http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Ceará tem 36 cidades com taxa de letalidade por Covid-19 maior que Fortaleza

O hospital de campanha instalado no estádio Presidente Vargas (PV) é um dos locais destinados ao tratamento de paciente com Covid-19 — Foto: Camila Lima/SVMConselho das Secretarias de Saúde percebe dificuldade na aquisição de testes e resistência da população em procurar serviços de atendimento.

O hospital de campanha instalado no estádio Presidente Vargas (PV) é um dos locais destinados ao tratamento de paciente com Covid-19 — Foto: Camila Lima/SVM

Fortaleza concentra o maior número de casos confirmados e mortes por Covid-19 no Ceará. Contudo, dos 46 municípios que registraram óbitos por Covid-19 até esta quarta-feira (29), 36 apresentavam taxa de letalidade maior que a capital cearense. O índice se refere ao percentual de pessoas que morreram pela doença em relação ao número de infectados.

Os dados foram coletados na plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), quando o Ceará tinha taxa de letalidade de 6,01%; e Fortaleza, de 6,06%.

Oito municípios apresentavam 100% de letalidade, ou seja, o único paciente com caso confirmado também veio a óbito: Ibaretama, Miraíma, Salitre, Solonópole, Viçosa do Ceará, Ararendá, Cariús e Farias Brito. É possível que nestes municípios haja casos subnotificados da doença.

Casos de coronavírus no Ceará - Casos confirmados - Mortes confirmadas. Fonte: Sesa
O Ceará ultrapassou a marca dos sete mil casos de Covid-19. O estado também já soma 450 óbitos em decorrência do novo coronavírus (SARS-CoV-2), conforme a plataforma IntegraSUS, atualizada às 17h18 desta quarta-feira (29).

Fortaleza, epicentro da contaminação pelo vírus no estado, registra 5.712 casos confirmados de infecção e 349 mortes em decorrência da Covid-19.

Segundo a Secretaria da Saúde, 30% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Ceará estão localizadas no interior. Das 465 UTIs públicas estaduais, 142 ficam distribuídas no Cariri, Norte, Sertão Central e Vale do Jaguaribe. O governador Camilo Santana ressalta que a maior parte fica em Fortaleza porque a capital concentra cerca de 80% dos casos e óbitos.

Aumenta o número de pessoas mortas por Covid-19 no Ceará
Aumenta o número de pessoas mortas por Covid-19 no Ceará. Assista o video aqui.

Demora nos resultados e subnotificações - Rilson Andrade, vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), explica que a demora na liberação dos resultados de exames e a subnotificação da doença podem influenciar na taxa de letalidade, que é dinâmica.

“Tem municípios em que, se for confirmado mais um caso, a letalidade vai cair pela metade. Não vejo essa diferença por falta de estrutura de atendimento, mas pela demora. A subnotificação em alguns lugares também interfere, então algumas cidades podem ter notificação baixa”, afirma.

Segundo Rilson, embora alguns municípios operem com postos sentinela e até busca ativa de possíveis infectados, parte da população tem resistência em comparecer às unidades de saúde para procurar atendimento ou orientação.

Fortaleza terá uso regulamentado de máscaras, diz Roberto Cláudio — Foto: José Leomar/SVM
Dificuldade nos testes - Fortaleza terá uso regulamentado de máscaras, diz Roberto Cláudio — Foto: José Leomar/SVM

Por outro lado, os menores índices de letalidade ficam em Caucaia (3,64%), onde faleceram 10 dos 275 contaminados; Itaitinga, que teve uma morte e 41 casos confirmados (2,38% de letalidade), e Aquiraz, com uma morte para 60 confirmações (1,67% de letalidade).

O Ministério da Saúde informou que destinaria 186 mil testes rápidos ao Ceará, em cinco lotes, para auxiliar na triagem dos casos. No entanto, de acordo com Rilson Andrade, há municípios que receberam apenas uma remessa. “Alguns também se dispuseram a comprar esses testes, mas infelizmente não encontram ou enfrentam preços abusivos, acima das condições de pagar”, conta.

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (EMAp/FGV) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que 170 cidades do Ceará são socialmente vulneráveis aos impactos do novo coronavírus na saúde. Desse total, 20 estavam no grupo com os piores indicadores de educação, além de acesso precário à água tratada, disposição do esgoto e eletricidade.

O vice-presidente do Cosems diz que algumas secretarias de Saúde apostam na criatividade para vencer a “teimosia” da população do Interior e convencê-la a buscar atendimento quando perceber algum sintoma.

Reforço na conscientização
“Como o recurso ainda é muito pequeno em vários municípios, cada um tem trabalhado como pode. Temos feito divulgação nas mídias sociais, com ajuda dos próprios servidores, a distribuição de impressos nas ruas e abordando quem está em comércios que podem funcionar”, detalha.

A Sesa considera, em nota, que o Ceará possui uma estrutura de saúde “bem distribuída” pelo interior do Estado, com Hospitais Regionais em Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim, além de hospitais-polo em cidades estratégicas, como Maracanaú, Caucaia, Itapipoca, Crateús, Tauá, Iguatu e Icó.

Além dos números de UTIs já mencionados, a Pasta esclarece que 980 dos 1.553 leitos de enfermaria exclusivos para o enfrentamento à Covid-19 no Ceará também estão distribuídos nas áreas mais afastadas da capital.

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1.
Por Nícolas Paulino, G1 CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário