Sitio localizado no Município de
Milhã a 300 km de Fortaleza, recebeu um telecentro comunitário do Ministério das Comunicação
e já esta em pleno funcionamento.
O telecentro que ha mais de cinco meses já se encontrava com
todos os equipamentos instalados, aguardava apenas a instalação da internet.
Na semana passada foi feita a
instalação da internet, logo apos o telecentro começou a funcionar atendendo a
comunidade, e também sítios vizinhos. O
telecentro comunitário conta com 10 computadores para acesso do
publico. Sendo que ainda conta com um servidor para o monitor responsável pelo
atendimento e o auxilio aos visitantes.
Inclusão Digital: As políticas de inclusão
digital implementadas pelo Ministério das Comunicações são concebidas como
ferramentas para o exercício da cidadania, tendo como base o pressuposto de
que, na sociedade em que vivemos, grande parte dos processos de escolha e de
autonomia do indivíduo passam por sua interação com as Tecnologias da
Informação e da Comunicação, mais especificamente pelos equipamentos,
ferramentas, conteúdos e aplicativos conectados em rede que permitem o acesso à
comunicação e à informação.
Para tanto, os projetos, ações e
iniciativas desenvolvidos têm como objetivo promover o uso da internet e outras
tecnologias da informação e comunicação tendo como base três eixos de atuação:
a ampliação da disponibilidade de acesso às TICs (oferta de infraestrutura,
como equipamentos e disponibilização de sinal e internet); o incentivo ao
desenvolvimento e à disponibilização de conteúdos que atendam aos requisitos de
acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade; e a capacitação da população
interessada nos uso das TICs e dos profissionais que atuam diretamente no
atendimento aos cidadãos, de modo a gerar interesse por tais tecnologias e
despertar a confiança nesses potenciais usuários.
Em consonância com esses três eixos de
atuação, os principais programas em execução no âmbito da Secretaria de
Inclusão Digital são o apoio a telecentros, a cidades digitais e a centros de
recondicionamento de computadores, bem como a articulação de políticas que
envolvem a integração das ações de inclusão digital do governo federal e a articulação dessas
políticas com as políticas sociais.
São iniciativas que, em conjunto,
fomentam a “Comunicação Comunitária”, contribuindo para potencializar nas
comunidades um capital social que contribua para a efetivação do exercício
pleno da cidadania, promovendo, em última instância, o desenvolvimento local,
especialmente em áreas excluídas e de periferia.
Telecentros: Os telecentros são espaços sem
fins lucrativos, de acesso público e gratuito às tecnologias da informação e
comunicação, com computadores conectados à Internet, disponíveis para diversos
usos. O acesso é livre, com assistência de monitores. Os telecentros devem
oferecer cursos e atividades de promoção do desenvolvimento local e servir aos
moradores das comunidades onde se encontram como um espaço de integração, de
cultura e lazer.
Desde a criação da Secretaria de Inclusão Digital,
os programas de apoio a telecentros (Telecentros Comunitários e Telecentros.BR)
estão sendo unificados sob um mesmo modelo de gestão para oferecer o mesmo
conjunto de recursos: equipamentos de informática, conexão à Internet, bolsas e
formação para monitores. Também o modelo de parcerias está sendo unificado
otimizando esforços.
A comunidade: A comunidade esta muito animada
com a chegada desse telecentro, e todo mundo ta acessando e se incluindo no
mundo digital. Estivemos na comunidade e verificamos que o telecentro sempre
encontra-se com jovens e adultos acessando redes sociais, pesquisando e se
comunicando com familiares que vivem em outras cidades e estados.
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