http://picasion.com/

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Trinta famílias de Solonópole são beneficiadas pelo Programa Fomento Rural

Trinta famílias de Solonópole serão beneficiadas pelo Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais (ou simplesmente Programa Fomento Rural) é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que visa promover a inclusão produtiva de famílias rurais em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza.

Cujo objetivos é: Promover a inclusão produtiva, geração de trabalho e renda no meio rural. Apoiar a estruturação de projetos produtivos sustentáveis (agropecuários ou não). Fortalecer a segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiárias. 

O programa combina duas ações principais: Acompanhamento Social e Produtivo: Técnicos locais, frequentemente da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), auxiliam as famílias no diagnóstico de sua situação, na elaboração e execução do projeto produtivo e na gestão dos recursos.

Transferência Direta de Recursos Financeiros: É disponibilizado um auxílio financeiro não-reembolsável para que as famílias invistam em seus projetos. O valor atualizado do recurso é de R$ 4.600 por beneficiário, repassado em duas parcelas, totalizando R$ 138 mil reais investidos na agricultura familiar do município de Solonópole. 

O programa é destinado a: Agricultores familiares em situação de extrema pobreza. Assentados da reforma agrária. Povos e comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, extrativistas). 

Para participar, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

O programa permite a execução de atividades variadas, como criação de pequenos animais, cultivo de hortas, agrofloresta, artesanato, panificação e outras iniciativas que gerem renda e melhorem a qualidade de vida no campo. 

A articulação institucional contou com o empenho do deputado estadual Leonardo Pinheiro (progressista), que atuou para garantir que esse apoio chegasse às famílias que mais precisam.

Estiveram presentes ainda o engenheiro agrônomo José Marcos Pinheiro (Ematerce), o gerente do escritório de Solonópole e Deputado Irapuan Pinheiro Kelito Lima, o presidente da Federação das Entidades Comunitárias de Solonópole Leonardo Pinheiro, Ex-vereadores; Rosineudo Lima e, Paulo César de Azevedo "Paulinho do Esporte" representante do Distrito São José, e o presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Logradouro, José Soares da Silva (seu Zezinho), Vereador Divanilson Bezerra do PT, O presidente do sindicato dos trabalhadores agricultores e agricultora familiares.

A cerimônia de assinaturas de adesão aconteceu na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro de 2025, às 9h30, no prédio da ARS – Associação Recreativa de Solonópole. Confira Fotos📷. Assistam as entrevistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário