http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

terça-feira, 19 de abril de 2016

Ação do Estado investe na economia e na capacitação de jovens empreendedores

primp2Em evento realizado nesta terça (19), o Governo do Estado encerrou a qualificação de 412 novos planos de negócio da ação “Empreendedor Juvenil”, do projeto "Primeiro Passo"

primp3
Investindo em novas ideias e ações voltadas para jovens empreendedores do Ceará, o Governo do Estado encerrou, na manhã desta terça-feira (19), a qualificação dos 412 novos planos de negócio da ação “Empreendedor Juvenil”, do projeto “Primeiro Passo”. No evento, realizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza, também foram entregues aos cinco primeiros lugares premiações entre R$ 500 e R$ 3 mil, com projetos para os setores do comércio e de serviços.
primp4
Na solenidade, o governador Camilo Santana foi recebido pelos alunos participantes do projeto e aproveitou para destacar da satisfação de formar uma grande turma de novos empreendedores no Estado. “Estamos aproveitando a experiência exitosa do projeto 'Primeiro Passo' e criamos este projeto. Com isso, estamos dando a oportunidade de um primeiro negócio aos nossos jovens cearenses. A expectativa inicial era uma adesão de 250 jovens, porém aprovamos 412 projetos iniciais por sabermos da importância de investirmos no nosso potencial. Sabendo disso, já adianto que vamos ampliar em parcerias com as instituições parceiras desse projeto”, revelou o governador.

primp7
Aprovados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN), os planos de trabalho foram idealizados por 1.479 jovens, de 55 municípios cearenses, capacitados em 38 escolas profissionais e de ensino médio estaduais, além de 30 telecentros. Neste ano, o Empreendedor Juvenil tem como meta atender 2.060 jovens e selecionar mais 250 planos de negócio.
primp1
O estudante de Juazeiro do Norte, Davidson Kennedy Campos, de 25 anos, foi o primeiro colocado com seu plano de negócios de uma empresa de churros gourmet. Sua alegria em saber do resultado era vista de longe. “Quando soube que meu projeto foi aprovado, fiquei feliz de saber que eu teria a oportunidade de sonhar um pouco, mesmo que seja com um simples negócio, por saber que estamos período econômico muito difícil. E saber que o meu projeto foi o primeiro colocado, fiquei ainda mais feliz. Não consigo acreditar, pois se trata de uma ideia que faz parte do meu cotidiano e fiz com toda a verdade”, comentou.

Tanto Davidson Kennedy quantos os outros novos empreendedores receberam financiamento, assistência técnica e gerencial para montagem e gestão dos projetos em suas cidades. A qualificação para gestão de negócios é realizada ao longo de cinco meses, totalizando 290 horas/aula. Para a capacitação, são estudados módulos que abrangem Empreendedorismo, Inclusão Digital, Mundo dos Micro e Pequenos Negócios, Elaboração de Plano de Negócios e Ferramenta e Correção do Plano de Negócios, realizadas pelos Telecentros da STDS, em parceria com as secretarias Estadual de Educação (Seduc) e do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome de Fortaleza (Setra).

“Esse foi mais um compromisso, o de fazer uma linha de crédito para que novos empreendedores possam montar o seu próprio negócio. Foram aprovadas diversos planos de negócios na área de lanches e alimentação em geral, informática, confecções, estética, enfim. Já a premiação foi uma forma de estimular ideias para que os jovens possam acreditar e sonhar projetos ainda mais audaciosos”, ressaltou o governador Camilo Santana.

Por ter outro compromisso na manhã desta terça, o governador se despediu e ofereceu o seu lugar ao estudante Davidson Kennedy. “A partir do momento em que o Governo do Estado incentiva e acredita na nossa juventude, apoiando com projetos como esse, percebemos que a nossa juventude cresce com qualidade. Vejo esse projeto de forma bastante positiva e que precisa ser disseminada e ampliada para mais jovens”, discursou o estudante.

Segundo o secretário Josbertini Clementino, da STDS, o projeto superou as expectativas e mostra o interesse tanto do Estado quanto dos jovens em investir no mercado local. “Todas as nossas expectativas foram ultrapassadas. Esperávamos apenas 250 inscritos e formalizamos, hoje, 412 novos planos. Isso revela a necessidade e vontade dos jovens em ter seu próprio negócio, gerando emprego e renda para a sua família, cidade e estimulando a economia do Estado.

Estiveram presentes no evento a secretária Aline Bezerra (Políticas sobre Drogas); os deputados estaduais Odilon Aguiar e Rachel Marques; o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de Alagoas, Joaquim Antônio de carvalho; o gerente de Microfinanças do Banco do Nordeste, Charles Diniz; a articuladora da Unidade do Sebrae, Alice Mesquita; Josival Rocha, gerente regional da construção civil da Caixa Econômica Federal; prefeitos dos municípios participantes do projeto, além de diretores, coordenadores e professores da rede estadual de ensino.

O Empreendedor Juvenil -  A linha de ação Empreendedor Juvenil beneficia jovens de 18 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social, que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou que sejam egressos da rede pública de ensino. Os interessados em participar do projeto devem ter renda per capita familiar de até meio salário-mínimo e não estar inscritos em outro curso de qualificação profissional da STDS.

O Projeto Primeiro Passo, cuja meta para este ano é capacitar 11.100 pessoas, cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências. Além do Empreendedor Juvenil, o projeto atua em outras três linhas de ação, abrangendo todo o Estado do Ceará: Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário.

Além de Fortaleza, foram contemplados os municípios de Acopiara, Alto Santo, Antonina do Norte, Amontada, Apuiarés, Aracati, Aurora, Barreira, Barro, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Caridade, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Coreaú, Forquilha, Icapuí, Iguatu, Iracema, Itapajé, Itapiúna, Itarema, Jaguaribe, Jaguaretama, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Mauriti, Maracanaú, Meruoca, Milagres, Milhã, Missão Velha, Mombaça, Morada Nova, Moraújo, Morrinhos, Pacajus, Palhano, Pereiro, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Russas, São João do Jaguaribe, São Luis do Curu, Senador Pompeu, Sobral, Solonópole, Tauá, Tejuçuoca, Trairi, Ubajara, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Wilame Januário - Repórter/Célula de Reportagem
Foto: Marcos Studart e José Wagner
Fonte: ceara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário