Produtores do Centro do Estado participarão em Quixeramobim da criação da Rota do Leite. Maior gargalo é a comercialização.
Produtores rurais de Banabuiú, Boa Viagem, Senador Pompeu, Milhã, Piquet Carneiro, Solonópole, Jaguaretama, Jaguaribara, Quixadá e Quixeramobim participam nesta quarta-feira (17) de uma oficina especial. Eles vão planejar com representantes da Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará e do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a criação da Rota do Leite. O encontro será realizado na Faculdade Tecnológica do Sertão Central (Fatec), em Quixeramobim.
De acordo com a SDA, o evento contará com a participação do secretário De Assis Diniz, do coordenador dos Projetos Integrados do MDR, Joaquim Carneiro, de representantes das cidades abrangidas pelo projeto e parceiros.
A programação tem início previsto para as 7h30, com o credenciamento, e seguirá ao longo dia com a realização de plenárias e grupos de trabalho acerca da abrangência do polo do leite. Também será definida a formação de um comitê gestor para a criação da rota.
O programa Rotas da Integração Nacional, é executado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional (SDR) desde 2011. Atua no fortalecimento da Rota do Leite e de outras cadeias produtivas locais, oferecendo apoio como cursos de capacitação e kits aos produtores familiares, acrescenta a SDA.
O Sertão Central já recebeu aproximadamente R$ 18 mi nos últimos anos para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia do leite. No âmbito do Programa PAA Leite, R$ 1 milhão foi aplicado à distribuição de leite para segurança alimentar. Foram contemplados 7.788 produtores.
Segundo o secretário De Assis Diniz, a oficina “busca a integração da cadeia do leite”. A ação faz parte de uma “estratégia do Governo do Ceará em desenvolver ações importantes à sustentabilidade dos produtores, gerando renda e qualidade de vida na agricultura familiar”, ressalta.
Oficina de Planejamento da Rota do Leite, 17 de abril – 7h30, Faculdade Tecnológica do Sertão Central (Fatec), Quixeramobim – Ceará.
Fonte: Diário Sertão Central.
Nenhum comentário:
Postar um comentário