências ou procedimentos solicitados por mensagens recebidas de números desconhecidos, mesmo que a foto do perfil seja a do advogado responsável pelo processo.

Ele também alertou para abordagens envolvendo supostos contatos do Banco Central, Receita Federal, promotores de Justiça ou assessores de magistrados, afirmando que essas alegações costumam fazer parte da estratégia utilizada pelos criminosos.

Salário-maternidade também foi tema da entrevista

Outro assunto abordado no programa foi o direito ao salário-maternidade para trabalhadoras contribuintes individuais.

O advogado explicou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem aumentado as exigências para concessão do benefício em alguns casos, especialmente quando a segurada possui mais de uma atividade profissional.

Apesar das dificuldades administrativas, ele destacou que decisões recentes da Justiça têm reconhecido direitos de seguradas que tiveram pedidos negados pelo INSS, garantindo a proteção previdenciária prevista em lei.

Serviço

A recomendação para quem receber mensagens suspeitas relacionadas a processos judiciais é interromper imediatamente o contato e procurar orientação diretamente com seu advogado ou com os órgãos competentes.

A entrevista foi realizada no programa Conversando com o Homem do Campo, transmitido pela Rádio Cachoeira FM 99,7, de Solonópole. Ouçam a sonora na integra.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Novos promotores de Justiça convocados pelo MP do Ceará escolhem comarcas onde vão atuar em 2026

Novos promotores de Justiça convocados pelo MP do Ceará escolhem comarcas onde vão atuar

O Ministério Público do Ceará realizou, nesta terça-feira, 16 de junho de 2026, a sessão destinada à escolha das comarcas de entrância inicial onde atuarão os 35 novos promotores de Justiça convocados pela instituição. O ato ocorreu no Plenário dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. As decisões aconteceram seguindo a ordem de convocação publicada no Diário Oficial do MP do Ceará. A solenidade de posse está marcada para o dia 26 de junho.

A sessão foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Herbet Santos, que destacou a relevância dos trabalhos que os novos membros irão desempenhar. “Vocês terão a oportunidade de transformar realidades e fazer a diferença na vida de milhares de cearenses. A sociedade deposita grande confiança no Ministério Público, e essa missão deve ser exercida com compromisso, sensibilidade e dedicação ao interesse público”, ressaltou.

O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Eneas Romero, ressaltou os desafios que serão vivenciados na nova etapa da vida dos promotores. “É importante que desde o começo a gente saiba que existem alguns limites éticos, e que uma construção coletiva vale mais do que uma divergência pontual, do que um problema, e que na verdade, se ajudando e trabalhando junto, nós crescemos juntos”.

A subprocuradora-geral de Justiça de Governança, Grecianny Cordeiro, enfatizou a importância do relacionamento dos membros com a população. “O promotor é a esperança, pode mudar a vida de uma pessoa. É no convívio com essas pessoas humildes que a gente vai aprender a ser humilde”, destacou.

A presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Ana Vládia Gadelha, parabenizou os novos integrantes e reforçou o papel institucional que irão desempenhar. “Parabéns a todos vocês pela resistência. Essa casa é a casa da democracia, da defesa dos direitos fundamentais. A sociedade espera muito de vocês”, ressaltou.

Também estiveram presentes na mesa da sessão o subprocurador-geral de Justiça Institucional, Iran Sírio; o subprocurador-geral de Justiça Jurídico, Laércio Melo; o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Diassis Leitão; e o secretário-geral, Iuri Leitão.

Confira abaixo a relação dos promotores de Justiça com as comarcas onde irão atuar:

Chandler Galvam Lube – comarca de Umirim

Silvio Kleber Araújo Soares Junior – comarca de Pentecoste

Francisco Davi Teixeira Osório – comarca de Capistrano

Sâmia Larissa Dias Barros – comarca de Amontada

Camila de Melo Dutra – comarca de Farias Brito

Amanda Rêgo Martins de Souza – 2ª comarca de Marco

Mariana Perdigão Coutinho Gélio – comarca de Marco

Fernanda de Carvalho Santos – comarca de Mulungu

José Mendes Lima Aguiar – comarca de Chaval

Juliana Souza de Amaral Oliveira – comarca de Solonópole

Ícaro Oliveira Avelar Costa – comarca de Cariré

Brena Diniz Araujo – comarca de Jaguaretama

Fabrício dos Santos Bernardo – comarca de Paraipaba

Guilherme Martins Lima – comarca de Coreaú

Bruno Moretti Ferreira da Silva – comarca de Jaguaribe

Xilon de Souza Junior – comarca de Tabuleiro do Norte

Roberta Kelly Pallar – comarca de Iracema

Rafael Porto dos Santos – comarca de Mucambo

Leandro Ramalho Pessoa Negromonte – comarca de Santana do Acaraú

Gilsandra Novaes Feitosa Peixoto – comarca de Bela Cruz

Leonardo Rodrigues Arruda Coelho – comarca de Uruoca

Igor Couto Vieira – comarca de Ipaumirim

Geraldo de Margella Anacleto de Oliveira – comarca de Orós

Dimaikon Dellon Silva do Nascimento — 2ª comarca de Jucás

Pedro de Figueiredo Fernandes Telles – 2ª comarca de Solonópole

Mariana Gurgel Medeiros – comarca de Ibiapina

Francisco Leonardo Silva Junior – comarca de Itarema

Francisco Atylla Trajano Bezerra – comarca de Novo Oriente

Pollyana Silva Pes – comarca de Monsenhor Tabosa

Lucas Morais de Carvalho – comarca de Cedro

Mariana Pinheiro de Macedo Correa – comarca de Mauriti

Nikole Monteiro Arruda Osório – comarca de Pedra Branca

Tatyana Cavalcante da Silva – comarca de Tamboril

Pedro Bevilaqua Moreira Pereira Silva – comarca de Ipueiras

Mateus Moitinho e Silva – comarca de Parambu

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Centro Espírita Jesus de Nazaré celebra 4 anos de fundação com emoção, gratidão e anúncios importantes em Solonópole

A noite desta segunda-feira, 15 de junho de 2026, foi marcada por forte emoção e sentimento de dever cumprido na sede própria do Centro Espírita Jesus de Nazaré, localizada no bairro Barra Nova, em Solonópole. A comunidade, voluntários e frequentadores se reuniram para celebrar o aniversário de 4 anos de caminhada e atividades da instituição no município.

O evento contou com um discurso emocionante do Dr. Kellyton Azevedo, que resgatou a memória e a linha do tempo da instituição, marcada pela superação, solidariedade regional e muito trabalho voluntário.

O início humilde: de 6 pessoas à sede própria

Durante a celebração, foi relembrado que o marco inicial da caminhada ocorreu no dia 13 de junho de 2022. Na época, os encontros começaram em uma pequena sala cedida pela saudosa irmã Teresa Laura, no Shopping Bom Jesus, situado no Centro de Solonópole.

"Foram apenas seis pessoas na primeira reunião. Depois fomos crescendo, até chegarmos a cerca de 22 pessoas dividindo um espaço muito pequeno, com as carteiras que tínhamos na época e que nos foi oportunizado deixar lá", relembrou Dr. Kellyton.

Com o aumento dos frequentadores, o grupo precisou migrar para um local maior no bairro Santa Teresa, onde permaneceu por cerca de dois anos, até que fosse possível conquistar a atual sede própria no bairro Barra Nova.

União regional e força do voluntariado

Um dos pontos altos do evento foi o agradecimento à corrente de solidariedade que mantém a casa em funcionamento. O porta-voz destacou que a consolidação do centro contou com o apoio fundamental de caravanas e irmãos de municípios vizinhos, citando expressamente os colaboradores de Cajazeiras e Jaguaretama, além do acolhimento carinhoso dos moradores de Barra Nova (representados na fala por Claizes e outros presentes).

O trabalho do Centro Espírita Jesus de Nazaré é movido por uma grande rede de voluntários que se dividem em diversas frentes essenciais:

Salão de Solidariedade e assistência social;

Evangelização e Regeneração Infantil (coordenada por Jairinho);

Equipes de limpeza, diretoria, preparo da sopa e do cafezinho.

Nomes como Lurdinha, Gabriel, Mônica, Flaviana, Daiane e Sandrinha também foram nominalmente lembrados como pilares desse esforço coletivo. "Não é o trabalho de uma pessoa, é o trabalho de um grupo, de uma comunidade que resolveu vivenciar o amor e a caridade que Jesus ensinou", ressaltou Azevedo.

Novidades: Oficina de musicalização e Cartas Psicografadas

Olhando para o futuro, a noite festiva também marcou o lançamento de mais uma ação social: o início do trabalho de musicalização infantil. O projeto será tocado por novos músicos da região que se integraram à casa como voluntários para atender as crianças da comunidade.

Além disso, a diretoria trouxe em primeira mão uma notícia muito aguardada pelo público da região: a confirmação da agenda do médium Hilton Souza, reconhecido pelo trabalho com cartas psicografadas públicas. O calendário oficial de visitas ficou assim definido:

01 e 02 de Agosto: Atendimento no Polo Bezerra de Menezes, em Jaguaretama;

Novembro: Visita confirmada ao Centro Espírita Jesus de Nazaré, em Solonópole (data exata a ser divulgada em breve).

Portas abertas para toda a comunidade 

Ao final do encontro, a coordenação da casa reforçou que o Centro Espírita Jesus de Nazaré é um espaço ecumênico no sentido da caridade: não é preciso ser espírita para frequentar ou ajudar.

Toda a população de Solonópole está convidada a participar do Evangelho, realizado sempre às segundas-feiras, ou a colaborar com as ações do Salão de Solidariedade, seja por meio de doações de alimentos, roupas, livros ou através do voluntariado e de preces. Confira Fotos📷

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Café da manhã na Ematerce de Solonópole com o CDDH-AC de Senador Pompeu reúne lideranças políticas, sociais e da agricultura familiar

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em Solonópole, no Sertão Central, foi palco de um importante encontro na manhã desta sexta-feira, 12 de junho de 2026. Um café da manhã especial reuniu diversas autoridades municipais, lideranças sindicais, representantes dos direitos humanos, da educação e da agricultura familiar para debater ações de fortalecimento para a região.

O momento, que uniu a informalidade de um encontro comunitário ao diálogo estratégico, serviu para estreitar laços entre as instituições que atuam diretamente no desenvolvimento rural e social de Solonópole.

União de forças pelo homem do campo

O setor da agricultura familiar e a defesa dos trabalhadores rurais foram fortemente representados por Edvaldo Campelo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STRAAF), que esteve acompanhado de Jéssica, além da agricultora Aucileda, simbolizando a base produtiva do município.

A equipe da Ematerce, liderada pelo gerente local Keliton Lima, junto aos funcionários Lucivaldo Dantas e Cleide, e ao engenheiro Dr. Ricardo Pinheiro, reforçou o compromisso do órgão em continuar prestando assistência técnica de qualidade, essencial para a convivência com o semiárido e o escoamento da produção local.

Direitos Humanos e Cidadania

A garantia de direitos e o suporte social e educacional também pautaram as conversas. O encontro contou com a presença de Lucas e Ismael, representantes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antonio Conselheiro (CDDH-AC), entidade de grande relevância histórica na região.

Na foto: Rosineudo Lima e Paulo Cesar de Azevedo.
A juventude e o incentivo social foram representados pelo Professor Paulinho do Esporte e pelo estudante Matheus, destacando a importância de integrar as novas gerações nos debates sobre o futuro do município.

Na foto: Dr Ricardo Pinheiro e Paulo Josino
Diálogo Político - O cenário político local e a busca por novas parcerias e recursos para Solonópole foram temas discutidos com a participação do ex-vereador e atual presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no município, Paulo Josino, e do suplente de vereador Rosineudo Lima.

Para os organizadores e participantes, o encontro reafirma a importância da transversalidade nas políticas públicas, mostrando que o desenvolvimento de Solonópole passa pela união entre a assistência técnica, a força sindical, o apoio político e a defesa intransigente dos direitos humanos. Confira Fotos📷

Dr Ricardo Pinheiro Engenheiro  Paulo Josino Presidente do PT Partido dos Trabalhadores ladeado do estudante Matheus Josino Gerente do escritório da Ematerce de Solonopole e Deputado Irapuan Pinheiro com o Lucas Fernandes CDDH-AC de Senador Pompeu Edvaldo Campelo Presidente Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Agricultoras Familiares STRAAF
Lucas Fernandes CDDH-AC de Senador Pompeu-CE

quinta-feira, 11 de junho de 2026

HOMICÍDIO EM SOLONÓPOLE: Jovem é baleado dentro de residência e morre no hospital

Um homicídio registrado na última quarta-feira,10 de junho de 2026 causou profunda comoção entre os moradores de Solonópole, no Sertão Central cearense. A vítima, identificada como Walipson Lima, (Foto) foi atingida por disparos de arma de fogo no interior de uma residência localizada na avenida totor rabelo no bairro Alto Vistoso no município.

Socorro e Óbito - Logo após o ataque, o jovem foi socorrido por testemunhas e encaminhado às pressas ao hospital local, onde deu entrada no setor de emergência. Apesar dos esforços e do atendimento imediato da equipe de saúde, Walipson não resistiu à gravidade dos ferimentos e teve o óbito confirmado pouco tempo depois.

Investigação em andamento

As circunstâncias e a dinâmica do crime ainda estão sendo apuradas pelas forças de segurança da região. Até o fechamento desta matéria, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não havia divulgado informações oficiais sobre a motivação do homicídio, tampouco sobre a identidade ou paradeiro dos suspeitos.

A Polícia Militar realiza diligências e saturações na área para tentar localizar os responsáveis. O caso passará a ser investigado pela Delegacia Municipal de Polícia Civil de Solonópole, que busca esclarecer a autoria e os motivos do crime.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas de forma totalmente anônima, com garantia de sigilo:

Disque-Denúncia: 181

WhatsApp da SSPDS: (85) 3101-0181

Delegacia Municipal de Solonópole (88) 3518-1664.

segunda-feira, 8 de junho de 2026

Vasp Futsal realiza reunião para assinatura de fichas visando o Campeonato Municipal da Primeira Divisão 2026 de Solonopole

Na noite desta segunda-feira, 8 de junho de 2026, o Vasp Futsal realizou uma reunião para a assinatura das fichas dos atletas que representarão a equipe no Campeonato Municipal da Primeira Divisão 2026. A competição será disputada no Ginásio Poliesportivo José Atualpa Pinheiro Landim, em Solonópole.

O encontro reuniu dirigentes e jogadores da equipe na residência do atleta Carlinhos, em um momento importante de planejamento e organização para a temporada.

Durante a reunião, o capitão Fábio Nogueira destacou a importância do comprometimento de todo o elenco e apresentou estratégias consideradas fundamentais para a busca do título municipal. Segundo ele, a união do grupo, a disciplina tática e a dedicação nos treinamentos serão fatores decisivos para que o Vasp Futsal tenha uma campanha vitoriosa na competição.

A diretoria demonstrou confiança no elenco e reforçou o objetivo de realizar um grande campeonato, representando com orgulho a torcida e a comunidade de Solonópole.

Com a documentação dos atletas encaminhada e o planejamento em andamento, o Vasp Futsal segue sua preparação para a disputa da Primeira Divisão Municipal de 2026, com o foco voltado para a conquista do título.Ouça a sonora para rádio

domingo, 7 de junho de 2026

Trem das Onze vence Master Terra Bella em amistoso realizado no Distrito de São José de Solonopole

O Trem das Onze, equipe comandada pelo experiente treinador Paulo César de Azevedo, conquistou uma importante vitória na manhã deste domingo, 7 de junho de 2026, ao derrotar o Master Terra Bella, de Iguatu, pelo placar de 3 a 1.

A partida amistosa foi realizada no Campo da Vargem, no distrito de São José, em Solonópole, com início às 8 horas, reunindo atletas, torcedores e desportistas da região em um clima de confraternização e incentivo ao futebol amador.

Demonstrando organização tática e eficiência nas finalizações, o Trem das Onze construiu o resultado positivo com gols de Marlos, Marquinho e Joabson, garantindo a vitória diante da equipe visitante.

Sob o comando de Paulinho do Esporte, o Trem das Onze segue realizando uma série de atividades e amistosos com o objetivo de fortalecer o elenco e manter o ritmo competitivo para os próximos desafios da temporada.

Além do resultado favorável, o confronto também reforçou a importância do esporte como instrumento de integração entre municípios e de valorização do futebol regional, proporcionando um espetáculo esportivo para os amantes da modalidade.

Com mais uma vitória no currículo, o Trem das Onze mantém a confiança elevada e segue trabalhando para alcançar novos resultados positivos ao longo de 2026. Confira Fotos📷

terça-feira, 2 de junho de 2026

Motorista de Ambulância de Solonópole é Encontrado Após Mobilização da Família e da Comunidade

Após horas de preocupação e intensa mobilização nas redes sociais, a família de José de Oliveira Gomes, conhecido popularmente como "Gomes", de 73 anos, recebeu uma notícia que trouxe alívio a todos: ele foi localizado na tarde desta segunda-feira, 2 de junho de 2026.

Gomes, que trabalha como motorista de ambulância outrora em veículos do PSF em Solonópole, havia sido visto pela última vez por volta das 6 horas da manhã, quando embarcou na Rodoviária Joana Avelina Pinheiro Landim com destino a Fortaleza. Segundo familiares, ele não chegou ao destino previsto, o que gerou preocupação imediata.

De acordo com informações da família, Gomes possui problemas de saúde que podem causar desorientação, aumentando ainda mais a apreensão sobre seu paradeiro. A divulgação do caso mobilizou moradores de Solonópole e de cidades vizinhas, que compartilharam informações e ajudaram nas buscas.

Às 14h03, familiares receberam a confirmação de que ele havia sido encontrado em Irauçuba, onde chegou desorientado. A informação foi repassada por parentes que residem no município.

Em mensagem de áudio compartilhada pela família, foi informado que Gomes apareceu e, apesar da desorientação, estava em segurança. Os parentes relataram que ele apresentava sinais de confuso, mas o mais importante era que havia sido encontrado com vida.

A família agradeceu a todos que contribuíram de alguma forma, compartilhando publicações, fornecendo informações e demonstrando solidariedade durante o período de buscas.

"Graças a Deus ele apareceu. Agradecemos imensamente a todos que compartilharam as informações, ajudaram nas buscas e se preocuparam com seu paradeiro. Muito obrigado pela solidariedade de todos."

Felizmente, a história teve um desfecho positivo. Amigos, familiares e toda a comunidade de Solonópole celebram o reencontro e desejam plena recuperação e tranquilidade para Seu Gomes e seus familiares. Confira Fotos 📷 Mais informações (88) 9.8886.9282 
Ouça a sonora de uma familiar falando que encontraram seu Gomes.

Família mobiliza redes sociais em busca de motorista de ambulância desaparecido em viagem para Fortaleza

A família do idoso José de Oliveira Gomes, de 73 anos, conhecido popularmente na região como "Gomes", está realizando uma intensa mobilização nas redes sociais para localizá-lo. Morador de Solonópole, Gomes desapareceu após embarcar em um ônibus com destino à capital cearense, Fortaleza, e não dar mais notícias.

De acordo com relatos de familiares, o idoso foi visto pela última vez por volta das 6 horas da manhã, quando realizou o embarque no Terminal Rodoviário Joana Avelina Pinheiro Landim, em Solonópole. O plano era desembarcar em Fortaleza, mas ele não chegou ao local previsto e não fez nenhum contato com os parentes desde então.

A preocupação da família é ainda maior pelo fato de Gomes enfrentar problemas de saúde que podem provocar episódios de desorientação em tempo e espaço. Por ter trabalhado durante anos como motorista de ambulância e também no Programa Saúde da Família (PSF) no município, ele é uma figura bastante conhecida e querida pela comunidade local.

A divulgação do caso já gera uma grande corrente de solidariedade. Moradores de Solonópole, de cidades vizinhas e passageiros que costumam fazer a rota até a capital estão compartilhando a foto do idoso na tentativa de obter qualquer pista sobre o seu paradeiro.

Como ajudar com informações

Qualquer detalhe sobre o paradeiro de José de Oliveira Gomes pode ser crucial. Caso tenha visto o idoso em alguma rodoviária, ponto de parada ao longo da rodovia ou circulando pelas ruas de Fortaleza, entre em contato imediatamente com as autoridades ou aqui com os familiares:

Ilima - (88) 99855-2706  

Kathiely - (88) 98149-6053  

Antonio Marcos - (85) 99771-0578

As pessoas que tiverem informações também podem procurar diretamente os familiares ou a Delegacia de Polícia Civil. Confira Fotos📷

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Barra Nova abre Festa de Santo Antonio com missa, hasteamento da bandeira e programação até 13 de junho de 2026

A comunidade do bairro Barra Nova, em Solonópole, deu início na noite desta segunda-feira (1º) aos festejos em honra ao seu padroeiro, Santo Antonio. A abertura da programação reuniu moradores, visitantes e fiéis em um momento de fé, tradição e confraternização.

A noite começou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre José Rubens Monte da Silva, da Paróquia Bom Jesus Aparecido. Após a celebração, aconteceu o tradicional hasteamento da bandeira de Santo Antonio, marcando oficialmente o início das festividades religiosas na comunidade.

Logo em seguida, o público acompanhou apresentações musicais de Erlanio e Gledson Braga Cantor e Paredão Chicão Lanches, que animaram a primeira noite do evento. Também foram disponibilizadas barracas com vendas de comidas e bebidas, atraindo famílias e visitantes para um momento de convivência e lazer.

A programação da festa segue até o dia 13 de junho, data dedicada a Santo Antonio. Durante os próximos dias, a comunidade participará de novenas, missas, atividades religiosas e eventos sociais. O encerramento acontecerá com Missa Solene às 17 horas, reunindo os devotos para celebrar o padroeiro da comunidade.

Celebração histórica de Corpus Christi

Um dos destaques deste ano será a realização, pela primeira vez, da celebração de Corpus Christi na Igreja de Santo Antonio, localizada no bairro Barra Nova. A programação contará com uma procissão saindo da Igreja Matriz do Bom Jesus Aparecido, no centro de Solonópole, em direção à Igreja de Santo Antonio.

O momento é considerado histórico para a comunidade católica local e reforça a importância da Igreja de Santo Antonio como espaço de evangelização e fortalecimento da fé dos moradores.

Com uma programação que une religiosidade, cultura e confraternização, a Festa de Santo mantém viva uma tradição que atravessa gerações e continua mobilizando a comunidade de Solonópole. 

“Quem permanece na lei do amor será feliz em todas as suas obras, porque o amor de Deus confere graça na vida presente e bem-aventurança na glória da vida futura”.

TEMA CENTRAL: “Com o estímulo de Santo Antonio e iluminados pela Palavra de Deus, somos enviados em missão!”

Lema: “Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 11, 28). Confira Fotos📷

Programação:
1º Dia 01/06 – Segunda-feira, MISSA DE ABERTURA às 19:00h. Celebrante: Pe. Rubens Monte.

2º Dia 02/06 – Terça-feira
TEMA: “A Palavra de Deus ilumina a vida em família”
Ef 6, 1-9: “Filhos, obedecei aos vossos pais.”
Lc 2, 41-52: “Jesus foi encontrado por seus pais e era obediente.”
Responsável: Domingos Sávio
Dedicado: Aos Missionários

3º Dia 03/06 – Quarta-feira
TEMA: “A Palavra de Deus ilumina nosso compromisso batismal”
Rm 6, 3-4,8-11: “Sepultados com ele pelo batismo.”
Mc 16, 15-20: “Quem crer e for batizado será salvo.”
Responsável: Centro
Dedicado: Aos Animadores

4º Dia 04/06 – Quinta-feira
TEMA: “A Palavra de Deus e a Eucaristia iluminam a caminhada da Igreja”
I Cor 11, 17-35: “Isto é o meu corpo dado por vós.”
Jo 6, 52-59: “A minha carne é verdadeira comida.”
Responsável: Comunidades Algodões e Cachoeirinha
Dedicação: Aos Idosos

5º Dia 05/06 – Sexta-feira
TEMA: “A Palavra de Deus ilumina a vocação dos discípulos”
Is 6, 1-8: “Eis-me aqui, envia-me.”
Lc 5, 1-11: “Eles deixaram tudo e seguiram a Jesus.”
Responsável: Prefeita Suely e Junco
Dedicação: Aos Agricultores

6º Dia 06/06 – Sábado
TEMA: “A Palavra de Deus ilumina nossa caminhada de fé”
Dt 6, 4-15: “Ouve, Israel, o Senhor Deus é o único Senhor.”
Mt 4, 1-11: “Não só de pão vive o homem.”
Responsáveis: Monte Castelo e EJC (Encontro de Jovens Católicos)
Dedicado: Aos Catequizandos

7º Dia 07/06 – Domingo
TEMA: “A Palavra de Deus ilumina a catequese de iniciação à vida cristã”
At 8, 26-40: “Como posso compreender se ninguém explicar?”
Mt 13, 1-9: “O semeador saiu para semear.”
Responsável: Conjunto Cohab, Conjunto Nossa Senhora das Graças, Pasta, Casa Nova e Bom Princípio.
Dedicação: Às Comunidades

8º Dia 08/06 – Segunda-feira
TEMA: “A Palavra de Deus ilumina a missão dos leigos (as)”
Tg 2, 14-18: “Fé sem obras é morta.”
Mc 6, 7-13: “Jesus começou a enviá-los.”
Responsável: Santa Tereza e Cangati
Dedicação: Mulheres

9º Dia 09/06 – Terça-feira
TEMA: “A Palavra de Deus ilumina e inspira as juventudes”
Jr 1, 1-10: “Não digas: sou jovem. Eu te enviarei.”
Lc 15, 11-32: “Teu irmão estava morto e tornou a viver.”
Responsável: Semeão Machado
Dedicação: Às Crianças e Jovens

10º Dia 10/06 – Quarta-feira
TEMA: “A Palavra de Deus ilumina a fraternidade e moradia”
Ex 12, 37-42: “Vigilia quando foram expulsos da terra do Egito.”
Jo 1, 1-18: “Ele veio morar entre nós.”
Responsável: Assunção e Assunção Nova.
Dedicado: Às Famílias

11º Dia 11/06 – Quinta-feira
TEMA: “A Palavra de Deus ilumina a caridade e justiça”
Is 58, 7-10: “Reparte o pão com o faminto.”
Mt 25, 31-46: “O que fizestes a um destes, a mim fizestes.”
Responsável: Alto Vistoso e Terço dos Homens
Dedicação: Aos Homens

12º Dia 12/06 – Sexta-feira
TEMA: “A Palavra de Deus ilumina a evangelização com alegria”
2Tm 4, 5-7: “Cumpre teu ministério, sê forte na Palavra.”
Lc 10, 1-9: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.”
Responsável: Legião de Maria, Mãe Rainha e Apostolado da Oração e ECC (Encontro de Casais com Cristo)
Dedicação: Aos Catequistas

DIA 13/06 – Sábado 17 horas (5 da tarde),  MISSA DE ENCERRAMENTO Celebrante: Pe. Rubens Monte

SORTEIO DOS PRÊMIOS
1º Pix R$ 100  
2º Ventilador - Carlão  
3º Pix R$ 100 - Nivalda  
4º Lençol de casal  
5º Pix R$ 100  
6º Colcha de cama - Maria de Capilé  
7º Pix R$ 100  
8º Liquidificador - Chicão do Paredão  
9º Pix R$ 100 - Maria Luiza e Mazé  
10º Chaleira elétrica - Moveletro
veja as atrações. 
segunda feira Dia primeiro erlanio Pinheiro gredson cantor 

Dia 2 Cícero cantor. 
Dia 3 paredão do Chicão. 
Dia 4. Ceguinho e Adriana dos Teclados 
Dia 5 som da capela. 
Dia 6. Cicero cantor. 
Dia.7.Tozinho Teclas voz e violão 
Dia.8.francinaldo do acordeon. participacao do sanfoneiro Josimar, do cantor Alvino, Jadson da cidade de milha. 

Dia 9.AM.Antonio Marcos & banda Xote bom, 
Dia 10.Cicero cantor com forro atualizado. 
Dia 11.to dos teclados. cicero .e Alvino. 
Dia12.Erlanio pinheiro cantor . participação de gredson cantor. 

Dia 13. Enceramento da festa . EDWIRGES. participacao de Cleber e Joenes

Teve o apoio dos paredão.do Edicarlos Chicão. Stênio. o do bolachinha estava a disposição se precisasse

Antonio Carlos Produções e Eventos: Ficou a frente de toda a programação da parte musical e no social e apresentação.o fotógrafo Antônio Carlos produções e eventos.[

Nívia Peixoto é eleita em primeiro lugar para o Conselho Tutelar de Solonópole em 2026

Os eleitores de Solonópole foram às urnas neste domingo, 31 de maio de 2026, para definir a nova vaga do Conselho Tutelar do município. Após a apuração dos votos, Nívia Peixoto foi eleita em primeiro lugar para assumir a função de conselheira, superando as outras duas concorrentes no pleito.

Nívia consolidou sua vitória ao receber 497 votos, garantindo a preferência da maioria dos cidadãos que compareceram aos locais de votação para exercer o papel democrático em prol dos direitos das crianças e dos adolescentes da região.

A vitória de Nívia Peixoto foi consolidada com uma vantagem de 49 votos sobre a segunda colocada, Marli Pinheiro, demonstrando um cenário competitivo na reta final da apuração.

A votação mostrou um cenário bastante competitivo na cidade. A segunda colocada, Marli Pinheiro, obteve 448 votos, mantendo a disputa acirrada até os últimos momentos da apuração. A candidata Andréa Dantas encerrou o pleito na terceira posição, contabilizando 253 votos.

Ao todo, as três candidatas somaram 1.198 votos válidos nominais na apuração oficial deste domingo.

Veja abaixo o balanço final divulgado:

1º lugar (Eleita): Nívia Peixoto – 497 votos

2º lugar: Marli Pinheiro – 448 votos

3º lugar: Andréa Dantas – 253 votos

O Conselho Tutelar é um órgão essencial na garantia dos direitos infantojuvenis no município, agindo de forma autônoma e em parceria com a sociedade e o poder público. Com o resultado homologado, a candidata eleita deve passar pelos trâmites legais de diplomação e posse para iniciar oficialmente as suas atividades de atendimento e proteção à comunidade Solonopolense. Confira Fotos📷

sábado, 30 de maio de 2026

Brasília de Banabuiú vence o Trem das Onze por 4 a 1 em amistoso realizado em Solonópole

Na tarde deste sábado, 30 de maio de 2026, às 17h, no Estádio Padre Agenor Tabosa Pinto, a equipe do Trem das Onze, do Distrito São José, recebeu o Brasília Futebol Clube, de Banabuiú, para mais um amistoso de preparação. Em campo, o time visitante levou a melhor e venceu pelo placar de 4 a 1.

Após a partida, o técnico do Trem das Onze, Paulinho do Esporte, avaliou positivamente o desempenho de sua equipe, apesar do resultado adverso.

Segundo Paulinho, o amistoso foi bastante disputado e transcorreu sem problemas. Ele destacou que sua equipe é formada majoritariamente por atletas veteranos, alguns com 60, 59 e 48 anos de idade, enfrentando um adversário mais jovem e em atividade constante.

“Para mim, foi um teste muito bom. O placar foi 4 a 1, mas o que importa é o rendimento dos nossos veteranos. Saí satisfeito pelo que eles apresentaram dentro de campo”, afirmou.

O treinador também agradeceu à Secretaria responsável pela cessão do estádio e reforçou seu compromisso com o futebol local.

“Enquanto eu tiver prazer em trabalhar com futebol, vou continuar. Hoje, o forte de São José são os veteranos. Se não fossem eles, talvez não estivesse acontecendo futebol no distrito”, ressaltou.

Paulinho ainda lembrou uma importante conquista recente de sua trajetória esportiva.

“Paulinho do Esporte é campeão da Segunda Divisão e voltou para a Primeira Divisão”, destacou.

Pelo lado do Brasília Futebol Clube, o jogador Rafael classificou o confronto como um amistoso tranquilo e destacou a amizade entre os organizadores das equipes.

“Viemos para brincar, reencontrar os amigos e voltar a movimentar o time do Brasília. Só temos a agradecer a Deus e aos companheiros que vieram ajudar”, comentou.

Rafael também revelou os autores dos gols da vitória: dois gols de Didi, um de Gabriel Heitor e, um de Camarão atleta da cidade de Jaguaretama.

Sobre o momento da equipe de Banabuiú, ele explicou que as atividades foram reduzidas devido à reforma do estádio municipal, mas existe o desejo de retomar os trabalhos e voltar a disputar competições.

“A gente quer trazer de volta aquele Brasília vencedor de alguns anos atrás. Sabemos das dificuldades do futebol amador, mas estamos trabalhando para voltar a competir”, concluiu.

Placar Final
Trem das Onze do Distrito São José) Solonópole 1 x 4 Brasília Futebol Clube (Banabuiú). Ouçam a sonora.

TREM DAS ONZE do Distrito São José SOLONOPOLE - Bidu - Doca - Gil - Ze pirata - Gilmar - Deuzinho - Delegado - Marcelo - Tales - Kilderi Coelho - Marlon - Petronio - Matias vei do rádio - Eduardo - Carlinhos - Preguinho - Rafael. Auxiliar técnico Manel da vilinha, Técnico Paulo Cesar de Azevedo.
Apito: Paulinho do Esporte

BRASILIA FUTEBOL CLUBE de BANABUIU - Ramires - Paulo Henrique - Regis - Camarão - Rafael - Dione - Danilo sabiá - Vanderson - Didi - Gabriel Heitor - Riquelme. Técnico Marcos Sales. Reservas: David, Paulinho, Leandro. Confira Fotos📷 feitas por Patrick do Brasilia de Banabuiú.
Assistam a reportagem com exclusividade na integra. 

sexta-feira, 29 de maio de 2026

CONSELHO TUTELAR: Solonópole realiza Processo de Escolha Suplementar neste domingo (31); confira as candidatas e locais de votação

O município de Solonópole, no Sertão Central do Ceará, realiza neste domingo, dia 31 de maio de 2026, a eleição suplementar para o Conselho Tutelar. O processo de escolha, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) com o apoio da Justiça Eleitoral, visa preencher vagas e definir a suplência para o órgão, cuja missão principal é garantir os direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no município.

Três candidatas concorrem ao pleito após cumprirem todas as etapas eliminatórias exigidas pelo Edital nº 001/2026, incluindo a prova de conhecimentos específicos e o curso preparatório.

O eleitorado Solonopolense terá três opções na urna eletiva:

Chapa 001: Marli Pinheiro📷

Chapa 002: Nivia Peixoto📷

Chapa 003: Andrea Dantas📷

Para otimizar a votação e garantir o acesso tanto dos moradores da área urbana quanto da zona rural, o COMDICA centralizou as seções eleitorais em pontos estratégicos. Confira onde votar, clique Locais de Votação e Agrupamento de Seções📷

A votação terá início às 08h e seguirá até as 17h. Podem votar todos os cidadãos maiores de 16 anos que estejam com o título de eleitor regularizado em Solonópole.

Para exercer o direito ao voto, é obrigatório apresentar:

Documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte); ou Aplicativo e-Título (desde que esteja com a foto cadastrada por biometria).