http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

sexta-feira, 27 de abril de 2018

ECONOMIA Setor calçadista lidera geração de empregos na indústria de transformação do Ceará

De acordo com estudo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), com apoio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), segmento representa 26% dos vínculos empregatícios do Estado

Com a aproximação do Dia do Trabalho, 1º de maio, a indústria calçadista comemora a liderança na geração de empregos dentro do Ceará. O segmento é líder absoluto na indústria de transformação, representando 26% dos vínculos empregatícios do Estado. É o que mostra um estudo realizado pela Coordenadoria de Políticas e Estratégias da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), com apoio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece).

“Este estudo vem reforçar a importância do trabalho que o Governo do Ceará, por meio da Adece, vem desenvolvendo nos últimos anos em fortalecer a indústria calçadista existente no Estado. Está em curso a ampliação de três fábricas nas cidades Brejo Santo, Senador Pompeu e Solonópole. Juntos, estes três empreendimentos somarão mais de 2 mil novos postos de trabalho”, afirma o presidente da Adece, Eduardo Neves.

Presente nas 14 macrorregiões cearenses, o segmento calçadista é responsável por mais de 56 mil vínculos empregatícios no Estado. Este número supera setores tradicionais da indústria, como: vestuário (43 mil), produtos alimentício (35 mil) e têxteis (12 mil). Junto com vestuário, o setor de calçados é responsável por 47% dos empregos gerados pela indústria de transformação local.

Segundo o estudo, 87% do total de empregos da indústria calçadista estão presentes em empresas incentivadas pelo Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), política de fomento à produção industrial do Governo do Ceará, cujo objetivo é alavancar a indústria cearense por meio da concessão de incentivos fiscais. Sobral e Horizonte são os municípios que mais empregam no setor, totalizando 22 mil vínculos empregatícios. A nível de Brasil, o setor calçadista cearense é o segundo maior na geração de empregos, representando 16,34%. O Rio Grande do Sul é o líder, com 32%.

“A indústria calçadista tem grande importância dentro da economia do Ceará por conta de alguns fatores: elas estão localizadas majoritariamente em cidades do interior; requerem muita mão de obra e utilizam pouca água no seu processo produtivo. A Adece tem investido esforços nas atividades intensivas em mão de obra, como é o caso dos setores de calçado e confecção, assim como estamos focando no fortalecimento da indústria de inovação e tecnologia dentro do território cearense”, explica Eduardo Neves.

Líder nacional em exportações - O Ceará também é líder nacional em quantidade de exportação de calçados e suas partes, representando 38%. Sobral lidera os municípios brasileiros exportadores do segmento. Uruburetama (5º), Camocim (23º), Horizonte (24º) e Quixeramobim (30º) também se destacam no ranqueamento nacional.

Na lista dos principais produtos exportados no Estado, o setor de calçados ocupa a segunda posição, com 15% de participação. Até 2015, a área liderava as exportações no Ceará. Por conta da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), a participação dos produtos metalúrgicos tiveram uma variação de 445%, passando de 15% em 2016 para 51% em 2017. Ferro fundido e aço são produtos industrializados locais líderes de venda para fora do país.
Confira os dados completos aqui. Via site: ceara.gov.br Confira Foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário