http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

NUCLEAÇÃO ESCOLAR Transferências agitam Interior

Os pais de Ibaretama começaram a fazer as matrículas dos filhos na rede pública do Município e mostram preocupação com as mudanças (Foto: Alex Pimentel)

Quixadá. Uma década após Aratuba, no Maciço de Baturité, implantar o Programa de Nucleação Escolar, o modelo, então pioneiro no Estado, no Ensino Fundamental, em substituição ao multiseriado, onde alunos de várias idades estudam numa mesma sala, continua assombrando os pais, principalmente as mães, em cidades do Interior do Ceará. A mudança atinge quem mora nas localidades rurais, pois os filhos precisam se deslocar para escolas nas sedes dos Municípios.

Neste início de ano, foram registrados casos em Ibaretama, Solonópole e Madalena, onde, buscando adequar melhor o ensino público na faixa etária de 5 a 9 anos, as secretarias municipais de Educação resolveram transferir os estudantes para outras escolas, segundo orientação do Ministério da Educação (MEC).

Mesmo assim, ocorreram protestos. Muitas mães não estavam concordando com a mudança. Não escondiam a aflição de não terem mais os filhos na escola perto de casa. Passar a manhã longe de casa e ainda precisarem ser transportadas nos ônibus escolares, sem o acompanhamento de alguém da família, é sempre a principal preocupação, reconhecem. Daí, a resistência.

Em Solonópole, a secretária de Educação, Gorette Pinto, chegou a ser convocada a prestar esclarecimentos na Câmara Municipal. Neste ano, serão remanejados estudantes do Ensino Fundamental I e II, do distrito de Cangati, onde a média de alunos por professor chega a oito. Ela informou ter anunciado a mudança em reunião com os pais, no fim do ano letivo passado. Na ocasião conversou com a comunidade, tirou dúvidas e ouviu sugestões de forma aberta. A Educação Infantil segue de forma normal, acrescentou.

Em 2015, salas do Fundamental I e II de três escolas da zona rural foram remanejadas para a sede do Município. A média nessas unidades era de dez alunos por professor. A mudança segue as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e do Conselho Nacional de Educação, que recomendam a média de 25 alunos por professor.

Noutro Município do Sertão Central, Madalena, os pais protestaram. Os filhos, do 1º ao 5º Ano, dos bairros Henrique Jorge e Santana, serão transferidos da Escola de Ensino Fundamental Antônia Lobo Pinho Lima para outra unidade de ensino.

O secretário de Educação do Município, Francisco de Assis da Silva, acrescentou ter ocorrido uma considerável queda nos últimos oito anos no número de alunos matriculados, além dos baixos resultados nos exames do Spaece e da Prova Brasil, indicadores oficiais do grau de aprendizado das turmas do Ensino Fundamental I.
Fonte: Regional do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário