http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

terça-feira, 30 de abril de 2013

DIA DO TRABALHO Feriado de 1º de maio conta com programação em 7 regiões cearenses e na Capital

Compartilhar
O trabalhador cearense terá uma programação diversificada para comemorar o dia do trabalho, nesta quarta-feira, 1º, na Capital e no Interior.

Confira abaixo algumas das opções:

Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE)
A Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE) e entidades filiadas realizam atividades em 7 regiões do estado: Cariri (Juazeiro do Norte), Crateús/ Inhamuns (Ararendá), Centro-Sul (Iguatu/ Icó), Maciço de Baturité (Aracoiaba), Sertão Central (Quixadá), Norte (Sobral) e Vale do Jaguaribe (Limoeiro do Norte).

Em Fortaleza, a partir das 16h na Praça do Ferreira, a Central irá entregar à Federação dos(as) Trabalhadores(as) do Ceará (Fetraece) cheque simbólico das doações de água potável. Até o dia 1º de maio espera-se coletar cerca de 15 mil litros, que serão encaminhados aos representantes dos trabalhadores (as) do campo nas cidades em racionamento de água. O evento terá apresentações musicais.

Em Juazeiro do Norte, o Sindicato dos Comerciários/CUT promove, a partir das 8h, no Clube do Comerciário, encontro festivo com os trabalhadores(as), com shows e torneio de futebol.

Em Crateús/ Inhamuns, o Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) Rurais de Ararendá/ CUT realiza, a partir das 7h, Feira da Agricultura Familiar, onde serão vendidos produtos feitos pelos agricultores, que contará ainda com apresentação de bandas musicais.

Na região Norte, o Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) Rurais de Icó/CUT promove, às 8h, caminhada com saída na sede do sindicato até a Igreja São José. Os comerciários de Iguatu vão participar de passeio ciclístico, às 8h, seguido de momento festivo com campeonato de futebol e apresentações musicais. Estão programadas caminhadas ainda nos municípios de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, e Sobral, na região Norte.

No Sertão Central, em Quixadá, os trabalhadores vão participar de café da manhã na entidade. No Vale do Jaguaribe, além de caminhada, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro do Norte oferece à população serviços de saúde, na praça principal.

Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE)
A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará oferece ao trabalhador uma manhã de serviços, que engloba palestras e atendimento diferenciado. Na ocasião, o Chefe do Setor de Fiscalização fará exposição sobre a nova legislação dos Empregados Domésticos.
No local, quem desejar poderá solicitar emissão da Carteira de Trabalho, 1ª ou 2ª via, tirar dúvidas trabalhistas, cadastrar-se no balcão de empregos ou no banco de dados para portadores de necessidades especiais do SINE/IDT. Haverá ainda teste de glicemia, aferição de pressão e distribuição de cartilhas sobre prevenção de doenças, além de palestra sobre o Combate às Drogas, com Venício Guimarães, do grupo “ Acorda Juventude”.

Sest/Senat
Já o o Sest/Senat Fortaleza realizará, a partir das 08h, a Gincana Cultural do Transporte, com o tema “O trabalho é a estrada para realizar nossos sonhos”, que inclui atividades de lazer, saúde e debate. A programação começa com um jogo de perguntas x respostas, onde os participantes deverão responder as respostas de forma corretas. Em seguida, haverá um momento de reflexão, conduzido pelo psicólogo do Sest/Senat Fortaleza, Alexandre Santiago, que fará questionamento aos participantes sobre a importância do trabalho para o ser “VOCÊ”.

Paralelamente, das 08 às 16h, haverá campanha de saúde por meio de parceria da entidade com a Secretaria de Saúde do Estado, que terá vacinação contra a Gripe, Hepatite b e DT (difitéria e tétano).Toda a programação é gratuita e destinada ao público em geral.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS)
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) promoverá uma série de atividades no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits), do Conjunto Ceará, a partir das 8h30min.

No período da manhã, a comunidade poderá obter documentos de identidade (RG, CPF e CTPS e participar de uma vasta programação esportiva, cultural e de lazer. Serão ofertados vários cursos, de lanches rápidos, manicure, bijuterias, massoterapia e corte de cabelo.
Serviços como encaminhamento para o mercado de trabalho e formalização do empreendedor também serão disponibilizados ao público, que poderá assistir ainda, palestras sobre mercado de trabalho, com temas que vão do empreendedorismo à saúde e alimentação do trabalhador. Na oportunidade serão repassadas informações sobre programas de qualificação profissional, tais como, Primeiro Passo, Juventude Empreendedora e Criando Oportunidades.

Sesc
Em Fortaleza, o Sesc realiza o CicloSesc, com saída prevista para as 8h, da Unidade Fortaleza do Sesc, na Rua Clarindo de Queiroz, no Centro da Cidade. De lá, os participantes irão percorrer as principais ruas e avenidas da cidade como Humberto Castelo Branco, Historiador Raimundo Girão, Beira Mar, Abolição, Rui Barbosa, Tenente Benévolo, Dom Manuel e Duque de Caxias.
O passeio ciclístico reúne, há 18 anos, comerciários e seus familiares. Mais de 27 mil pessoas devem percorrer cerca de 20km pelas principais ruas das cidades de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu, sendo que a previsão é de cinco mil somente em Fortaleza. Durante o percurso, os participantes receberão informações sobre alguns pontos importantes da cidade, como o Liceu do Ceará, o Forte, o Mercado São Sebastião, o Dragão do Mar e a Praça Coração de Jesus. Serão distribuídos camisas e bonés para todos os participantes e, após a chegada, haverá sorteio de bicicletas.

Nas demais cidades o percurso será em torno de 10km. Participam as cidades de Quixeramobim, Crateús, Ibiapina, São Gonçalo e Aracati, cidades sedes do SESC Ler, e as cidades parceiras Meruoca, Cariré, Acopiara, Icó, Orós, Groaíras, Brejo Santo, Jardim, Solonópole, Campos Sales, Milagres, Quixelô, Nova Olinda, Araripe, Altaneira, Antonina do Nortre, Jucás, Caiús, Barbalha, Assaré e Itapajé.
Fonte: Redação O POVO Online.

MP firma TAC para viabilizar pagamento de salários atrasados em Milhã

contas.jpgO Ministério Público do Estado do Ceará, através da Promotoria de Justiça de Milhã,  firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o prefeito municipal,  Otacílio José Pinheiro Macedo. O gestor se comprometeu em efetuar o pagamento dos salários atrasados de todos os funcionários públicos municipais. O termo, assinado no último da 25, foi uma iniciativa do promotor de Justiça Déric Funck Leite.

O ajustamento da conduta deve-se ao elevado número de servidores municipais que procuraram a Promotoria de Justiça de Milhã, reivindicando o pagamento dos salários atrasados dos meses de novembro e dezembro de 2012.

Foram consignadas as seguintes cláusulas: o pagamento será realizado em quatro parcelas, sendo ordenado por Secretaria Municipal; a 1ª parcela será paga no mês de junho/2013 em favor dos servidores das Secretarias de Obras, Ação Social e Agricultura;  em caso de descumprimento será imputada multa diária no valor de R$1.000.

O promotor de Justiça destaca que o instrumento jurídico utilizado produz efeito legal a partir de sua celebração e terá eficácia de título executivo extrajudicial, nos termos do art.5º, parágrafo 6º da Lei nº 7.347/85.
Fonte: Ascom - Leia mais.

Senador Pompeu: Até mulheres com crianças esperam na fila da caixa do lado de fora

Pessoas de várias cidades da região costumam passar o dia. Hoje, 30 de Abril, por volta das 10 horas da manhã registramos muitas pessoas, de várias cidades da região a espera de atendimento do lado de fora da Agência Caixa em Senador Pompeu no Sertão Central do Ceará, há pelo menos 275 Km de Fortaleza.

Vários serviços, inclusive programas sociais do Governo Federal causa o maior numero de pessoas, principalmente as mais sofridas, também mulheres com crianças de colo, que ainda esperavam na fila. 
Tentamos contatos com a caixa por várias vezes mais não obtivemos êxito nas respostas. Na ouvidoria  e no SAC não conseguimos elogiar ou reclamar. Mais qualquer informação poderá ser enviada para o e-mails: walterlima_cantor@hotmail.com ou walterlimacantato@gmail.com Leia mais.

Bandido na rua Polícia confirma mandado de prisão para sequestrador

Um mandado de prisão preventiva decretada pelo juiz de Direito José Arnaldo dos Santos Soares, da Comarca de Solonópole, mas que respondia pela Comarca de Milhã, está em pleno vigor.

Francisco de Assis Fernandes da Silva, o ´Irmão´, saiu pela porta da frente da penitenciária FOTO: DIVULGAÇÃO.

A ordem judicial é para prender o assaltante de bancos e sequestrador Francisco de Assis Fernandes da Silva, o ´Irmão´ ou ´Barrinha´. O bandido foi solto do sistema penitenciário cearense no último dia 18, mesmo tendo contra si o mandado em aberto, conforme revelou o Diário do Nordeste, com exclusividade, na edição de ontem.

O mandado de prisão foi assinado pelo juiz no dia 8 de agosto do ano passado, atendendo a um pedido da Polícia Civil. Conforme investigações da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), ´Irmão´ foi um dos ´cabeças´ do assalto à agência do Banco do Brasil de Milhã na madrugada do dia 2 de agosto do ano passado. ´Irmão´ seria o responsável pela colocação e detonação dos explosivos nos caixas do BB.

Embora com mandado de prisão em aberto, ´Irmão´ deixou o presídio pela porta da frente. Conforme a Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado (Sejus), o sequestrador estava recolhido na Penitenciária Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, e não na CPPL I, em Itaitinga, como foi publicado.

A Sejus informou, ainda, que Francisco de Assis Fernandes da Silva estava recolhido na penitenciária desde o dia 16 de janeiro deste ano, por uma tentativa de homicídio, mas foi posto em liberdade no último dia 18, através de um alvará de soltura expedido pela 13ª Vara Criminal da Capital. Assegura também a Sejus que "o mandado de prisão de Milhã, em aberto, não consta em nenhum sistema de informação oficial da Justiça cearense ou nacional". A Reportagem, no entanto, apurou que o mandado de prisão assinado pelo juiz está cadastrado na Delegacia de Capturas e Polinter e quando o acusado foi mandado para o Sistema Penal houve a comunicação formal da existência da ordem de prisão judicial em Milhã.

Acusado de crimes como sequestro, roubo a banco e homicídio, além de tentativa de assassinato, ´Irmão´ recebeu o alvará de soltura expedido pela 13ª Vara Criminal por não ter sido denunciado pelo Ministério Público como autor de tentativa de homicídio contra policiais militares por ocasião de sua prisão, em 16 de janeiro último.

Ficha - Além de responder por crimes na capital cearense , ´Irmão´ também figura como réu no processo na Comarca de Maracanaú, porém em nenhum destes autos há ordem de prisão, segundo informou ao jornal a Sejus.

A libertação do bandido, considerado de altíssima periculosidade, surpreendeu as autoridades da Segurança Pública do Estado. Entre os anos de 2006 e 2007, ´Irmão´ foi investigado e preso pela Polícia Civil sob a acusação de participar de vários crimes de sequestro. Leia Mais no Diário do Nordeste.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

SDA seleciona empresas para o Programa Leite Fome Zero

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta terça-feira (30) seleção de empresas de laticínios de leite bovino, instaladas no Estado do Ceará, especializadas na prestação de serviço de captação, pasteurização, transporte e entrega de leite, com vistas à operacionalização do Programa Leite Fome Zero, nos municípios cearenses.

O Programa Leite Fome Zero é uma parceria entre o Estado do Ceará, através da SDA, e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e tem como principal objetivo fortalecer o setor produtivo do leite (bovino e caprino), através da aquisição do produto com garantia de preço durante todo o ano. Os fornecedores do Programa, estão recebendo, desde março deste ano, R$ 0,95 por litro de leite, valor pago pelo Estado, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

Atualmente, a SDA distribui, através deste programa 57.453 mil litros de leite por dia, atendendo 57 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional ou vulnerabilidade social. “As empresas concorrentes deverão apresentar registro nos Sistemas de Inspeção Estadual ou Federal, tendo o reconhecimento da Vigilância Sanitária”, informou o coordenador das Cadeias Produtivas da Pecuária, Márcio Peixoto. “Já realizamos uma licitação este ano, mas não houve empresas credenciadas para atender toda a demanda, por isso estamos fazendo esse novo processo”, completou Peixoto.

Em 2012, o programa distribuiu 22,5 milhões de litros de leite bovino e 436 mil litros de leite caprino, produzidos por agricultores familiares cadastrados como fornecedores. Ao todo foram investidos R$ 28,4 milhões, com recursos do Governo Federal e do Fecop. Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, este é um programa estratégico de combate à pobreza da SDA. “Além de fornecer leite de qualidade para as famílias cadastradas, nós ainda capacitamos os fornecedores de leite da agricultura familiar e cedemos os equipamentos, como tanques de resfriamento e matrizes reprodutoras, para que eles possam oferecer um produto de qualidade”, completou.

No próximo 6 de maio, haverá a seleção das empresas fornecedoras de leite caprino.

Serviço: Seleção de empresas fornecedoras para o Programa Leite Fome Zero, no dia 30 de abril, às 9 horas na Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Avenida Bezerra de Menezes 1820 – São Gerardo – Fortaleza.CE

Confira os editais para o fornecimento de leite:


Assessoria de Comunicação da SDA
Lúcio Filho / Amanda Sobreira ( asscom@sda.ce.gov.br   / 85 3101.8105 – 8897.8510)
Twitter: @ImprensaSDA
Leia também www.ceara.gov.br

Recapturado preso na cidade de Solonopole

Ontem, dia 28/04/2013, por volta das 20h30min, recebemos uma ligação via 190 informando que havia um  dos detentos que fugira na ultima madrugada e estaria em uma residência no bairro Alto Vistoso, de imediato a VTR 1212 comandada pelo 1º Sgt. Antônio Margongel da Silva de Almeida, 1º Sgt. Francisco Valdo Nobre, Sd. Raimundo Nonato Pereira Teles, Sd João Neto do Nascimento Mendes, Sd. Augusto Sérgio Costa Ribeiro, deslocou-se para o local indicado e constatou que F.R.N.da.S. que estava preso por infringir os Art’s 157 e 288 do CPB, e havia fugido na ultima madrugada desta unidade prisional, estava dentro da residência indicada, o mesmo foi recapturado e trazido até a cadeia Publica de Solonópole/CE. E que a VRT está fazendo diligência no intuito de capturar os outros fugitivos.
Conforme relatório de ocorrência do Copom do 9º BPPM/CPI do Sul dia 28/04/2013 (Domingo) Turno: B, Das 19h00 às 07h00).

domingo, 28 de abril de 2013

Onze presos fogem da cadeia pública de Solonopole

Hoje, Domingo, dia 28/04/2013, por volta das 01h50min, a Policia Militar de Solonópole recebeu uma ligação dando conta que havia uma movimentação estranha na parte externa da cadeia e que ao verificar foi constata que onze (11) presos haviam fugido, sendo que os mesmos renderam os demais detentos cavaram um buraco na cela  com acesso a rua usando pedaços da grade interna. De imediato foi acionada a  RP 1212, que estava fazendo rondas ostensivas na cidade, comandada pelo Sgt. Francisco Valdo Nobre, Sd. Raimundo Nonato Pereira Teles, Sd João Neto do Nascimento Mendes e pelo Sd. Augusto Sérgio Costa Ribeiro, e veio até a cadeia  colheu mais informações e está fazendo diligências no intuito de capturar os fugitivos, e  também  foram informados a quem de direito e solicitado apoio das Vrts de Milhã e Deputado Irapuan Pinheiro, que também estão fazendo diligências na região, sem êxito até o momento. Informo também que a cadeia é um prédio já velho e em estado degradado com paredes caindo, feitas de barro e pedra e grades enferrujadas e soltas, e com lotação excedida, estas informações  já são de conhecimento do Juiz e promotor da cidade. Conforme relatório de ocorrências do Copom do 9º BPPM/CPI do dia 27/04/2013 (Sábado) Turno: B, (Das 19h00 às 07h00).

O Blog SOLONOPOLE entrou em contato com o Destacamento de Policia Militar de Solonópole e conversou com o permanente Sd Gomes e a informação até as 17h50min deste domingo é que ninguém tinha sido recapturado e nem informes do paradeiro dos fugitivos. O policial disse a nossa equipe de reportagem que a fuga deve ter saído em direção ao rio do riacho do sangue que fica próximo a cadeia pública.

Acompanhe mais noticias nos portais, blog e sites:
Fuga em massa SertaoAlerta > Buraco foi usado pelos detentos em Solonópole

sábado, 27 de abril de 2013

Roubo a pessoa próximo ao Sitio Tigre em Solonópole

Por volta das 11h30min de sexta-feira, dia 26/04, O Destacamento de Policia Militar foi informados via 190 que na BR 226, que liga a cidade de Solonópole-CE á Jaguaribe-CE, próximo ao Sítio Tigre, 02 (dois) elementos em uma moto preta, modelo FAN, usando capacetes e um deles armado com uma arma de fogo, segundo a vítima uma Pistola, abordaram o Sr. Francisco Marinho de Oliveira, de 56 anos, natural de Tabuleiro do Norte, residente na Rua: Ana Luiza Braga, Nº 1704, Itapipoca- CE, o mesmo é encarregado da Empresa Visual Construções e estaria transportando uma quantia de aproximadamente R$ 900,00, quando foi abordado e assaltado. De imediato a RP 1212, comandada pelo Sgt. Francisco Valdo Nobre, Sd João Neto do Nascimento Mendes, Sd Francisco Ramon Moreira Gomes, Sd Augusto Sérgio Costa Ribeiro, compareceu ao local, colheu mais informações e está fazendo diligências no intuito de capturar os suspeitos, sem êxito até o momento. Conforme relatório de ocorrências do Copom do 9º BPPM/CPI do dia 26/04/2013 (sexta-feira), Turno A (Das 07h00 às 19h00).

Milhã: Prédio de escola é invadido por vândalos

O prédio da escola de ensino infantil Maria de Lourdes Bezerra, localizada no Bairro São Francisco na cidade de Milhã, foi alvo nessa madrugada de Sexta para Sábado(27/04), de vândalos. Que adentraram as dependências do prédio da escola, afim de causar prejuízos e danos ao patrimônio publico. A revolta por uma pequena parte de populares dar-se pela desativação da Escola pela Prefeitura da Cidade. Desativação essa que é inevitável, mediante a enorme crise financeira que vive o município de Milhã, atolado em dividas, e com um problema sério a ser resolvido, a falta de água para a População. Uma Herança Maldita de dividas herdada por uma administração de 8 anos  de total irresponsabilidades.  O Prefeito da cidade Otacilio Macêdo, esteve presente na Escola nessa Sexta-Feira, juntamente com a Secretária de educação do município Erleide, para junto com os pais dos alunos, conversar e deixar bem claro o motivo do fechamento da escola. Na reunião, pode-se perceber o clima Político que tanto castiga a cidade de Milhã, onde se fizeram presentes pessoas que moram na região do Bairro, e já tem seus filhos estudando em outras escolas, coincidência essa, para onde os alunos da escola Maria de Lourdes serão transferidos, ou seja, pessoas apaixonadas por partidos políticos, que pouco caso faz para o bem da cidade ou para a resolução de um problema parcial, pessoas que gostam mesmo é de tumultuar, para que mediante aos gritos e palavrões de baixos escalões, possam chamar a atenção para seus aliados políticos. O Prefeito da Cidade Otacilio Macêdo, e sua secretária de educação Erleide, firmaram todo seu apoio aos pais dos alunos, onde os mesmo serão transferidos para escolas com mais modernidade e comodidade para que possam ter uma educação sempre de Qualidade. Ao Divulga Milhã, o Prefeito Municipal falou: "Infelizmente temos que fechar a escola Maria de Lourdes, devido a irresponsabilidades passadas, devido a gastos abusivos que fizeram do Município de Milhã um buraco quase sem fim. Estamos tendo que cortar gastos, para que assim possamos pagar as dividas deixadas por pessoas sem corações, que sugaram tudo e mais um pouco do nosso município." Na Manhã desse Sábado o prédio da Escola amanheceu na maior parte destruído, a Policia Militar esteve presente no Local, e o caso seguirá para o departamento Civil de Senador Pompeu, onde será investigado os culpados pelo vandalismo no prédio da Escola, afim de puni-los pelos danos ao patrimônio Publico.
Leia mais: divulga-milha.

CNH Popular realiza exames para selecionados de Solonópole em Morada Nova

O Programa Carteira de Motorista Popular, mantido pelo DETRAN-CE, que beneficia pessoas de baixa renda com a participação no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, sem nenhum custo, atenderá neste sábado, dia 27, pessoas selecionadas de Solonópole, para a realização dos primeiros exames na cidade de Morada Nova. Calendário das Comissões Volantes de Habilitação 2013.

Mais informações: DETRAN-CE, Paulo Ernesto Serpa – paulo.ernesto@detran.ce.gov.br (85)3101.5813, 3101.5819 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Milhã: Comemoração para os idosos de Monte Grave

Nessa Sexta-Feira(26/04), cumprindo a nova programação implantada pela nova gestão municipal, "Milhã, minha nova cidade", do Centro de Convivência do Idoso (Casa do Idoso de Milhã), foi realizado no distrito de Monte Grave a confraternização. Esteve presente o Sub-Secretário de assistência social do Município Wdson Pinheiro, o Assistente Social Paulo Gerfson e toda equipe do CRAS de Milhã juntamente com a psicóloga Isadora. Durante a Manhã foram realizadas brincadeiras interativas para os idosos, logo após foi servido um belo almoço para todos, e a tarde muito forró e descontração em jogos de baralho, dama, entre outros. "Essa é uma programação diversificada, onde não somente os nossos idosos da sede terão sua confraternização, mais também os dois principais distrito, sendo na Carnaubinha na segunda sexta de cada mês, e aqui no Monte grave à ultima sexta do mês, sendo as outras duas restantes na casa do idoso da sede do município, esperamos com isso que todos possam se sentir privilegiado, pois estamos mesmo mediante a inumeras dificuldades, trazendo até eles, esse dia de lazer." Disse o Sub-Secretário Wdson Pinheiro.
Leia mais: divulga-milha.

Em 24 horas, três motociclistas morrem em acidentes nas CEs

Balanço contabilizou 17 acidentes. Dois acidentes registrados pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na quinta-feira (25) terminaram na morte de três motociclistas nas estradas cearenses. As três vítimas não possuíam carteira de habilitação.

O primeiro acidente foi uma colisão frontal entre uma motocicleta e um caminhão no quilômetro 75 da CE-473, em Milhã. O motociclista Vágner Pereira da Silva, de 25 anos, não resistiu ao ferimento e morreu ainda no local.

O motorista do caminhão deixou o local por temer problemas com a família da vítima que foi até à rodovia, mas logo se apresentou à delegacia para prestar esclarecimentos.
Ainda de acordo com a PRE, uma outra colisão frontal envolvendo duas motocicletas matou os dois condutores em acidente registrado no quilômetro 18 da CE-393, em Abaiara. Além das duas mortes, o passageiro de um dos veículos sofreu ferimentos leves.

O balanço das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal contabilizou um total de 17 acidentes, com sete pessoas feridas e três mortas, até as 7h da manhã desta sexta-feira (26). Leia mais.

SEGUNDO ÓBITO Ceará registra mais uma morte por gripe H1N1

A imunização contra a gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 10 de maio para os grupos de risco.

O Ceará registrou, na última quarta-feira (24), mais um óbito por influenza pandêmica (H1N1 ou gripe A), no Interior. Outra pessoa morreu, no mesmo dia, por gripe sazonal, a forma grave da doença. Na semana passada, foi contabilizado o primeiro óbito. Um homem, de 52 anos, de Baturité vítima de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) da gripe A, o que perfaz duas mortes neste ano. No ano passado, oito pessoas morreram de gripe no Estado.

A cobertura vacinal do Estado é de 38,22%. Já na Capital, o percentual é de 21%. A meta é imunizar 80% das pessoas dos grupos prioritários Foto: Tuno Vieira

Até o dia 13 de abril de 2013, foram confirmados 19 casos de H1N1 e nove de outros tipos de vírus respiratórios, como Adenovírus, Vírus, Sincicial Respiratório (VSR) e influenza A sazonal. Fora disso, 84 foram notificados com gripe A. 

Uma mulher de Pindoretama também morreu, neste ano, mas da forma mais comum da doença. Os números são o boletim técnico da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). 

O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Manoel Fonsêca, aponta que ações estão sendo tomadas para impedir que mais óbitos de H1N1 aconteçam. O primeiro deles, a prorrogação do prazo para vacinação dos grupos de risco. Agora, os idosos com mais de 60 anos, as crianças de seis meses a dois anos, os indígenas, as gestantes, as mulheres no período de até 45 dias após o parto, as pessoas privadas de liberdade, os profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas terão até o dia 10 de maio para se imunizarem. 

Por enquanto, a cobertura vacinal do Ceará é de 38,22%, o que corresponde a 525.056 pessoas. Já em Fortaleza, o percentual é de 21%. Os municípios com porcentagem menor que 40% preocupam o Ministério da Saúde. No Ceará, Solonópole está com 14%, Paracuru, com 17% e Granja, com 18%. Das cidades maiores, Juazeiro do Norte tem a cobertura de 27%, Caucaia, de 25%, Maracanaú, 36%, e Sobral, de 36%. A meta é alcançar 80% de cobertura.

Fonsêca revela que a Sesa está encaminhando para os secretários dos municípios cearenses circulares solicitando ações para aumentar o número de imunizados. Ele alerta que a vacinação precisa ser ampla e homogênea nos municípios e bairros. 

O infectologista Anastácio Queiroz comenta que o problema da gripe A ainda é a falta de diagnóstico. “Muitas unidades de saúde de Fortaleza e dos municípios do Interior não têm como colher material para realizar o teste, daí a dificuldade”.

Sobre riscos de uma epidemia, como aconteceu no município de Pedra Branca, em 2011, o médico revela que não há motivo para preocupações. Ele lembra que os casos que têm surgido são com pessoas dos grupos de risco, que já possuem uma doença de base, por exemplo. “Achamos que a H1N1 era muito mais grave do que é, mas, mesmo assim, ainda tem matado pacientes. A vacina é efetiva”.

O infectologista recomenda que quem estiver com sintomas e não sentir que está melhorando procure um serviço de saúde para fazer o diagnóstico a fim de evitar riscos. Sobre a baixa cobertura da Capital, a coordenadora da imunização, Regina Peixoto, explica que é difícil fazer com que os adultos se vacinem. 

Na Capital, dois postos funcionam para imunização, além de um ponto de apoio na Av. Beira-Mar e três unidades que cobrem o período noturno. As vacinas são distribuídas nas creches e em instituições para idosos e crianças e hospitais. Os acamados podem telefonar para a Secretaria Municipal de Saúde e solicitar uma visita. 

Vacina contra HPV será incorporada ao calendário - A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) será incorporada ao calendário nacional de imunização em 2014, para meninas da faixa etária de 10 a 14 anos, o que significa que será oferecida em toda a rede pública de saúde. Atualmente, o medicamento só é encontrado em clínicas particulares, e o valor é alto. 

Para o coordenador de Promoção e Proteção da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Manoel Fonsêca, esta é uma grande decisão do Ministério da Saúde. Isso porque vai reduzir, significativamente, a incidência do câncer de colo do útero. “Como o HPV é um vírus que predispõe a um câncer, a proteção de adolescentes que iniciam a atividade sexual é uma estratégia de proteção coletiva”, lembra. 

A médica ginecologista Zenilda Bruno destaca que o HPV é causador do câncer de colo de útero, um dos que mais mata no Ceará. O papilomavírus humano pode ficar no organismo e não provocar ferimentos, mas em 20% dos casos evolui para lesão cancerosa e, se não for tratado, para o câncer. “A vacina já existe há muito tempo, porém não era acessível”, finaliza. 

Lina Moscoso
- Repórter Leia mais Diário do Nordeste.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Câmara de Solonópole realiza primeira extraordinária de 2013

A Câmara de Vereadores da Cidade de Solonópole no sertão central realizou na manhã desta quinta-feira, (25), a primeira sessão extra-ordinária sobre os seguintes projetos:

* Projeto de Lei 020/2013 de 17/04/2013 de autoria do Poder Executivo - Ementa: Cria o Protocolo Geral no âmbito do Municipio de Solonópole.
No art. 2º - Os documentos encaminhados ao Prefeito Municipal ou a qualquer Secretaria Municipal, de interesse público ou privado, que tenha como objetivo requerer informações, certidões, isenções, imunidades, encaminhar documentos, ações judiciais e/ou administrativas e solicitações ou de prestar informações ou esclarecimentos, terão que ser protocolados no Protocolo Geral da Prefeitura Municipal. Aprovado por unanimidade dos presentes.

* Projeto de Lei 021/2013 de 17/04/2013 de autoria do Poder Executivo - Ementa: Cria o Cargo de Maestro regente no quadro de servidores da secretaria de Cultura. Com (01) vaga e carga horaria de 40 horas, escolaridade superior com pós-graduação e arte e educação (com ênfase em música), identificação profissional da Ordem dos Músicos do Brasil - OMB e experiência em regência), remuneração de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).  Aprovado por unanimidade dos presentes.

* Projeto de Lei 018/2013 de 03/04/2013 do Poder Executivo. Ementa: Cria o Cargo de Coordenador de Central de Regulação de Consultas Especializadas no quadro de servidores da Secretaria de Saúde, com 01 vaga e carga horária de 40 horas, ensino superior (com experiência em controle/avaliação), remuneração de R$ 1.200,00 (Hum mil e duzentos reais). Aprovado por unanimidade dos presentes.

* Emenda Modificativa 07/2013 de 25/04/2013 dos vereadores José Lenilton Cleison Pinheiro-DEM; Francisco Igor Pinheiro-PMDB; Francisco Margello de Araújo-PMDB; José Rosineudo de Lima-PMDB; João Batista da Silva-PSDB; Francisco Chagas Bezerra-PRB; Manoel Tomaz Neto Bezerra-PMDB; José Glauber Coelho-PRB; Thiago de Sousa Bastos-DEM; modificando o Art. 3º do parágrafo I do Projeto de Lei do Executivo nº 018/2013, dando a seguinte redação:
I – proceder ao agendamento de procedimentos de consultas, exames especializados e cirurgias eletivas, regulados com base em protocolos de acesso. Aprovado por unanimidade dos presentes.
Vereadores ausentes na extraordinária: Marcos Daniel Pinheiro-PRB e Danilton Ferreira-PTB.
Confira Fotos - Assista a sessão: 1 e 2.

Capotamento com vitima fatal na garrota em Quixelô

Um acidente de trânsito envolvendo o carro de uma funerária capotou entre a cidade de Quixelô e o distrito de São José Solonópole, na altura do Sitio Garrota no municipio de Quixelô. Segundo populares, o motorista tinha ido a cidade de Iguatú deixar um defunto e ao retornar, o veiculo capotou nesta localidade e o motorista veio a óbito, o fato aconteceu por volta de duas ou três horas da madrugada desta quinta-feira (25). A viatura da Policia Militar de Solonópole deslocou-se ao local do ocorrido, porém a vitima já tinha sido retirado do local e também o veiculo. O nome da vitima fatal não foi revelado. Atualizado 19h35min

Carro-pipa capota no sitio baixa verde município de Milhã

Por volta das 10h00min, de quarta-feira, dia 24/04/2013, os PPMM Sgt. Adriano, Sd Martins, Sd Dias. Tomaram conhecimento pelo 190, noticiando que havia acontecido um acidente de trânsito na CE 371, sentido Irapuan Pinheiro para Milhã na altura do Sítio Baixa Verde, De imediato a composição fez deslocamento para o local e constatou a veracidade do fato, onde ao chegar se deparou com uma carreta tipo: carro-pipa, capotada e as vitimas tinha sido socorrido para o Hospital local, Em seguida tomou conhecimento que três vítimas foram transferidas para o hospital de Quixeramobim, para constatarem a suspeita de fraturas em todas as vítimas, sendo 04 (quatro) vítimas no total. 1° vítima - motorista FRANCISCO EDVAN DE QUEIROZ 45 anos, natural de Jaguaribe. O mesmo não foi transferido e encontra-se bem. 2° vítima: Foi transferido para a cidade de Quixeramobim, suspeita de fratura no braço direito, JOSÉ ROBERIO LOURENÇO DA SILVA, 20 anos, natural de Quixeramobim. 3° vítima: Foi transferido para a cidade de Quixeramobim, suspeita de fratura no ombro esquerdo, JOSÉ AMAURÍ BARBOSA COSMO, 35 anos, natural de Pedra Branca, porém reside em Quixeramobim. 4° vítima: Foi transferido para a cidade de Quixeramobim, suspeita de fratura no ombro direito, PEDRO DANIEL DE LIMA, 52 anos, natural de Jaguaretama. Dados da carreta: Placa da cabine: MNB-0173 Pacajus-Ce, Placa do reboque: HXE-7242 Fortaleza-CE. Fotos facebook do radialista Walter Lima.

Segundo relatório de ocorrências do COPOM do 9º BPPM/CPI-SUL do dia 24/04/2013 (Quarta-feira),Turno “A” (Das 07H00 às 19H00).

Prefeito de Milhã Otacilio Macedo visita atendimento médico no bairro Bom Acerto

Na noite dessa quarta-feira(24), o prefeito municipal de Milhã Otacilio Macêdo, juntamente com a secretária de saúde do município Adriana Carla, visitaram no bairro Bom Acerto, o andamento do atendimento Bairro que os mesmo implantaram em 15 à 15 dias naquela localidade. O prefeito e a secretária foram ver de perto, como esta sendo feito o trabalho pela equipe de Saúde e Medico. "Estamos visitando hoje aqui, para acompanhar de perto em que podemos melhorar, o que pode ser feito para que à saúde seja mais e mais uma saúde de qualidade para todos, mesmo ela sendo levada ate os bairros, saindo fora do Hospital, queremos prestar um serviço de qualidade para nossos munícipes." Afirmou o Prefeito Otacilio Macêdo. "Estamos muito feliz, nessa boa ação tanto do Prefeito, como da Secretária de Saúde da Cidade, em trazer o atendimento medico ate nosso bairro, realizado de 15 em 15 dias, é de muita serventia para todos moradores aqui, principalmente as pessoas mais idosas, que sentem dificuldades em ir até o hospital, quero em nome do Bairro Bom Acerto, parabenizar essa brilhante ideia   que veio ajudar e muito nosso bairro." Disse Dona Maria, paciente que aguardava o atendimento.

Reportagem Karlinhus Lopes Leia mais: divulga-milha.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Representante da Cogerh prioriza agua para consumo humano e dessendentação animal no Riacho do Sangue

A Cogerh é ligado a Secretaria de Recursos Hídricos e tem a missão de fazer e acompanhar toda distribuição de água nos reservatórios do Estado do Ceará. E a gerência de Limoeiro do Norte tem a incumbência que acompanha essa área que inclui do Médio Jaguaribe, os municípios de Solonópole e Jaguaretama e, há vários anos agente vem trabalhando no Riacho do Sangue “Boqueirão”, e estamos preocupado com a situação deles. A Cogerh não tem partido e nem esta do lado de montante e nem dijuntante. A nossa missão aqui é tentar distribuir essa água da melhor maneira possível para o uso racional principalmente no primeiro deste que agente esta vislumbrando uma seca de novo e o açude no ano passado veio o DNOCS não teve recarga nenhuma. Nós baseados na Lei Estadual dos recursos baseado na Lei Federal que diz que o abastecimento humano e dessendentação animal tem o uso prioritário de água no período de escassez. Só temos duas cidades que depende desta água do açudes e algumas comunidades. O comitê de bacias ele acordou em 2012 no Estado do Ceara uma média de 300l/s na válvula e ela passamos 32 dias, e posteriormente diminui-se para 247 l/s que passamos sete dias e, depois reduzido mais um pouco para 235 l/s. Segundo informações do representante da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh) Francisco Almeida Chaves. Leia mais: MP realiza audiência em Solonopole sobre seca.

Prefeito Otacilio Macedo visita obra de reforma da adutora

O prefeito de Milhã, Otacilio Macêdo, visitou nessa quarta-feira(24) o andamento da obra de reforma da adutora que trará água da Cidade de Senador Pompeu à Milhã. O prefeito foi ver de perto o andamento da obra, ao qual depois de muitas tentativas e idas a Fortaleza, conseguiu a liberação da mesma junto ao Governo do Estado, o Sr. Cid Gomes. Acompanharam o Prefeito na visita de vistoria a Obra de reforma, a Secretária de Agricultura Rivânia Maria, a diretora do SAAE Cleovânia, e o presidente do PT de Milhã Titico. "Fico feliz em ver que em breve teremos esse patrimônio milhãense de volta, patrimônio esse que temos o dever de zelar, para que futuramente não venhamos passar por essa dificuldade tão grande de água em nosso Município, agradeço ao Governador Cid Gomes por diversas vezes ter me recebido em seu gabinete, a fim de resolver esse "problemão" de Milhã, o agradeço mais ainda por ter me concebido no dia 26 de Março a liberação da reforma em reunião no prédio da SOHIDRA em Fortaleza, e agora que começou, quero acompanhar de perto, e cobrar rapidez da empresa que fará os serviços, pois não podemos perder tempo não." Disse o Prefeito Otacilio.
Leia mais: divulga-milha.

Final da primeira fase da Copa no Distrito São José do dia 21 de abril

A II Copa de Futebol de Campo em homenagem ao desportista Alexandre de Freitas no distrito de São José no Municipio de Solonópole esta conquistando cada vez mais o público que comparece e prestigia as partidas nos finais de semana que movimenta a área esportiva, sob a organização de Paulinho do Esporte, Sebastião Rodrigues e amigos do distrito de São José.

Domingo - 21/04/2013
Verdum 1 x 6 Calabaço de Acopiara
Milhã 3 x 4 Bom Jardim

MILHÃ: municipio é parabenizado por pagamento em dia do seguro safra

O município de Milhã, foi parabenizado nessa quarta-feira(24), em reunião na cidade de Quixeramobim, por representantes da MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário), por ser um dos poucos municípios do Ceará, que já efetuaram o pagamento do Seguro Safra 2013. Esteve presente na reunião, à secretária de agricultura de Milhã Rivânia Maria. Apesar da Herança Maldita deixada em Milhã, onde o município começou 2013 atolado em dividas, o prefeito eleito Otacilio Macêdo priorizou o Garantia Safra, para que os agricultores de Milhã, não sejam prejudicados. "Essa é minha missão, a de fazer para o povo, a de olhar as necessidades, e mesmo em meio as dificuldades deixadas que são muitas, a gente fazer o possível e o impossível, para que nossa cidade possa se reerguer." Disse o Prefeito de Milhã. "A cidade de Milhã, é uma das poucas do Ceará que já efetuaram o pagamento da 2º parcela do Seguro Safra, onde temos cidades aqui no estado que não efetuaram nem a primeira ainda, e quando recebemos os parabéns dos representantes da SDS e MDS fiquei bastante alegre, pois isso mostra que o trabalho esta sendo bem feito." Acrescentou Rivânia Maria secretária de agricultura da cidade. Leia mais: divulga-milha.