http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Escola profissionalizante homenageia Maria Delourdes Bastos Sua história, seu legado, sua alegria no desfile 7 de setembro

EEEP Jose Ciro Nogueira Machado tem a honra de homenagear dona Maria Delourdes Bastos, parteira, carnavalesca e cozinheira muito conhecida em nosso município por sua generosidade, seu acolhimento e principalmente por sua alegria de viver.

Maria de Lourdes Bastos nasceu em Solonópole, no dia 15 de dezembro de 1942. Filha de Cícero Soares e Raimunda Bento Soares, aos 3 anos foi deixada aos cuidados da família Cavalcante, em cuja casa viveu e trabalhou por grande parte de sua vida ponto ponto ponto.

Casou-se com José Maria Bastos, com quem viveu por 30 anos e teve dois filhos. O casal costumava frequentar festas dançantes e carnavais. Seu esposo faleceu em 1985.

Trabalhou como auxiliar de enfermagem no Hospital Pedro Afrodísio Nogueira (Hospital Velho) e se destacou como uma das melhores auxiliares de enfermagem em razão de sua simpatia, alegria e gentileza. Logo se tornou Parteira e trabalhava com humanização e muito respeito às pacientes, inclusive acolhendo gestantes que não tinha onde ficar.

Na comunidade ficou conhecida por sua alegria, pois organizava e frequentava festas populares. No carnaval de 1984, fundou o Bloco dos Lisos, que contava com 50 componentes. Eles mesmo faziam suas Fantasias e brincavam no Salão Paroquial que era o "Local dos Pretos".

Nos anos 1990, abriu a Peixada Paraíso, no Córrego da Lama, onde também realizava Festas Populares e serestas. Nesse local, também também exercia sua generosidade apoiando os pescadores do Açude Boqueirão.

Seu Amor Pela culinária proporcionou seu sustento durante muitos anos, e também possibilitou momentos de muita alegria e memoráveis encontros. Dona Maria de Lourdes gostava muito e receber pessoas em sua casa e acolhe-las com comida boa.

Curou-se de câncer por duas vezes e sua vontade de viver minimizou as sequelas de quatro AVCs. Maria de Lourdes era uma mulher de muita fé em Deus e costumava participar de todas as festividades da igreja;

Maria Delourdes, sua história nos inspira, seu legado permanece vivo e sua alegria é o que nos move. Confira aqui.

A Escola Estadual de Educação Profissional José Ciro Nogueira Machado é uma escola de Ensino Médio da rede pública estadual localizada no município de Solonópole. No dia 7 de março de 2022, as aulas começaram, dando início a concretização de um sonho para nosso município e região. A escola chama atenção pela sua excelente estrutura, contando com 12 salas de aulas climatizadas, 6 laboratórios, 1 biblioteca, 1 auditório para 147 lugares, 1 refeitório, 1 cozinha industrial onde são preparadas as refeições, 1 teatro de arena, 1 quadra poliesportiva e 2 laboratórios especiais para os cursos técnicos. Em 2022, a EEEP José Ciro Nogueira Machado tem três turmas de 1º ano do Ensino Médio integrado à Educação Profissional ofertando os cursos técnicos em Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores e, em 2023, ofertará também o curso técnico em Agropecuária. Em Solonópole e região, a escola tem um importante papel na formação integral, dialogando com o projeto de vida da nossa juventude. A formação integral envolve o desenvolvimento de competências, a profissionalização dos jovens, a inserção no mundo do trabalho e a construção de um senso crítico. A fundação é de 05 de abril de 2022 e são atendidos 126 estudantes. Tem como diretor: Caio Eder Santiago Lopes de Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário