http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

SOLONÓPOLE Coordenadora da Atenção Básica do município explica benefícios do aleitamento materno

Ítalo NovaisO aleitamento materno protege das principais doenças no começo da vida do bebê.

Há um mês, a vida de Greciele Cavalcante mudou completamente. A enfermeira deu à luz a Maria Alice, e vive a tão sonhada experiência de ser mãe. E, apesar das dificuldades de adaptação, a moradora de Solonópole-CE reconhece os benefícios do leite materno para a vida da filha.  

“A redução da probabilidade de ela vir a ter algum tipo de alergia, problemas respiratórios, como problemas gastrointestinais também.” 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a amamentação reduz a mortalidade infantil de crianças menores de cinco anos em até 13% por causas evitáveis. Um estudo publicado em 2016 pela revista The Lancet mostrou que, 823 mil mortes de crianças e de 20 mil mães poderiam ser evitadas em 75 países de média e baixa renda a cada ano com a ampliação da amamentação. O aleitamento materno protege das principais doenças no começo da vida do bebê, esclarece Catilênia Pinheiro, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Solonópole. 

“De uma forma geral, o aleitamento materno até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até o sexto mês fortalece o sistema imunológico do bebê, protege de infecções respiratórias e intestinais, e previne a obesidade e diabetes tipo 1 e 2 no futuro." 
Ocorre em todo o país a Semana Mundial da Amamentação (SMAM). Neste ano, a iniciativa tem como objetivo conscientizar pais e familiares sobre o seu papel no apoio à prática do aleitamento materno. Durante a solenidade de abertura da semana, em Brasília, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou da importância do aleitamento materno e do apoio dos pais no processo.

“O pai é um grande elemento de suporte. O pai que dá suporte, que está do lado, que leva e traz o filho, está ‘amamentando’ também e tem o prazer de ver o filho naquela situação, que é determinante na sua vida. Aos empresários, que as empresas invistam na mulher trabalhadora que amamenta, que deem condições.”

Em Solonópole, a programação está sendo realizada nos hospitais públicos e em Bancos de Leite Humano da região com palestras e atividades voltadas para a importância do aleitamento materno. 

A amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da mortalidade infantil. Por isso, incentive todas as mulheres que você conhece a amamentarem os seus filhos.  Amamentação. Incentive a família, alimente a vida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/amamentacao.
Repórter Agência do Rádio. ÁUDIOTEXTO PARA RÁDIO Ítalo Novais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário