http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Padre Vilberto anuncia reabertura de missa presenciais em Solonópole

A paróquia do Bom Jesus Aparecido na cidade de Solonópole no interior cearense que tem a frente o padre Antonio Vilberto Ferreira administrador geral, em entrevista ao radialista Antonio Elanio O Repórter do Povo em reportagem especial para as emissoras: Radio Comunitária Sol m 87,9 mhz no programa Solonópole Agora com Vilber Figueiredo e na Radio Cachoeira Am 1520 khz com Jota Silva, informou que as missas presenciais reiniciará na cidade no próximo domingo dia 05 de setembro de 2020, com 40% de sua capacidade.

Ainda de acordo com o padre Beto, a paróquia do Bom Jesus Aparecido pertencente a diocese de Iguatu-CE esta de acordo com as medidas de prevenção sanitárias adotadas pelo governo do Ceara sob a higienização das mãos, uso da máscara e o distanciamento social.
Entrevista Cachoeira Am 1520 khz aqui.

Entrevista Sol Fm 87,9 mhz aqui.

sábado, 29 de agosto de 2020

Lutou pela vida Regivan

Diariamente acompanhamos pacientes que enfrentam doenças que ameaçam a vida. Vivenciar um processo de diagnóstico, inúmeros tratamentos e o impacto multidimensional que o adoecimento produz em suas vidas é, de fato, uma grande batalha. Muitas vezes, é a situação mais desafiadora já experimentada. 29-08-2020

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

PSL Ceará investe na preparação dos pré-candidatos

Partido realiza a 2ª edição do PPC – Programa de Preparação de Candidatos neste sábado (29)

Acontecerá neste sábado (29) a segunda edição do PPC – Programa de Preparação de Candidatos, realizado pelo PSL Ceará. O encontro é voltado para a orientação dos pré-candidatos do partido para as eleições deste ano. De acordo com o presidente estadual da sigla, deputado federal Heitor Freire, com a pandemia do coronavírus o partido precisou adequar algumas etapas:
“Nós realizamos o 1° PPC ainda no ano passado, com a implantação do Programa de Compliance no partido. Havíamos previsto muitos encontros presenciais, mas a pandemia acabou refazendo os nossos planos. Ao longo dos meses, realizamos muitas reuniões online para formação e orientação dos nossos pré-candidatos no estado, mesmo assim sentimos falta de um segundo encontro presencial, só que agora, claro, tomando todo o cuidado com as medidas sanitárias em vigor”, ressalta o parlamentar cearense.

Segundo o presidente da executiva municipal de Fortaleza, advogado Alcy Pinheiro, a programação abordará vários temas, todos voltados às instruções e diretrizes legais sobre as candidaturas:

“Vamos esclarecer pontos relevantes nas áreas jurídica, contábil e de marketing, em especial o que pode e o que não pode, e vamos também repassar as orientações para a realização das convenções partidárias, que deverão ser realizadas no próximo dia 7 de setembro em todo o estado, salvo exceções”, adianta.

O PSL foi o partido que mais cresceu em número de filiados nos últimos meses, de acordo com dados do TSE, e pretende fazer a diferença nas eleições municipais de todo o Brasil.

2° Encontro do Programa de Preparação de Candidatos no Hotel Meridional Center no dia 29/08/2020, das 8:30 às 13h. O evento é fechado para convidados. Uso de máscara é obrigatório. (foto).

Acompanhe as notícias do mandato do deputado Heitor Freire, acesse: www.deputadoheitorfreire.com.br
Mais informações para a imprensa: Camila Lima Jornalista Camilalima.assessoria@gmail.com

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Dois adversarios politicos marcam duelo em praça publica no interior do Ceará

Dois adversários políticos resolveram marcam um duelo a moda do faroeste americano para resolver as diferenças na praça publica da cidade de Iguatú no interior do Ceará. As conversas no grupo de whatsapp "Faca cega" foi para no Sikera Junior do programa Alerta Nacional da Tv Acritica de Manaus/Amazonas e retransmitido pela RedeTv. Assistam na integra.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Ex-candidato a vereador de Solonopole deixa hospital após vários dias internado com Covid-19

Img 20200825 wa0579O Ex-candidato a vereador de Solonópole mais conhecido por Chico Gordo deixou o hospital regional do sertão central de Quixeramobim-CE nesta tarde de terça-feira, dia 25 de agosto de 2020 após passar vários dias internado com Covid-19.

Atualmente Chico Gordo trabalhava com vendas de verduras pelas ruas da cidade de Solonópole no Ceará. Chico Gordo já foi candidato a vereador com o número 15.624 pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro em 1992.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Operação Apoena irá atuar na Caatinga com orientação sobre prevenção de incêndios

O projeto foi apresentado em transmissão ao vivo, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, na manhã desta segunda-feira, 24
Incêndio em Iguatu foi contido após uso de 10 mil litros de água (Foto: Companhia de Bombeiros Militares de Iguatu). Por ISMIA KARINY.

A Operação Apoena, reconhecida pelo trabalho desenvolvido na prevenção de incêndios florestais e no uso sustentável do fogo, irá atuar pela primeira vez no Bioma Caatinga. O projeto é promovido pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), com foco no monitoramento, vistoria e fiscalização de áreas de vegetação nativa, em propriedades rurais localizadas em regiões de risco potencial de ocorrência de incêndios florestais.

Em parceria com o Governo do Ceará, a operação também será desenvolvida em regiões de vegetação nativa no Estado, com a proposta de orientar produtores rurais na prevenção e combate aos incêndios florestais. O projeto foi apresentado em transmissão ao vivo, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), na manhã desta segunda-feira, 24. A live reuniu diversas instituições ambientais, para discutir práticas de prevenção e combate a queimadas e a importância da educação ambiental.

Também na live, foi divulgado resultados de uma pesquisa da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que identificou as regiões cearenses com maior risco para incêndios florestais. Pela variável de pluviometria média anual foi possível identificar as áreas mais úmidas e as áreas mais secas do Estado.

Segundo Leonardo Almeida Borralho, articulador das unidades de conservação estaduais e coordenador do Comitê de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), as regiões consideradas mais úmidas no Ceará são aquelas onde historicamente ocorrem mais chuvas, como o Litoral, a chapada da Ibiapaba e a Serra de Baturité; já ao Sul, há as regiões do Cariri e Araripe.

As áreas mais secas, seriam aquelas onde há índice pluviométrico menor, como as regiões do sertão de Sobral e o de Crateús, até o sertão Central e Inhamuns, no centro-sul cearense. Nessas áreas mais secas foi observado uma maior suscetibilidade a incêndios florestais.

Ainda conforme o levantamento, os municípios de maior risco para incêndios são: Independência, Tauá, Morada Nova, Jaguaretama, Quixeramobim, Tamboril, Jaguaribe, Aiuaba, Boa Viagem, Irauçuba, Crateús, Santa Quitéria, Salitre, Sobral, Acopiara, Solonópole, Campos Sales, Quixadá, Banabuiú e Parambu.

Pelo estudo da Funceme, também foi utilizado o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), que é uma técnica de processamento digital de imagens, que observa a umidade da vegetação. O mês utilizado para parâmetro foi novembro, por ser um período de maior estiagem. Leonardo Borralho acrescenta que a vegetação, no entanto, tende a mudar a cada dois anos, segundo o cenário de chuvas do primeiro semestre.

“A vegetação demonstra que em 2010 tivemos um índice pluviométrico bom, e boa parte do estado estava verde, bem úmido. Já em 2012 foi um período mais seco, e isso contribuiu para incêndios florestais. Em 2014 melhorou um pouco, principalmente no Sul do Estado. E em 2016, já observamos um cenário bem complicado”, comenta Leonardo Borralho.

No ano de 2016, o cenário de seca no Ceará foi mais crítico e cooperou para um maior número de ocorrências de incêndios florestais, alguns de média e grande proporção. Segundo Leonardo, com exceção das áreas mais elevadas, como as serras, e o litoral, a maior parte do Estado apresentou umidade seca.

Operação Apoena - No Ceará, a Operação Apoena tem apoio do governo estadual, por meio do Comitê de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna). O projeto é dividido em quatro fases e contempla áreas próximas a comunidades tradicionais, com vegetação nativa e de maior risco para incêndios florestais.

A primeira etapa é realizada antes do período de ocorrências de incêndio, quando são realizadas vistorias nas propriedades rurais, com objetivo de elaborar laudo com recomendação de prevenção e combate aos incêndios, conforme o coordenador do Prevfogo de Goiás, Altair Luis Gonçalves. Também nessa fase, é realizada a notificação para cumprimento do laudo, que institui a obrigatoriedade das ações de prevenção.

Na segunda fase são realizados os cuidados de monitoramento remoto dos focos de calor das áreas rurais notificadas. Ela acontece durante o período de ocorrência dos incêndios. Já na terceira fase, realizada após o final do período de incêndios, é produzido o relatório das propriedades rurais atingidas pelo fogo, a serem enviados para a Divisão Técnico-Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nessa etapa, também é possível a autuação dos proprietários rurais que tenham descumprido as orientações do laudo de vistoria, ou provocado fogo não autorizado - como o de aceiro, que visa impedir a propagação do fogo - e incêndios florestais. “O fiscal pode autuar baseado na vistoria remota, por meio de relatórios de geoprocessamento; mas é muito difícil decidir autuar sem ir na propriedade, porque pode ter acontecido alguma coisa e o proprietário não ser o culpado”, destaca Altair.

A última etapa da operação corresponde a avaliação das áreas notificadas, para a produção do relatório final e acompanhamento dos resultados junto aos órgãos ambientais. Por meio da avaliação, é observado as áreas atingidas pelo fogo, que foram autuadas; as áreas que foram atingidas pelo fogo, mas não foram autuada; e aquelas livres de incêndio.

sábado, 22 de agosto de 2020

Decima noite de festa da Mãe Rainha em Solonopole 22-08-2020

Confira a programação da festa da mãe rainha do bairro Santa Tereza na cidade de Solonópole no Ceará do ano 2020, pertencente a Paróquia do Bom Jesus Aparecido.

Tema Central: Com os Santos e Santas na casa de Deus, formamos comunidades missionárias. Do dia 13 a 22 de Agosto 2020

DECIMA NOITE : 22/08/19 Sábado
MISSA COM A BENÇÃO DO SANTÍSSIMO
TEMA: : A comunidade casa  da ternura e das famílias.
LEITURA:  Jô 12,1-11 ; ROM 12,9-11; sl 22(23).  * Mc 9,14-27; ROM 1-16; sl 127 (127)
PREGADOR: Pe BETO
DEDICADO:  As famílias da Mãe  Rainha
RESPONSÁVEIS: Todos  Os Grupos
PARTE SOCIAL:  a Comunhão Espiritual
Confira aqui. Programação enviada por Vladia Mary.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Nona noite de novena Mãe Rainha em Solonopole 21-08-2020

Confira a programação da festa da mãe rainha do bairro Santa Tereza na cidade de Solonópole no Ceará do ano 2020, pertencente a Paróquia do Bom Jesus Aparecido.

Tema Central: Com os Santos e Santas na casa de Deus, formamos comunidades missionárias. Do dia 13 a 22 de Agosto 2020

NONA  NOITE : 21/08/19 Sexta-feira
TEMA: : A comunidade rumo a casa  da santíssima trindade
LEITURA: Jo 141-6; Ef 1, 17-23; Sl 46(47)
PREGADOR: 
DEDICADO : Terço das Mulheres 
RESPONSAVEIS  : Centro; Tanque; Passagem funda e Catole 
GRUPOS: Zilvanir; Jacinta; Cleide Nogueira; Ciomara; Maria de Souza e Rozangela
PARTE SOCIAL: Cartinha de Maria
Confira aqui. Programação enviada por Vladia Mary.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Ex-vice-prefeito Carlos Kleber será entrevistado por Jota Silva na Radio Cachoeira de Solonopole

Nesta sexta-feira, dia 21/08/2020, no programa Jornal do meio dia, da Rádio Cachoeira Am 1520 khz, Jota Silva entrevista o ex-vice-prefeito de Solonópole no Ceará Carlos Kleber do PSB, Partido Socialista Brasileiro. A edição vai ao ar a partir das 12h00min. A Rádio Comunitária Sol Fm 87,9 mhz no programa SolonopoleAgora com Vilber Figueiredo retransmitirá a partir das 12h30min.
O ex-vice-prefeito Carlos Kleber fará uma reflexão a respeito da representatividade no governo estadual e sobre sua trajetória política no município de Solonópole no interior cearense. Em 2016, Carlos entrou no pleito para ser prefeito de Solonópole, contudo, não logrou êxito. Neste ano, ele tentaria a disputa pelo cargo novamente porém desistiu da sua pré-candidatura. Carlos Kleber (foto) é atual diretor do Instituto de Saúde dos Servidores do Ceará (ISSEC). Escute AoVivo CachoeiraAm. ou AoVivo Sol Fm retransmissão.

SOBE para 545 confirmados de Covid-19 em Solonopole

20200821 013904No município de Solonópole no sertão central do Ceará, nesta quarta-feira, dia 19/08/2020, encontra-se com 545 casos confirmados de Covid-19: 138 casos ativos, 105 suspeitos, 395 curados e 12 óbitos, segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Para ver o mapeamento dos casos por localidade, Confira Boletim.

Oitava noite de novena Mãe Rainha em Solonopole 20-08-2020

Confira a programação da festa da mãe rainha do bairro Santa Tereza na cidade de Solonópole no Ceará do ano 2020, pertencente a Paróquia do Bom Jesus Aparecido.

Tema Central: Com os Santos e Santas na casa de Deus, formamos comunidades missionárias. Do dia 13 a 22 de Agosto 2020

OITAVA NOITE : 20/08/2020 Quinta-feira
TEMA: : A comunidade casa  da iniciação a vida crista.
LEITURA:  Jo 1, 35-42; At 16, 11-15; Sl 35(36)
PREGADOR: Padre Beto
DEDICADO:  Legião de Maria
RESPONSAVEIS  : Barra Nova; Algodões; Cachoeirinha;; Volta e Carnaubas.
GRUPOS: Ritevania; Socorro Leandro; Josefa; Jocimeire; Ocilene; Auriza
PARTE SOCIAL: Cartinha de Maria
Confira aqui. Programação enviada por Vladia Mary.

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Morre 12 pessoas de coronavírus e Solonópole chega a 524 confirmados

No município de Solonópole no sertão central do Ceará, nesta quarta-feira, dia 19/08/2020, encontra-se com 524 casos confirmados de Covid-19: 138 casos ativos, 101 suspeitos, 374 curados e 12 óbitos, segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Para ver o mapeamento dos casos por localidade, clique Confira Boletim. Confira fotos.

Setima noite de novena Mãe Rainha em Solonopole 19-08-2020

Confira a programação da festa da mãe rainha do bairro Santa Tereza na cidade de Solonópole no Ceará do ano 2020, pertencente a Paróquia do Bom Jesus Aparecido.

Tema Central: Com os Santos e Santas na casa de Deus, formamos comunidades missionárias. Do dia 13 a 22 de Agosto 2020

SETIMA NOITE : 19/08/2020  Quarta
TEMA: : A comunidade em defesa   da casa comum
LEITURA: Mt 6, 25-34; Gn 1,26-2,3 Sl 18919A)  
PREGADOR: Pe Jailson
DEDICADO :  Aos Idosos
RESPONSAVEIS :  Domingo Savio; Assunção; ass- nova; Pontal Castelo e Pedra Verde
GRUPOS:  Maria do Rozario. Rena; Fatima; Lucia; Nadia ; Gilson Aurenizia
PARTE SOCIAL: Catinha de Maria
Confira aqui. Programação enviada por Vladia Mary.
Celebração seminarista Rafael e, Dinaja Campos do distrito Assunção.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Correios iniciou greve nesta terça-feira 18 de agosto de 2020

Nesta terça-feira (18) inicia a greve dos Correios em alguns estados do país. A decisão afeta uma uma cadeia de comerciantes que tem usado o e-commerce como principal fonte de renda e dependem da estatal.
Segundo levantamento da Loja Integrada com mais de 2 mil entrevistados, 86% dizem utilizar o serviço como principal meio de envio. O serviço pode ser uma alternativa para os lojistas virtuais nesse momento. Tenho porta-voz disponível que pode falar sobre o cenários e soluções. Estou à disposição!
Mikaella Pedrosa 11.93220.9689 Agência NoAr

Sexta noite de novena Mãe Rainha em Solonopole 18-08-2020

Confira a programação da festa da mãe rainha do bairro Santa Tereza na cidade de Solonópole no Ceará do ano 2020, pertencente a Paróquia do Bom Jesus Aparecido.

Tema Central: Com os Santos e Santas na casa de Deus, formamos comunidades missionárias. Do dia 13 a 22 de Agosto 2020

SEXTA NOITE : 18/08/2020 Terça Feira
TEMA: A comunidade casa da missão permanente
LEITURA:  Mt 10 ,1-15 ;At 13,1-12;  Sl 116(117)
PREGADOR: Irma Cassiana 
DEDICADO : Aos Jovens
RESPONSÁVEIS : Cohab; Cangati e Bom Jesus 1 e 2 
GRUPOS: Maria Olegario; Tania e Regineilha; Cassia e Ciria
PARTE SOCIAL: cartinhas de maria
Confira aqui. Programação enviada por Vladia Mary.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

NÃO PARA DE CRESCER Covid-19 em Solonopole com 481 confirmados

A situação do município de Solonópole no sertão central do Ceará. nesta segunda-feira, dia 17/08/2020, Solonópole encontra-se com 481 casos confirmados de Covid-19: 121 casos ativos, 84 suspeitos, 350 curados e 10 óbitos, segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Para ver o mapeamento dos casos por localidade, clique Confira Boletim.

Quinta noite de novena Mãe Rainha em Solonopole 17-08-2020

Confira a programação da festa da mãe rainha do bairro Santa Tereza na cidade de Solonópole no Ceará do ano 2020, pertencente a Paróquia do Bom Jesus Aparecido.

Tema Central: Com os Santos e Santas na casa de Deus, formamos comunidades missionárias. Do dia 13 a 22 de Agosto 2020

QUINTA NOITE : 17/08/2020 Segunda-feira 
TEMA: A comunidade casa da caridade e do serviço a vida plena
LEITURA: Lc 10, 25-37 Tg 2, 14-17; Sl 111(112)
PREGADOR: Robsneuton
DEDICADO:  As comunidades
RESPONSAVEIS: Semeão Machado; São Jose, Genipapeiro, Varzinha Cajazeiras Parana; Nova Empreza Forquilha; Carcel 1 e 2, e Milagres
PARTE SOCIAL: cartinhas de maria
Confira aqui. Programação enviada por Vladia Mary.

domingo, 16 de agosto de 2020

Solonopole com 460 confirmados de Covid-19 e 10 obitos

A situação do município de Solonópole no sertão central do Ceará. neste domingo, dia 16/08/2020, Solonópole encontra-se com 460 casos confirmados de Covid-19: 131 casos ativos, 104 suspeitos, 319 curados e 10 óbitos, segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Para ver o mapeamento dos casos por localidade, clique Confira Boletim.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Programação da festa da mãe rainha da Santa Tereza em Solonopole 2020

Na foto: Rivalda Pinheiro (missionária) e Julia Pinheiro as Pioneiras, 30/08/1993.

Confira a programação da festa da mãe rainha do bairro Santa Tereza na cidade de Solonópole no Ceará do ano 2020, pertencente a Paróquia do Bom Jesus Aparecido.

Tema Central: Com os Santos e Santas na casa de Deus, formamos comunidades missionárias.
Do dia 13 a 22 de Agosto 2020

PRIMEIRA NOITE : 13/08/2020 Quinta feira
ABERTURA: missa as 19:00
TEMA: A comunidade, casa lugar de encontro e acolhida
LEITURA:lc 10,38-42 ; gn 18, 1-10 ;sl 14(15)
PREGADOR: Padre Beto
DEDICADO: As Familias
RESPONSAVEIS: Santa Tereza, Maretas , Bom Jardim, São Luiz
GRUPOS: Milaneide, Maze;  Cleana; Iva
PARTE SOCIAL as cartinhas de maria

SEGUNDA  NOITE : 14/08/2020 Sexta feira
TEMA: A comunidade, casa da palavra de Deus
LEITURA: Lc 4, 14-22ª; at 8,26-40;Sl 118(119)
PREGADOR: Antonio Neto
DEDICADO : Ao ECC
RESPONSAVEIS  :Monte Castelo e Monte Mirim
GRUPOS: Maria Jose; Vania; Marilene , Ruth e Gerda
PARTE SOCIAL    : Cartinha de Maria

TECEIRA NOITE : 15/08/19 Sábado 
TEMA: A comunidade casa do pão da Eucaristia 
LEITURA:  Mt 26,26-30; 1 Cor11 23-26;; Sl77
PREGADOR: Toinho da Pasta
DEDICADO : Crianças
RESPONSAVEIS  : Alto Vistoso ; Pasta , Casa Nova e Prefeita suelly
GRUPOS:Lucia ,Socorro Monte e Maria do Carmo
PARTE SOCIAL    : Cartinha de Maria

QUARTA NOITE : 16/08/2020 Domingo
TEMA: A comunidade casa de Oração
LEITURA: Lc 11,1-4;At 1 12-14; Sl 80(79) 
PREGADOR: Padre Beto
DEDICADO : Terço dos Homens
RESPONSAVEIS  : Coonj. N.S das Graças  Junco e Ema
COROAÇÃO DOS SANTUARIOS :
GRUPOS: Aucileide, Clizeuda, Rociclene, Rejane, Luzinete
PARTE SOCIAL: Cartinhas de Maria

QUINTA NOITE : 17/08/2020 Segunda-feira 
TEMA: A comunidade casa da caridade e do serviço a vida plena
LEITURA: Lc 10, 25-37 Tg 2, 14-17; Sl 111(112)
PREGADOR: Robsneuton
DEDICADO :  As comunidades
RESPONSAVEIS : Semeão Machado ; São Jose, Genipapeiro , Varzinha Cajazeiras Parana; Nova Empreza Forquilha; Carcel 1 e 2 , e Milagres
PARTE SOCIAL: cartinhas de maria

SEXTA NOITE : 18/08/2020 Terça Feira
TEMA: A comunidade casa da missão permanente
LEITURA:  Mt 10 ,1-15 ;At 13,1-12;  Sl 116(117)
PREGADOR: Irma Cassiana 
DEDICADO : Aos Jovens
RESPONSAVEIS : Cohab; Cangati e Bom Jesus 1 e 2 
GRUPOS: Maria Olegario; Tania e Regineilha; Cassia e Ciria
PARTE SOCIAL: cartinhas de maria

SETIMA NOITE : 19/08/2020  Quarta
TEMA: : A comunidade em defesa   da casa comum
LEITURA: Mt 6, 25-34; Gn 1,26-2,3 Sl 18919A)  
PREGADOR: Pe Jailson
DEDICADO:  Aos Idosos
RESPONSAVEIS: Domingo Savio; Assunção; ass- nova; Pontal Castelo e Pedra Verde
GRUPOS:  Maria do Rozario. Rena; Fatima; Lucia; Nadia ; Gilson Aurenizia
PARTE SOCIAL: Catinha de Maria

OITAVA NOITE : 20/08/2020 Quinta-feira
TEMA: : A comunidade casa  da iniciação a vida crista.
LEITURA:  Jo 1, 35-42; At 16, 11-15; Sl 35(36)
PREGADOR: Padre Beto
DEDICADO:  Legião de Maria
RESPONSAVEIS: Barra Nova; Algodões; Cachoeirinha;; Volta e Carnaubas.
GRUPOS: Ritevania; Socorro Leandro; Josefa; Jocimeire; Ocilene; Auriza
PARTE SOCIAL: Cartinha de Maria

NONA  NOITE : 21/08/19 Sexta-feira
TEMA: : A comunidade rumo a casa  da santíssima trindade
LEITURA: Jo 141-6; Ef 1, 17-23; Sl 46(47)
PREGADOR: 
DEDICADO: Terço das Mulheres 
RESPONSAVEIS  : Centro; Tanque; Passagem funda e Catole 
GRUPOS: Zilvanir; Jacinta; Cleide Nogueira; Ciomara; Maria de Souza e Rozangela
PARTE SOCIAL: Cartinha de Maria

DECIMA NOITE : 22/08/19 Sabado
MISSA COM A BENÇÃO DO SANTISSIMO
TEMA:, : A comunidade casa  da ternura e das famílias.
LEITURA:  Jô 12,1-11 ; ROM 12,9-11; sl 22(23).  * Mc 9,14-27; ROM 1-16; sl 127 (127)
PREGADOR: Pe BETO
DEDICADO:  As famílias da Mae  Rainha
RESPONSAVEIS : Todos  Os Grupos
PARTE SOCIAL:  a Comunhão Espiritual
Confira aqui. Programação enviada por Vladia Mary.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Solonopole e mais 13 municipios cearense com Previdência própria aprovaram Lei para não ter contas bloqueadas

O estado do Ceará conta com 66 municípios que tem regime próprio de Previdência. Desse total, apenas 14 aprovaram lei que alterou a alíquota de contribuição dos servidores de 12% para, pelo menos, 14%. As demais cidades têm até o dia 30 de setembro para resolver a situação.

Caso não alterem a alíquota, pensando nas Eleições 2020, vão perder o “certificado de regularidade previdenciária”, uma espécie de selo que garante o direito de recebimento de transferências de recursos da União.

Veja os 14 municípios que alteraram a alíquota: Acarape, Araripe, Beberibe, Cruz, Horizonte, Irauçuba, Itapipoca, Maracanaú, Milagres, Morada Nova, Nova Olinda, Palmácia, Solonópole, Viçosa do Ceará.
Confira quem falta (nomes que não estão grifados). Confira Foto.
Fonte: CN7.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Covid-19 assusta moradores de Solonopole com 396 confirmados

Nesta segunda-feira, dia 10/08/2020, Solonópole encontra-se com 396 casos confirmados de Covid-19: 97 casos ativos, 289 curados e 10 óbitos. No Ceará, até o dia 10/08/2020, foram confirmados 189. casos, segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Para ver o mapeamento dos casos por localidade, confira boletim.

AO SAIR DE CASA dois individuos toma moto em assalto em Nova Floresta Jaguaribe

Hoje pela manhã uma pessoa foi assaltado no centro comercial do distrito Nova Floresta no município de Jaguaribe no Ceará.

O condutor de nome Tiago saía de sua residência cedinho, antes das 8 da manhã desta segunda-feira, 10 de agosto de 2020, quando dois indivíduos chegaram em outra moto e anunciaram o assalto e levaram sua moto Honda NXR 160 Bros ESDD, Cor: Vermelha, Ano: 2018, inscrição de Jaguaribe-CE. Imediatamente a policia foi acionada e os indivíduos fugiram por estradas vicinais, inclusive eles foram flagrados pelas câmeras de vigilâncias do comercio de Nova Floresta quando deixavam o centro comercial.

Por volta das 13h25min, a informação dava conta de que a moto já foi encontrada pela policia. Foto. Consultar Detran-CE.

O radialista Richard Lopes conta a história em seu programa de rádio. Ele apresenta na Radio Jornal Centro Sul de Iguatu-CE 98,9 mhz e Papagaio Fm de Icó-CE. Richard Lopes é das antigas do Radio Am e agora na FM, ritmo antigo de locutor noticiarista policial. Fonte do áudio do grupo whatsapp Jaguaribe Noticias, algum ã gravou e postou.

Covid-19: Ex-deputado Pinheiro deixa UTI eliminando o coronavírus

O ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-deputado federal, Pinheiro Landim, deixou a UTI do Hospital da Unimed. Ele lutava contra o coronavírus, havia um mês.

Em depoimento emocionante, comunica que o seu pulmão, que estava 80% comprometido, está, agora, com 50% e melhorando.

"Essa doença não é fácil, mata, se cuidem, respeitem e sigam as orientações de usar máscara e evitar aglomerações", disse Pinheiro Landim, agradecendo médicos, enfermeiros e pessoas que torceram pela sua recuperação. Via blogdoamauryalencar.com.br
Leia também:
Acuado, Landim renuncia outra vez.

domingo, 9 de agosto de 2020

Dia dos Pais: televisitas possibilitam encontro entre pais e filhos

Neste domingo (9), a homenagem por telechamada é, também, celebração à vida.
O abraço apertado vai ficar para depois, mas o coração cheio de amor está garantido para este Dia dos Pais. Aos 73 anos, Francisco Osmédio da Silva está há mais de 20 dias longe do aconchego do lar por causa da Covid-19, mas o tratamento conta com doses homeopáticas de carinho com a presença virtual diária da família. Neste domingo (9), a homenagem por telechamada é, também, celebração à vida.

Cearense de Solonópole, o servidor aposentado do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) chegou à capital federal em 1970 e nunca havia sido internado em hospitais. Descrito como forte, prestativo e generoso, ele acabou infectado pelo novo coronavírus e passou as últimas semanas em isolamento hospitalar – desde Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até enfermaria.

Confira o vídeo da telechamada envolvendo Francisco e a família:
A recuperação é acompanhada de perto pela família. De contêineres instalados na área externa do Hospital de Campanha do Estádio Nacional Mané Garrincha, onde ele passou os últimos dias, a família fez telechamadas diárias com o paciente. As conversas, feitas por meio de tablets, os aproximam dia após dia, e amenizam a distância.

“Neste Dia dos Pais, é um presente saber que ele está bem, se recuperando. Temos que agradecer a Deus e à equipe, que trabalha com tanto amor”, valoriza a filha, Lidiane Pinheiro, secretária de 42 anos. “É uma situação bem difícil. Durante o processo, várias pessoas próximas pegaram a doença. Sabemos que muitos não conseguem atravessar. Eu posso resumir meu sentimento em gratidão.”

A família é pequena – pai, mãe, dois filhos e três netos – e todos vivem próximos. “Fomos criados em ambiente de paz e união, com contato diário. Por mais que a doença impeça contato físico, fizemos o esforço de acompanhar a evolução de perto, com televisitas”, afirma a filha. “Por mais que as telechamadas sejam rápidas, é especial para o paciente saber que alguém que o ama está acompanhando”, valoriza.

Está marcada para a tarde deste domingo mais uma chamada especial por vídeo, mas a espera é que o paciente tenha alta. “A expectativa é passar a mensagem de que ele é um pai maravilhoso, que nunca deixou nos faltar nada, que é um exemplo de pessoa honesta. Seja indo pra casa ou por telechamada, quero dizer que o amo muito, que é muito importante para nós e que estamos muito felizes de poder dizer tudo isso nesse dia dos pais”, planeja a filha.

Não se sabe exatamente como o idoso pegou a doença. Lidiane Pinheiro relata que ele começou a perder o apetite, ficar mais deitado. Foi uma semana passando mal em casa, até que piorou e passou a não comer ou beber. Da unidade básica de saúde, ele já saiu internado no Hospital Regional de Samambaia (Hrsam) até ser transferido para o Hospital de Campanha, dois dias depois.

A esperança é que nos próximos dias Francisco Omédio da Silva se junte aos mais de 103 mil pacientes recuperados registrados no Distrito Federal. Dos 121 mil casos confirmados na capital até a noite de sábado (8), 85% já tinham conseguido passar pelo ciclo da doença no organismo.

Televisitas - No estacionamento do Hospital de Campanha do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foram instalados dois contêineres, de onde funciona o sistema de televisitas. O agendamento ocorre pela internet. É necessário fazer um cadastro e, após esse procedimento, selecionar datas e horários disponíveis.

O hospital foi inaugurado em maio de 2020 e dedica-se exclusivamente ao atendimento de pacientes com Covid-19 que estão com necessidade de internação. Na última semana, a unidade atingiu a marca de mil altas médicas de recuperados da doença.
Agência Brasília via Redação Jornal de Brasília.

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Família católica de Solonópole batiza os filhos com nomes de papas

20200729 103100Uma família católica do município de Solonópole, encravada no sertão central do Ceará, há 280km da capital Fortaleza é conhecida por homenagear papas. Após surgir o papa Francisco em março de 2013, Ivon era o único dos cinco filhos que não tina nome de papas. Após a revelação, a família Maranhão comemorou, pois o primeiro nome de Ivon é Francisco.

Então vamos lá: os "irmãos papas", lembram das brincadeiras dos moradores de Solonópole no nordeste brasileiro, e por cá, ainda existe até hoje a casa dos meninos da família Maranhão conhecida por vaticano. Uma república do vaticano cearense que não tina hora pra dormir e nem acordar, ouviam musicas altas e andavam sem camisas.

Quem são os papas de Solonópole? E o porque dessa homenagem? Como eles se sentem hoje em dia por ter nome de papas? E seus pais, eles eram muito católicos? Depois de 50 anos ser lembrado com essa homenagem? Será que algum dos cinco irmãos, ou melhor, o sexto, um sobrinho, teve alguém que foi ser padre? Será que o patriarca José Furtado imaginaria que seus filhos fossem padres? O livro "Solonopole" homenageou a família? E a igreja católica de município de Solonópole e sua diocese, o que falam sobre o assunto? Quem faz parte da família Maranhão em Solonópole?

O radialista Antonio Elanio "O Repórter do Povo"conversou com os sobrinhos de Iracema Machado "Ceminha" na manhã de uma quarta-feira, 29 de julho de 2020, quando eles visitavam sua tia em Solonópole, com a simplicidade e humildade eles já estavam de saída pra capital cearense: Roncali, Ivon e Montini Maranhão disponibilizaram um tempinho para conversar com a nossa reportagem que explicaram como tudo aconteceu.

RONCALI Maranhão em homenagem ao papa João XXIII; IVON Maranhão o papa Francisco sendo o último dos homenageados que ganhou o nome de: Ivon conta a particularidade marcante que foi o nome que seu pai colocou como os papas de Solonopole e ainda em homenagem a irmã de sua mãe que tinha falecido antes de seu nascimento, sua tia Ivone.
20200729 103247
Os irmãos "Pecci e Pacceli" já faleceram. PECCI seria o papa Leão XIII, PACCELI o papa Pio XII, MONTINI Maranhão papa Paulo sexto. Tudo isso aconteceu na década de 1950 quando José Furtado resolveu homenagear a igreja católica. Com o falecimento de um dos irmãos, Pacceli resolveu batizar seu filho de Pecci em homenagem ao tio.
20200804 120559%280%29
Hylterno Pinheiro primo dos papas e ex-sacristão da paróquia do Bom Jesus Aparecido relembra momentos históricos no município. Confira Fotos.

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

HRSC Centro De Traumatologia Orienta População Na Prevenção De Acidentes E Lesões

Centro de Traumatologia e Ortopedia do HRSC realizou mais de 200 cirurgias em três meses de funcionamento. Em três meses, mais de 200 cirurgias traumatológicas foram realizadas no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), localizado em Quixeramobim. Cerca de 70% dessas cirurgias são de vítimas de acidentes de motocicleta. Uma estatística que só cresce, mas que pode ser evitada com a conscientização da população sobre os riscos que o trânsito oferece.

O coordenador médico do Centro de Traumatologia e Ortopedia (CTO) do HRSC, Pedro Braga, destaca a importância da adoção de práticas seguras para os motoristas e passageiros. “Seguir as normas de trânsito, utilizar equipamentos de proteção e vestimentas adequadas, não ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir veículos. Se as pessoas seguissem essas orientações básicas muito dos acidentes seriam evitados”, afirma.
O gari Francisco Cleilson Barros Pereira, 39, residente em Quixadá, sofreu uma queda de moto nesta segunda-feira, 4, e precisou ser operado no joelho. “Fui deixar a minha esposa no trabalho. Na volta, eu estava seguindo devagar. Mas por um descuido, acabei caindo. Se eu não estivesse de capacete, a lesão poderia ter sido bem maior”, diz.

Paciente do Centro de Traumatologia e Ortopedia do HRSC Nesse mesmo dia, o aposentado João Baldes de Oliveira, 77 anos, morador de Limoeiro do Norte, passou por uma cirurgia no fêmur. Ele sofreu uma queda de bicicleta. “Estava andando rápido. Meu pé ficou preso no pedal da bicicleta e acabei caindo. Vou tomar mais cuidado daqui pra frente. Todo cuidado é pouco para a gente evitar esses acidentes”, fala.

Acidentes domésticos - Os acidentes domésticos, como quedas da própria altura, também preocupam. “Nós avaliamos que 80 % dos pacientes com fraturas de fêmur que chegam no hospital são ocasionadas por quedas da própria altura, em maior parte nos idosos”, destaca a coordenadora de enfermagem do CTO, Thais Andrade.

Para pessoas da terceira idade, o ambiente é seguro quando tem boa iluminação e é livre de obstáculos. Evitar tapetes, ter barras de segurança em alguns cômodos e cuidado com o piso molhado, além de deixar objetos de uso frequente em locais de fácil acesso são fundamentais para a segurança do idoso. “É importante um maior acompanhamento da vida diária do idoso, não retirando sua autonomia, mas garantindo uma adequação da estrutura física que o idoso está inserido”, conclui Thais.

Atendimento - No Hospital Regional do Sertão Central, todos os pacientes com perfil traumatológico (que tem lesão muscular e/ou óssea) são encaminhados pela Central de Regulação de Leitos do Estado após avaliação em pronto-socorro no município de origem. O HRSC atende a população de 631.037 habitantes dos 20 municípios da Macrorregião de Saúde do Sertão Central: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz.
Assessoria de Imprensa - HRSC por Thiago Conrado, Leia mais em www.isgh.org.br

Confirmados 353 casos de Covid-19 em Solonopole no sertão central

Nesta quinta-feira, dia 06/08/2020, Solonópole encontra-se com 353 casos confirmados de Covid-19: 63 casos ativos, 280 curados e 10 óbitos. No Ceará, até o dia 06/08/2020, foram confirmados 184.100 casos, segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Para ver o mapeamento dos casos por localidade, clique boletim.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Solonopole conta com 328 casos confirmados de Covid-19 e 10 mortes

Nesta quarta-feira, dia 05/08/2020, Solonópole encontra-se com 328 casos confirmados de Covid-19: 54 casos ativos, 264 curados e 10 óbitos. No Ceará, até o dia 05/08/2020, foram confirmados 182.453 casos, segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Para ver o mapeamento dos casos por localidade. Clique boletim.

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Sobe para 10 mortes de covid-19 em Solonopole e 315 casos confirmados

Nesta terça-feira, dia 04/08/2020, Solonópole encontra-se com 315 casos confirmados de Covid-19: 49 casos ativos, 256 curados e 10 óbitos. No Ceará, até o dia 04/08/2020, foram confirmados 179.976 casos, segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Arraste para o lado para ver o mapeamento dos casos por localidade. Clique boletim.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

APÓS NOVO DECRETO Veja o que muda hoje em cada macrorregião do Ceará

Capital teve alterações nos horários de funcionamento de shoppings e salões de beleza. No interior, o destaque é para a entrada da região do Cariri na fase 1 de retomada, com abertura para o comércio
Fotografia de shopping em Fortaleza.

Legenda: Shopping em Fortaleza com sinalização de filas para demarcar o distanciamento social
Foto: Thiago Gadelha.

O primeiro dia útil de agosto começa com novas regras de isolamento social a 143 municípios, que avançaram de fase do plano de abertura econômica do Estado, e para Fortaleza, que inicia a terceira semana na fase 4.

Já os municípios da macrorregião de Fortaleza, que envolve a Região Metropolitana da capital cearense e proximidades, ingressarão na fase 4. A macrorregião do Norte cearense, incluindo Sobral, parte para a fase 2. E a macrorregião do Cariri dá início a fase 1.

Para as macrorregiões do Sertão Central e do Litoral Leste/Vale do Jaguaribe, não há nenhuma mudança em relação à última semana de julho. Ambas seguem na fase 2. 

O governador Camilo Santana anunciou no último sábado (1º), o decreto estadual de nº. 33631/2020, atualizando as orientações para a prevenção do avanço do contágio do novo coronavírus no Ceará. Segundo o texto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), 

Confira abaixo as principais mudanças no Estado, após o anúncio do novo decreto estadual. 

O que muda
Macrorregião do Cariri

- Entra na fase 1, e 18 setores produtivos passam a funcionar com 40% de capacidade.

Indústria de químicos inorgânicos, plástico, borracha, solventes, celulose e papel 
Indústria e comércio da cadeia de couro e calçados 
Fabricação de ferramentas, máquinas, tubos de aço, usinagem, tornearia e solda e comércio atacadista 
Recuperação de materiais (cadeia de saneamento)
Construção para barragens e estações de energia elétrica, geradores (cadeia da energia elétrica)
Construção civil com até 100 operários obra, escritório e cadeia produtiva
Indústria e comércio da cadeia de têxteis e roupas
Comércio de livros e revistas 
Comércio de artigos de escritório, armas e serviços de manutenção. Contabilidade, auditoria e direito (máximo de 3 trabalhadores por escritório). 
Indústria e comércio de artigos de lar 
Comercialização de flores e plantas, couros
Indústria e comércio da cadeia moveleira 
Indústria e comércio da tecnologia da informação 
Comércio de bicicletas 
Indústria, comércio e serviços da indústria automotiva 
Comércio de saneantes, livraria, brechós, papelarias, doces e caixões 
Comércio de higiene e cosméticos 
Fabricação e comércio de aparelhos esportivos, instrumentos e brinquedos 

(Abaiara, Acopiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Cariús, Catarina, Cedro, Crato, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Granjeiro, Ico, Iguatu, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Mombaça, Nova Olinda, Orôs, Penaforte, Piquet Carneiro, Porteiras, Potengi, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre)

Macrorregiões Litoral Leste/Jaguaribe) e Sertão Central
- Reabertura segue na fase 2. Continuam autorizadas práticas esportivas individuais, como as corridas, sem a formação de aglomerações. Os serviços de assessoria esportiva podem atuar, desde que localizados em ambiente privado, não comercial, e aberto ao ar livre. 
- Estabelecimentos para alimentação fora do lar não podem atender com música ao vivo, nem transmissão de "lives" e outros eventos. 

Litoral Leste/Jaguaribe: Alto Santo, Aracati, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte.

Sertão Central: Aiuaba, Arneiroz, Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Caridade, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Itatira, Madalena, Milhã, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Tauá
Escrito por Redação, Leia mais no DiárioDoNordeste.

domingo, 2 de agosto de 2020

Funceme registra chuvas em Solonopole acima da media de 2020

Muita chuva em Solonópole, nem tanto é assim, é o que aponta um levantamento feito pelo radialista Antonio Elanio "O Repórter do Povo" com base nos sete meses de 2020, com a soma de 765.4 milímetros. abaixo está o resultado onde podemos observar quanto choveu mensalmente de Janeiro a julho deste ano. clique aqui.

Acude Tigre no sitio Riacho do Tigre, 463mm ate junho, não informado o mês de julho no site da funceme.
Acude Riacho do Sangue Boqueirão no distrito Prefeita Suelly Pinheiro, não tem dados informados de janeiro a julho, acesse funceme.

Segundo o gerente geral do escritório da ematerce em Solonópole, Sebastião Tavares Leite, as chuvas que banharam o município esta acima da média.