http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

SDA promove encontro com secretários de Agricultura nesta terça (31)

Nesta terça-feira (31), a partir das 9h, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), secretários municipais de agricultura e representantes de prefeituras se reúnem para o Encontro com Secretários Municipais de Agricultura, com o objetivo de conhecer os principais programas da secretaria, que em 2017 completa 10 anos de criação

Mais de 120 secretários de Agricultura e representantes de municípios cearenses estarão reunidos, nesta terça-feira (31), no auditório da SDA, para conhecer e debater sobre os principais programas voltados para os agricultores familiares do Estado e que são executados pela secretaria. O objetivo, segundo o secretário da SDA, Dedé Teixeira, é aproximar ainda mais os beneficiários e gestores da realidade da secretaria e discutir as principais políticas públicas para o setor. O encontro está previsto para acontecer das 9h às 17h.

Na ocasião, os coordenadores apresentarão os principais projetos, que atualmente atendem a milhares de agricultores e agricultoras em todo o Estado do Ceará, do Programa Hora de Plantar, que em 2017 beneficia mais de 150 mil agricultores, através da distribuição de sementes até o Garantia Safra, que este ano já vem atendendo quase 200 mil produtores rurais, que tiveram perda da safra igual ou superior a 50%. O Ceará é o Estado que mais paga o benefício em todo o País e neste ano já injetou na economia local R$ 22 milhões.

Serão apresentados os projetos das coordenadorias da Cadeia Produtiva da Pecuária (Coape), do Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza (Codet), de Crédito Rural e Políticas Afins (Cocred), as Unidades de Gerenciamento de Projeto (UGP) Paulo Freire e São José e os órgãos vinculados Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) , Idace (Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará), Ceasa, Conselho de Desenvolvimento Rural, Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais (Coppe), além do Instituto Agropolos do Ceará, um dos principais parceiros da secretaria na execução de projetos de desenvolvimento rural e capacitação.

O encontro com os secretários de agricultura já aconteceu em 2015 e agora também vai apresentar um balanço do biênio 2015-2016 do que já foi executado, o que está em fase de execução e o planejamento para 2017. “Essa aproximação é muito importante para que todos possam se inteirar, tirar as dúvidas e participar da gestão”, destacou Dedé Teixeira.

Fortalecendo a agricultura familiar
“Hoje, de alguma maneira, estamos em todos os 180 municípios cearenses, com área rural, atuando com alguma ação de assistência técnica rural, projeto produtivo, acompanhando e apoiando iniciativas ou programas estruturantes como a execução de sistemas de abastecimento, perfuração de poços, cisternas ou de inovação tecnológica. Somos um dos pioneiros no uso da energia eólica e solar na agricultura familiar e produzindo frutas em pleno semiárido e seca”, explicou o secretário Dedé Teixeira, que completa um biênio à frente da pasta.

Com informação e desburocratização para produzir, o perfil do agricultor e da agricultora familiar mudaram bastante nos últimos anos. “Em 2016, em várias regiões do Ceará, tivemos aumento da produção de frutas com o uso da técnica de irrigação por gotejamento. Este é um trabalho fantástico, que os técnicos da Ematerce vêm desenvolvendo, dando condições de produção com qualidade e uso de pouca água. O mesmo acontece com a palma, onde um produtor de Quixeramobim produziu em 2016 mais de dois milhões de raquetes para o Hora de Plantar”, disse Antônio Amorim, presidente da Ematerce e ex-secretário adjunto da SDA, que vai apresentar os dados da Ematerce.

A marca da secretaria, que já foi criada e ocupada pelo atual governador Camilo Santana, é atuar no fortalecimento da agricultura familiar, na sustentabilidade de ações e projetos que promovam a produção e a integração de famílias e comunidades tradicionais como a Quilombola e Indígena com foco no jovem e na mulher.

Atendimento - Em 10 anos de atendimento aos agricultores familiares, a SDA tem diversificado o foco de atuação, que vai desde programas com uso de novas tecnologias como os tanques de resfriamento e inseminação na área da caprinocultura até acesso ao crédito para projetos com uso de energia renovável, irrigação por gotejamento e reuso de água cinza.

“Mesmo com a maior estiagem dos últimos 60 anos, conseguimos incrementar a produção de leite derivado da Ovinocaprinocultura no Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, em mais de 25 municípios e estamos ampliando esse trabalho. Várias secretarias de desenvolvimento agrário como a recém-criada de Minas Gerais, vieram conhecer nossas experiências de convivência com o semiárido, porque somos referências em vários projetos como o Hora de Plantar (distribuição de sementes), Mandala, Cajucultura, Cisternas, São José, Paulo Freire entre outros”, destacou Márcio Peixoto, coordenador das Cadeias Produtivas da Pecuária da SDA.

Cartão - Em fase de desenvolvimento, o Cartão do Agricultor deverá ser lançado nos próximos anos com o objetivo de acelerar o atendimento e o acompanhamento dos agricultores e agricultoras aos programas e benefícios da SDA. Atualmente, já foram cadastrados 1.200.290 beneficiários. “Com o acesso a esse banco de dados, a secretaria poderá dá uma resposta mais rápida para o produtor, priorizando as ações e melhorando os serviços prestados”, definiu o secretário Dedé Teixeira.

Serviço: Encontro com Secretários Municipais de Agricultura

Terça-feira, 31 de janeiro de 2017, das 9h às 17h
Local: auditório José Carlos Pessoa Martins - Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Av. Bezerra de Menezes, 1820 – São Gerardo – Fortaleza/CE.

Assessoria de Comunicação - Secretaria de Desenvolvimento Agrário.
Aécio Santiago – aecio.santiago@sda.ce.gov.br Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br André Gurjão – andre.gurjao81@gmail.com 85-3101.8105 / 3101.8137

Nenhum comentário:

Postar um comentário