http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ronda do quarteirão para Solonopole

O Programa Ronda do Quarteirão para cidades que tenha população a partir de 50 mil habitantes. Nossa querida Solonópole tem 17.768 habitantes segundo o IBGE.

O Programa Ronda do Quarteirão pode ser definido como uma nova estratégia de fazer polícia. Nele, os esforços estão concentrados na filosofia de polícia comunitária que consiste em uma tentativa de criar uma polícia técnica mais próxima da sociedade, fazendo dos agentes de segurança pública, agentes transformadores da pacificação social.

Na concepção do Programa Ronda foram estabelecidos focos prioritários como: a criação de polícia de proximidade, a utilização do uso legal e proporcional da força, por meio do irrestrito respeito aos direitos humanos, a qualificação em consonância com a utilização de tecnologia avançada e a interação com a comunidade.

O Programa elegeu como centro de confluência dos interesses comuns de segurança um núcleo urbano geo-referenciado, com uma área de 1,5 a 3 quilômetros quadrados, onde existe um número de telefone que corresponde ao número da viatura.

As características do Ronda tem fundamento na filosofia de polícia comunitária, em que a interação com a comunidade é realizada por meio de visitas às residências, escolas, condomínios, praças e outros. A permanência da mesma equipe de policiais em cada área de serviço proporciona aos moradores um laço de confiabilidade perdido pelo policiamento tradicional.

Inicialmente, o programa implantou cinco áreas de Fortaleza como projeto piloto, que teve a diversidade como fator de escolha - uma área muito pobre, área pobre, área de classe média, área nobre e área residencial de população com predominância operária, com grande fluxo de pessoas e cidades dormitório, foram os aspectos escolhidos por decisão do Chefe do Poder Executivo.

As bases territoriais eleitas foram:
I - Aldeota / Meireles / Praia de Iracema;
II - Centro;
III - Bom Jardim;
IV - Jangurussu;
V - Conjunto Jereissate I,II e III (Maracanaú).

Após a implantação dos projetos pilotos, as demais áreas seguiram um cronograma definido no projeto original que culminou com total de 122 (cento e vinte e duas) áreas, sendo 91 (noventa e uma) em Fortaleza, 22 (vinte duas) em Caucaia e 09 (nove) em Maracanaú, em 12 de junho de 2008.

O Gerenciamento desse Programa é realizado por uma equipe multidisciplinar, Grupo Especial de Trabalho Ronda do Quarteirão, que divide tarefas e atribuições, além de acompanhamento de melhorias e correções.

A avaliação corretiva está inserida no núcleo das mudanças e se tornará possível com a modernização tecnológica:
  • Software geo-referenciado que represente visualmente as ocorrências criminais, dispondo-as no mapa da cidade e acrescentando as informações pertinentes que possibilitem a análise diária das dinâmicas criminais, passando assim, a efetivamente agir com a inteligência policial.
  • Monitoramento eletrônico das viaturas, possibilitando a auditoria e a fiscalização das ações desenvolvidas.
  • Atualização como facilitador integrando as diversas Instituições nas ações de prevenção primária.

A segunda fase do Programa Ronda contemplou o Interior do Estado com a instalação do programa nos municípios com mais de 50 mil habitantes, como: Sobral, Crateús, Canindé, Itapipoca, Juazeiro do Nordeste, Barbalha, Crato, Iguatu entre outros. Leia mais

Plano de governo de candidato em Solonopole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário