A mineradora australiana Oceana Lithium está realizando um investimento inicial de R$ 22 milhões na região de Solonópole, com o objetivo de realizar a extração de lítio no Sertão Central cearense. Isso porque, segundo um levantamento prévio feito pela empresa, na região existe o registro de mais de 20 pequenas minas.
Lítio é um metal que possui ampla aplicação em diversos setores. Foto: Divulgação no portalin.Metal alcalino de coloração acinzentada, é amplamente utilizado na fabricação de baterias para eletroeletrônicos e veículos híbridos ou elétricos; além de refrigerante de usinas nucleares; bem como em espaçonaves. Também possui ampla aplicação na indústria farmacêutica.
Ainda de acordo com o estudo realizado pela Oceana Lithuim, a extração do mineral era realizada de forma quase artesanal e a pequenas profundidades, menos de dez metros na vertical, devido à dureza do solo, que necessita do uso de explosivos para garantir uma maior produtividade.
Outra dificuldade para garantir a exploração comercial do lítio existente no subsolo de Solonópole, diz respeito à realização da separação de outros minérios menos nobres, que não despertam o interesse das companhias mineradoras, mas que estão agregados ao lítio no interior das jazidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário