Região Centro-Norte do Estado foi a que recebeu mais precipitações.
A semana no Ceará começa com a presença de nuvens sobre o território do Estado. — Foto: Cintia Xerez/Arquivo Pessoal.
A semana no Ceará começa com a presença de nuvens sobre o território do Estado. Em análise realizada na manhã desta segunda-feira (7) pelos meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), observa-se a continuidade da atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), porém, outros fatores deverão contribuir para precipitações nos próximos dias.
Durante o fim de semana, em conformidade com a previsão realizada pela Funceme, o VCAN, junto a áreas de instabilidades sobre o oceano, colaboraram para chuvas no Estado. Entre sábado (5) e domingo (6), balanço ainda parcial aponta registros em 40 municípios, sendo as maiores em Iracema (126 mm), Pedra Branca (86 mm) e Mombaça (52 mm).
Já entre domingo e segunda-feira - considerando sempre o intervalo entre as 7h de um dia para as 7h do outro -, houve, pelo menos, 21 registros, com os maiores em Ipueiras (17,4 mm), Solonópole (17 mm) e Limoeiro do Norte (14,4 mm). Para acompanhar a atualização, basta acessar o Calendário de Chuvas pelo site da Funceme ou pelo aplicativa de mesmo nome.
Maiores chuvas do dia no Ceará, Em milímetros
Fonte: Funceme
Apesar da contribuição do VCAN nos últimos dias, ele deve dissipar-se já nesta terça (8), deixando de influenciar nas condições de tempo no Estado. No entanto, análises apontam para influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) devido a uma maior proximidade desse sistema ao norte do Nordeste no decorrer da semana, o que contribuirá para ocorrência de precipitações.
Previsão para os próximos dias - Diante do atual cenário, a Funceme prevê, para segunda, nebulosidade variável com chuvas isoladas no Centro-Norte e possibilidade nas demais áreas. Para terça (8) e quarta (9), a tendência é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões.
Atualizado há 22 horas. Leia mais em G1/CE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário