http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

sábado, 1 de setembro de 2012

Que perfume era aquele!

O perfume nasceu, por certo, de um suspiro da terra,

foi a sua primeira exalação ao despertar do sono do Nada.

(Gilka Machado)

Havia um perfume esquisito naquele lugar que me incomodava profundamente. De onde viria, eu não saberia dizer. Causava-me dor, perturbação, uma sensação estranha. Percorria a casa toda, indagando se alguém sentia aquele perfume. Não podia ser, Meu Deus, mexia com a minha dor.

Por vezes, para não dizer sempre, os perfumes motivam nossa vida. Os dias, as noites, as madrugadas transpiram aromas fortes, suaves, resistentes, passageiros, de acordo com nossa sensibilidade. Estamos rodeados e marcados pelos perfumes. Nosso olfato capta os odores do amor, da paixão, de um dia feliz, do sonho realizado ou não.

Os perfumes marcam a vida, as pessoas, o mundo. Inconfundivelmente, somos capazes de reconhecer o cheiro da pessoa amada. Dizem que foi ao usar um perfume a base de óleos extraídos das flores que a sábia Cleópatra seduziu Marco Aurélio e Júlio César. Perfumes de flores, da terra, do mar - a natureza toda exalando seus aromas do campo.

As essências aromáticas remontam a antiguidade, entraram em ricos salões, nos aposentos dos reis e rainhas, nas igrejas, nos templos. Fizeram parte da vida de Jesus Cristo, pois foi com bálsamo que ungiram seus pés e depois de sua morte puseram perfumes no seu corpo.

Os perfumes nos revelam, acendem subitamente a imaginação, nos trazem as lembranças, reminiscências de um tempo que passou. Nosso bom ou mau humor tem cheiro. Nossa personalidade tem aromas que podem ou não ativar nosso comportamento.

Sinto novamente aquele perfume. Vez ou outra esse cheiro toma-me a memória, trazendo-me lembranças de um ciclo que não se fechou, de um recomeço, outra vida. Tal perfume ficou no vento e ao senti-lo percebo que foi o último suspiro deixado pelo meu pai, “cai a flor, e deixa o perfume no vento!”

Socorro Pinheiro - Professora da Fecli há mais 12 anos na unidade da UECE-Iguatú e agora esta fazendo doutorado em literatura e intercuturalidade na Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande/PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário