O Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2020/2021 realiza a entrega de 240 mil alevinos em cinco municípios nesta semana. Os peixes recém saídos do ovo chegam aos açudes e barragens públicas dos municípios de Pedra Branca e Solonópole, na quarta-feira (14); Piquet Carneiro e Jaguaribe, na quinta-feira (15); e Banabuiú na sexta-feira (16). O lançamento da ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário aconteceu na semana passada em Crateús.
Até o início do primeiro semestre do próximo ano, o Projeto de Peixamento promove a entrega 5,22 milhões de alevinos de tilápia, carpa, piau, curimatã e sardinha de água doce e beneficia cerca de 60 mil famílias que moram no entorno de mil barragens e açudes públicos. O investimento do Estado é de R$ 538.082,19 e a estimativa é que o projeto gere uma produção de 1,1 toneladas de peixe por ano.
“O compromisso do governador Camilo Santana é, mesmo num período dramático de pandemia, assegurar segurança alimentar e renda para os mais humildes”, frisou Antônio Nei de Sousa, secretário executivo de Pesca do Desenvolvimento Agrário, às margens do açude Realejo. Segundo ele, a previsão é que o investimento público gere uma produção de mais de 1,1 mil toneladas de peixe e R$ 6 milhões em negócios rurais.
Para participar do programa, prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores podem fazer o pedido do Programa de Peixamento através de solicitação junto a SDA. Para acessar o repovoamento de um ou mais reservatórios, o solicitante deve informar seus dados, como nome e capacidade de armazenamento. O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email: peixamento.sda@sda.ce.gov.br
Texto e Imagem: André Gurjão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário