O padre José Rubens Monte da Silva administrador paroquial realizou a Missa de Coroação de Nossa Senhora no salão paroquial situado avenida prefeito José sifredo Pinheiro no bairro Domingos Sávio na cidade de Solonópole no interior cearense.
Noite marcada pela fé, orações e muita emoção. Um momento muito especial de Coroação a Nossa Senhora. O padre Rubens Monte agradeceu a toda a comunidade que prestigiou com muita alegria essa festa memorável!
Neste ano, a coroação de Nossa Mãe querida, trará para todos nós os eventos ocorridos desde de sua dormição até o trono que o próprio Deus quis dar-lhe em honra por sua fidelidade, humildade e obediência genuinamente frutos do seu amor e temor ao Senhor.
A dormição ou o trânsito de Maria, nos revelam como Maria foi assunta ao céu (dogma, verdade de fé da nossa igreja) com base na tradição e escritos de Santos, como São Máximo, o confessor.
Tradicionalmente, o mês de maio é dedicado às mães e a Igreja Católica o dedica à Maria, Mãe de Jesus. Essa tradição é antiga em nossa Igreja. Começou no século XIII, no ano de 1280. A tradição se solidificou no século XIV, em Paris, onde a figura de Maria ganhou destaque. A Mãe de Deus era simbolizada como uma flor adornada de jóias, então surgiram as coroações. Foi São Felipe Neri que começou a dedicar o mês de maio a Maria, fazendo a ela homenagens com flores. A tradição chegou ao Brasil pelos portugueses. Desde então, devotos realizam coroações da imagem de Nossa Senhora durante o mês de maio. As homenagens são uma forma de devoção: Maria é a Mãe de Deus! Celebrar o Mês de Maria é devotar o nosso amor a Mãe de Deus e nossa Mãe. Um dos elementos marcantes do catolicismo é a devoção mariana. Coroar Nossa Senhora é demonstrar que a reconhecemos como “Rainha”, mesmo na simplicidade de sua figura. Cada elemento que as crianças oferecem a Nossa Senhora tem um significado. A palma representa a pureza de Maria, o véu, sua virgindade (pureza), a coroa simboliza sua realeza e as flores remetem à homenagem feita por São Felipe Neri. A coroação é uma forma de homenagear Nossa Senhora e retribuir a Ela o amor que recebemos de Deus, pois, ao aceitar ser a Mãe de Jesus, o Filho do Altíssimo, permitiu chegar à humanidade a salvação de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário