
domingo, 17 de agosto de 2025
Capitão Fabio Nogueira e Mazinho na festa de Vice-campeão do Vasp futsal 2025
sábado, 16 de agosto de 2025
SILVANO DE JOGADOR A TREINADOR Vasp Futsal realiza confraternização de Vice-campeão da primeira divisão do campeonato municipal de Solonópole 2025
quinta-feira, 14 de agosto de 2025
Moto tomada de assalto é encontrada no lixão da cidade de Solonópole
Segundo informações, uma moto Honda NXR 150 BROS ES de cor preta e placa OCN-8E96, ano 2011, inscrição de Milhã-CE, havia sido tomada de assalto. Segundo a vitima, dois homens armados anunciaram o assalto e mandaram a vitima deitasse no chão, em seguida os assaltantes tomaram rumo ignorado. A polícia foi ao local após receber a informação do ocorrido.
Vereador Mi Saraiva de Banabuiu, Ecivando Pinheiro e Alan Macedo de Milhã no malha dagua sertão central
O Vereador Mi Saraiva de Banabuiu, Ecivando Pinheiro e Alan Macedo de Milhã no malha dagua sertão central
ENTREVISTAS Mi Saraiva vereador de Banabuiú, Elmano de Freitas governador PT, Alan Macedo prefeito Milhã, Ecivando Pinheiro vereador Milhã
quarta-feira, 13 de agosto de 2025
COLETIVA Elmano governador e secretario Fernando Santana no malha dagua em Banabuiú
Giuseppe Vieira fala da inauguração do Malha D’Água e do avanço da transnordestina em Banabuiú no Ceará
O secretário Nacional de recursos hídricos Giuseppe Serra seca Vieira em entrevista com sentida ao jornalista Antônio elanio Na inauguração do sistema adutor do projeto malha d'água Banabuiú sertão central realizado no final da tarde de terça-feira 12 de agosto de 2025 divisa Banabuiú Jaguaretama falou sobre a inauguração do projeto de relevância de abastecimento de água e também sobre os avanços da Transnordestina no Ceará.
terça-feira, 12 de agosto de 2025
Recursos Hídricos “Sonho realizado”: projeto Malha D’Água é inaugurado, trazendo esperança para o Sertão Central

No coração do sertão, onde o vento carrega histórias de resistência, a água volta a correr como promessa cumprida. Nesta terça-feira (12), em Banabuiú, o Governo do Ceará inaugurou o setor 1 do Projeto Malha D’Água, levando “mais brilho, mais vida, mais riqueza e desenvolvimento”, narra a moradora local e analista ambiental Aline Silva Nobre, que faz parte do Consórcio Águas do Sertão, empresa responsável pela construção da est“É um sonho sendo realizado, ter uma estrutura como essa sendo oferecida para a população. É o primeiro mundo chegando ao Sertão”, celebra Aline. “Com a chegada de uma água de qualidade, a gente vai conseguir tirar essa imagem de que o sertão é falta, é escassez”, falou, emocionada, acrescentando que esteve no local no primeiro dia de obra, “quando tudo era só mato”.
A cerimônia foi realizada com a presença do governador Elmano de Freitas, que fez um discurso emocionante. Ele iniciou afirmando que o dia era histórico para os cearenses, “com a chegada da água ultrafiltrada, com a máxima qualidade existente no mundo”. “Eu tenho certeza de que aqui é um dos recursos mais bem investidos que o Estado do Ceará já fez: garantir água tratada para as famílias que moram nessa região”, disse.
Elmano também frisou que água tratada representa saúde. “Eu tive a experiência de pegar água em carro-pipa para levar para casa, e poder estar hoje aqui nessa região dizendo ao povo dessa região que, se tiver uma seca, e se tiver água no açude Banabuiú, não faltará água na casa do nosso povo para beber, cozinhar, tomar banho, porque isso é saúde para o nosso povo”.
Secretário de Recursos Hídricos, Fernando Santana falou da importância da obra para a região. “Essa iniciativa levará água em sistema adutor para a região, gerando emprego, renda e levando água de qualidade”, disse. O titular da SRH agradeceu a presença dos representantes dos municípios contemplados. “E é importante, prefeitos, que a gente possa replicar para a população que, a partir de agora, receberá uma água de altíssima qualidade, que é para melhorar sua saúde, que é para melhorar seu cotidiano”, completou Santana.
O Malha D’Água trará melhorias na saúde da população e mais qualidade de vida, a partir da água tratada, de acordo com o presidente da Cagece, Neuri Freitas. “Esse projeto foi pensado para que a gente tivesse uma grande estação de tratamento de água, instalada em um açude mais resiliente a seca e que essa estação proporcionasse a qualidade necessária para a água tratada. A partir dela, obviamente, a ideia é distribuir para os municípios. Em vez de pensarmos em uma estação de tratamento para cada município, optamos por uma estrutura de grande porte, com controle, boa qualidade, profissionais qualificados e que já envie essa água para os municípios contemplados. É isso que temos hoje aqui”, contou.
Durante a agenda, também foi inaugurado pelo governador o Sistema Adutor Banabuiú do Sertão Central, equipamento que fará a captação de água a partir do Açude Arrojado Lisboa para tratamento e distribuição nos municípios atendidos. Serão 688 km de extensão para fornecer água tratada a nove sedes municipais: Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuã Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca, além de 38 sedes distritais (291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores), beneficiando 280 mil pessoas.
Na obra total, serão investidos R$ 675 milhões. Na segunda fase, serão beneficiados os seguintes municípios: Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça, Pedra Branca e o distrito de Encantado, em Quixeramobim.
Giuseppe Vieira, Secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), parabenizou o Governo do Ceará pelo investimento feito no equipamento. “O Governo Federal está aqui presente para enaltecer e parabenizar pelo trabalho que foi feito, nesse investimento que foi realizado num equipamento com tecnologia de última geração. E o governador Elmano elevou o nível de exigência, trazendo o padrão de referência para o Ceará, que é levar água de qualidade”, disse.
Transparência e participação popular - Maria Evandira é moradora de Jaguaretama e fez parte do Comitê do Projeto Malha D’Água, que, desde o dia 1º de novembro de 2023, funcionava como elo entre a construtora do equipamento e a comunidade dos municípios contemplados. Ela representava o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Jaguaretama.
“Hoje, para a gente, é um sonho realizado, porque vamos ter uma água de qualidade e isso vai até melhorar a questão do custo de vida”, comemorou. Ela também falou da experiência de fazer parte do Comitê. “Foi um dos momentos mais importantes, pois a gente manteve a comunidade a par de todo o processo. Em cada encontro, eram assuntos diferentes que a gente levava para as comunidades, assim como para o próprio centro da cidade, trazendo as famílias para conhecerem um pouco mais sobre a obra e a assistência que a gente recebeu para elas”.
O Comitê era formado pela sociedade civil, poderes governamental e legislativo, com o objetivo de tornar transparente a obra, oferecendo cursos e capacitações. As reuniões ocorriam mensalmente, sendo a última realizada nesta data.
“O sertão sem água não é nada”
Trabalhar na estação é motivo de orgulho para Henrique Aquillas, que também reside em Banabuiú. Aos 40 anos, ele conta a dificuldade que é ter água de qualidade no interior. “[…] Água de qualidade aqui nunca teve. No interior, é difícil isso. Agora, com uma produção dessa, é um diferencial. O sertão sem água não é nada. Não tem plantio, não tem animais, pois até o ser humano precisa de água para sobreviver. Mas água com qualidade, como o Malha D’Água vai oferecer, é um diferencial”, frisa.
O prefeito Marcilio Coelho, representando o povo banabuiense, agradeceu ao governador Elmano de Freitas pela entrega feita. “Teremos uma segurança hídrica por muitos anos, que esse sistema vai trazer não só para Banabuiú, mas para essas diversas cidades que estão sendo atendidas. Um projeto muito bonito, importantíssimo para o sertão central. A gente sai daqui muito agradecido e feliz por esse investimento”, disse. Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto / / / Helene Santos - Casa Civil - Fotos.
Plejusc realiza primeiro treino com A.E Juventus de Assunção no estádio municipal de Solonópole
O Plejusc realizou seu primeiro treino com Associação Esportiva Juventus do distrito Assunção no estádio municipal de Solonópole, como forma de preparação para a Campeonato municipal de futebol da primeira divisão edição 2025.
O objetivo da equipe comandada por Orlando Caruaru e Netão é realizar amistosos antes da convocação final para Campeonato municipal de futebol, que serão realizados no estádio municipal Padre Agenor Tabosa Pinto na cidade de Solonópole no sertão central do Ceará.
PLEJUSC Plebe Juvenil Sport Clube - 1 Junior, 2 Breno, 17 Felipe, 18 Fábio Nogueira capitão, 20 Zé veloz, 16 David, 11 Keliton, 5 Victor, 14 Túlio Diniz, 13 Bruno Gaguinho, 9 Jardel. Técnico: Orlando Caruaru, Auxiliar técnico: Netão, Presidente William Nunes.
A.E. JUVENTUS do Distrito Assunção - 1 Ytalo, 5 dede, 25 Leonardo, 16 Marcelo, 6 Cleilson, 14 Diego bets, 15 Emerson, 18 Isaac, 3 Antonio Luiz, 20 Rafael, 17 Breno de Chorozinho. Reservas: 19 cristalino, 22 Alex. Técnico: Denis Marcos, Auxiliar técnico: Aldivan.
Primeiro tempo, gol de Diego bets e Marcelo para o A.E Juventus de Assunção, em seguida foi a vez de : Bruno Gaguinho do Plejusc no 1° tempo. No segundo tempo, Breno de Chorozinho fez o gol do A.E Juventus do distrito Assunção. Placar final: Plejusc 1x3 A.E Juventus. O treino teve como arbitro: Yago, Auxiliados por Dudu X Tiago Caiçara.
sábado, 9 de agosto de 2025
Logradouro empata com o Caiçara pela terceira rodada da Copa Bastiãozinho em São José de Solonópole
No dia 2, Trem das Onze do distrito São José 1x1 Flamengo da Lagoa do Jatobá; No domingo, 3 de agosto, Santa Teresa futebol clube de Solonópole x AR do Arnaldo. Hoje foi a vez de Logradouro 1x1 Caiçara e, amanhã, domingo, dia 10, será a vez de: Telas Master F.C x Flamengo da Lagoa do Jatobá.
Grupo A: Logradouro, Vieira Master de Jaguaribe, Santa Tereza, Caiçara.
Grupo B: Trem das Onze do distrito São José, Telas Master FC, Flamengo da Lagoa do Jatobá.
Uma copa totalmente particular e com livre acesso, que tem como organizador: Paulinho do Esporte. E os jogos serão realizados sempre as 15h45min (tarde) no Campo da Varzem no distrito São José de Solonópole-CE. A Final será no dia 13 de setembro de 2025, sábado.
Segundo o centroavante Rosineudo Lima "Hoje aconteceu a Terceira rodada da primeira copa Bastiãozinho, em São José. Placar final: Logradouro 1x1 Caiçara. Quero aqui parabenizar o meu amigo Paulinho do Esporte, e família pelo o evento', concluiu o centroavante. Confira Fotos 📷
quinta-feira, 7 de agosto de 2025
Rendeiros do açude Boqueirão de Solonópole regularizam documentação com o DNOCS
Presidente da Federação das Entidades Comunitárias de Solonópole anuncia vários benefícios para as comunidades
quarta-feira, 6 de agosto de 2025
Leonardo Pinheiro celebra emissão de documento da terra a rendeiros de Solonópole
De acordo com o parlamentar, agora, esses rendeiros estão não só ocupando essas terras, mas são “de fato donos daquelas terras”. A medida, conforme ele, beneficiará 285 famílias, que terão acesso às políticas públicas e à aposentadoria rural. “É algo de extrema importância, que traz dignidade a esses agricultores que eram tidos como posseiros. Muitos receberam esses terrenos de seus pais ou avós e não tinham o documento dessa terra”, pontuou.
Leonardo Pinheiro informou que os rendeiros devem se dirigir à Associação Recreativa de Solonópole (ARS), onde o DNOCS começou, nesta quarta-feira, a fazer a entrega desses documentos. “Um sonho para todos esses agricultores que agora vai sair do papel e se tornar realidade”, disse.
O vice-líder do Progressistas na Alece destacou também a assinatura da ordem de serviço da pavimentação da rodovia CE-473, que liga a sede do município de Milhã ao distrito de Carnaubinha. “São 16,5 quilômetros de estradas carroçáveis que, no inverno, trazia toda uma dificuldade para a população”, observou.
O deputado ressaltou que Milhã é hoje “o maior produtor de leite per capita do Ceará”, produzindo cerca de 130 mil litros de leite diariamente, gerando emprego e renda. “Essa é a cadeia produtiva mais importante desse município, agregando em mais de duas vezes o valor que entra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa pavimentação trará conforto, dignidade, melhor qualidade de vida e fortalecendo a economia de Milhã”, avaliou.
Edição: Vandecy Dourado. Por Gleydson Silva.
terça-feira, 5 de agosto de 2025
Rendeiros do açude Boqueirão de Solonópole regularizam documentação nos dia 6 e 7 de agosto de 2025
Nesta quarta (06) e quinta-feira (07), a partir das 07h, uma equipe do DNOCS estará na Associação Recreativa de Solonópole (ARS) para: Emitir Declarações de Ocupação para obtenção do CAF.
Verificar pendências em contratos. Importante: Levar RG e CPF. Quem possui contratos antigos, leve-os também.
Essa ação conta com o apoio da presidente da ARS, Cristina Pinheiro do PP, e do deputado estadual Leonardo Pinheiro do partido progressista, por viabilizarem essa ação que vai beneficiar diretamente os agricultores que ocupam essa área.