http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Vórtice Ciclônico provoca chuva em 119 municípios cearenses

Chuvas Serto
No último domingo (03), muitos municípios do Interior do Ceará tiveram chuvas com intensidade variando entre moderada e forte. O motivo é a presença de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis atuando no Nordeste do Brasil. Esse sistema consiste numa grande circulação de ventos em elevada altitude (cerca de 12 mil metros) com formação de nuvens carregadas nas bordas dessa circulação. A borda norte do Vórtice está sobre o Estado, provocando as precipitações. Em algumas cidades, as chuvas chegaram com fortes ventos e raios, causando prejuízos como queda de telhas ou árvores.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) foram registradas chuvas em 119 municípios. O maior registro ocorreu em Pereiro, 128 milímetros, seguido de Solonópole, com 119mm, e Jaguaribe, com 101,2mm. Houve precipitações em todas as regiões do Estado, principalmente no Sertão Central, Região Norte e Região Jaguaribana. Na faixa litorânea, os registros foram de menor intensidade. Em Fortaleza, choveu 7,6 milímetros.

Previsão - Segundo o meteorologista Raul Fritz, a atuação do Vórtice Ciclônico e as chuvas de ontem foram informadas pela Funceme desde a última sexta-feira, através da previsão do tempo. “Sabíamos que seria de intensidade moderada a forte, mas não temos como prever exatamente em quais cidades nem a quantidade exata das precipitações”. Ele adianta que ainda devem ser registradas chuvas nesta segunda-feira, em todas as regiões do Estado. “Entretanto, para amanhã e quarta-feira, o Vórtice deve perder intensidade e se dissipar”.

O sistema que desde ontem provoca chuvas no Ceará, esclarece Fritz, não tem associação com a estação chuvosa de 2014. “O Vórtice tem característica de ser temporal, ou seja, em poucos dias ele se dissipa. Essas chuvas não têm ligação com o período chuvoso do próximo ano, pois são causadas por sistemas diferentes. A previsão climática para a quadra chuvosa de 2014 só será divulgada pela Funceme na segunda quinzena de janeiro”.

Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto (85 8814.4194 - 9971.4289)

Nenhum comentário:

Postar um comentário