http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

sábado, 18 de janeiro de 2014

Maria Tourinho e Euro (92 anos) - Por Ciro Pinheiro

O jornalista Euro Tourinho, diretor geral do Alto Madeira, completou 92 na sexta-feira(17), avançando com muita fé e firmeza mais um ano na década do centenário, enquanto seu Jornal caminha mais perto, faltando menos de quatro anos.
Que venha um tempo de paz - O ano 2013 chegou ao seu final sem deixar saudades. Nestes primeiros dias do ano 2014, depois de uma retrospectiva da nossa vida com uma reflexão quanto ao que fizemos ou o que deixamos de fazer no ano que findou, vale a pena projetar o futuro para que possamos atravessar esse novo tempo sem traumas, apesar dos grandes problemas que neste pouco tempo de início já vêm acontecendo fora e aqui neste nosso chão rondoniense.  Fatos que desde  algum tempo vêm colocando em risco a paz da nossa família e  a tranquilidade de todos nós.
Apesar de tudo, com certeza, no ano que passou as novas amizades que conseguimos foi a maior das conquistas. Os sonhos que ainda queremos realizar não ficaram perdidos, e no momento certo vamos agradecer a Deus por mais uma conquista. O  novo ano que está começando vem cheio de novidades: teremos copa do mundo e as eleições gerais dos novos (novos?) mandatários deste grande país. Que a Copa nos dê alegria e que a eleição nos dê a satisfação de aplaudir as mudanças concretizadas pelo bom voto do eleitor consciente e honesto, afastando da vida pública aqueles que somente têm trazido vergonha para o cidadão de bem deste país. 
Mais do que nunca temos que acreditar na Paz, no Amor e na Felicidade, acreditar que é possível a boa convivência entre todos. Que a paz seja verdadeira e que seja possível dar um bom dia a qualquer pessoa, mesmo um estranho, e ser correspondido com um sorriso. Vamos nos comunicar mais e melhor e deixar o silêncio para o momento de agradecer a Deus por cada dia em que acordamos e cada noite antes do sagrado repouso.
 Acreditemos que é possível um mundo mais justo, mesmo sabendo que para isto teremos que ser, cada um de nós, cada vez melhor. Vale lembrar que já somos felizes por termos a vida, um presente que Deus nos deu, mas que só depende de nós, como pessoa, fazer o melhor para dessa forma valer a pena nossa passagem por este mundo.
Cheguei... Voltei do “meu Ceará”, depois da virada do calendário e de ver chegar  o janeiro do novo ano. O 2013, principalmente nos seus meses  finais, foi o pior de todos os anos passados. O que pedimos nas nossas orações é que não se repitam as marcas por ele deixadas apesar de já termos alguns fatos que perturbam nossa esperança de paz. A esperança de que  que possa este ano que nasceu há poucos dias trazer mais justiça social, mais sinceridade e honestidade daqueles que escolhemos para condução da coisa pública e, que possamos olhar para frente com mais confiança de um futuro melhor para nossos filhos. Para todos os que habitam este país, para todos os rondonienses e os que escolheram este grande estado para viver.

Relembranças - 
Meus dias na terra cearense foram poucos e não deram para abraçar todos da família e os amigos. São muitos e um ano inteiro não seria suficiente. Fiz uma visita rápida à cidade onde nasci, Solonópole (370 quilômetros da capital) em um momento especial: a inauguração de uma igrejinha dedicada a São Francisco no distrito “Suely Pinheiro” (antiga vila Boqueirão) mandada construir  há mais de 50 anos pela minha  irmã Zélia (já falecida) e restaurada, agora, pelos meus sobrinhos (e dela)  Bosco e Honório Pinheiro. Zélia, que na vila era comadre ou madrinha de quase todos moradores, deixou muita saudade. Fomos em uma comitiva de mais de 30 pessoas  (todos, gente da família) que saíram de Fortaleza cedinho da manhã, com retorno no final da tarde, depois da missa de inauguração da capela no distrito e almoço na sede do município (Solonópole), na casa do parente Webston Pinheiro (engenheiro), um prefeito que vem recebendo os melhores elogios pela competência e seriedade. Para mim e para muitos que estiveram presente foi um acontecimento muito especial, que nos trouxe relembranças dos tempos de criança na vila Boqueirão, terra do meu nascimento.   
Igreja Matriz de Solonópole
Tempo bom no Ceará - O Ceará está vivendo seus melhores dias atualmente, apesar da estiagem, o tempo seco que maltrata o sofrido povo sertanejo, principalmente. Em Fortaleza, durante o dia, o turista lota a Praia do Futuro, onde barracas bem estruturadas, formam uma grande extensão na orla marítima, garantindo boas refeições e lazer. Tive o prazer de saborear uma boa feijoada cearense na barraca Guarderia Brasil, oferecida pelo seus proprietários,  minha sobrinha  (e afilhada) Adriana e o marido Teka Lenz, jovens empreendedores que  veem no trabalho a única forma de vencer na vida.    Fortaleza, agitadíssima, a rede hoteleira lotada, o sol colaborando o dia todo para alegria do turista. À noite a animação é outro cenário. São os restaurantes, as compras na feirinha da avenida Beira-Mar, o artesanato, os bordados, as rendas, as pinturas. Muito forró, grupos folclóricos, shows de humor, os passeios, as praias mais distantes, como Cumbuco, Porto das Dunas, Canoa Quebrada, Lagoinha, Jericoacoara. Tudo isto é bem divulgado pela Secretaria de Turismo de modo especial na mídia nacional e internacional priorizando espaços importantes e de grande visibilidade nos grandes mercados. Nenhum outro estado do Brasil tem investindo tanto em promoção como o Ceará. Quem festeja isto é Bismarck Pinheiro Maia, secretário de Turismo ao comemorar o sucesso.
RONDÔNIA NO CEARÁ- Um colega repórter, quando eu redigia esta Coluna, fez esta pergunta sobre o motivo de meu texto contando a viagem ao interior do Ceará: “Quem vai ler o Alto Madeira lá no interior do Ceará?”. Tive que lembrar que nossa Coluna pode ser lida até na China, pois temos a Internet, e ela está nas redes podendo ser acessada, também, no www.gentedeopiniao.com.br  colunistas. Garanto que lá em Solonópole, onde eu nasci, a 370 quilometros de Fortaleza, ela está sendo lida neste domingo.
Autor: Ciro Pinheiro  Fonte: Gentedeopiniao.com.br  Leia mais aqui www.onortao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário