http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

terça-feira, 20 de novembro de 2012

INCLUSÃO DIGITAL: Telecentro do Sitio Riacho das Pedras no Município de Milhã em Pleno Funcionamento

Sitio localizado no Município de Milhã a 300 km de Fortaleza, recebeu um telecentro comunitário do Ministério das Comunicação e já esta em pleno funcionamento.

O telecentro que ha mais de cinco meses já se encontrava com todos os equipamentos instalados, aguardava apenas a instalação da internet.

Na semana passada foi feita a instalação da internet, logo apos o telecentro começou a funcionar atendendo a comunidade, e também sítios vizinhos. O telecentro comunitário conta com 10 computadores para acesso do publico.  Sendo que ainda conta com um servidor para o monitor responsável pelo atendimento e o auxilio aos visitantes.

Inclusão Digital: As políticas de inclusão digital implementadas pelo Ministério das Comunicações são concebidas como ferramentas para o exercício da cidadania, tendo como base o pressuposto de que, na sociedade em que vivemos, grande parte dos processos de escolha e de autonomia do indivíduo passam por sua interação com as Tecnologias da Informação e da Comunicação, mais especificamente pelos equipamentos, ferramentas, conteúdos e aplicativos conectados em rede que permitem o acesso à comunicação e à informação.

Para tanto, os projetos, ações e iniciativas desenvolvidos têm como objetivo promover o uso da internet e outras tecnologias da informação e comunicação tendo como base três eixos de atuação: a ampliação da disponibilidade de acesso às TICs (oferta de infraestrutura, como equipamentos e disponibilização de sinal e internet); o incentivo ao desenvolvimento e à disponibilização de conteúdos que atendam aos requisitos de acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade; e a capacitação da população interessada nos uso das TICs e dos profissionais que atuam diretamente no atendimento aos cidadãos, de modo a gerar interesse por tais tecnologias e despertar a confiança nesses potenciais usuários.
Em consonância com esses três eixos de atuação, os principais programas em execução no âmbito da Secretaria de Inclusão Digital são o apoio a telecentros, a cidades digitais e a centros de recondicionamento de computadores, bem como a articulação de políticas que envolvem a integração das ações de inclusão digital do governo federal e a articulação dessas políticas com as políticas sociais.
São iniciativas que, em conjunto, fomentam a “Comunicação Comunitária”, contribuindo para potencializar nas comunidades um capital social que contribua para a efetivação do exercício pleno da cidadania, promovendo, em última instância, o desenvolvimento local, especialmente em áreas excluídas e de periferia.

Telecentros: Os telecentros são espaços sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, com computadores conectados à Internet, disponíveis para diversos usos. O acesso é livre, com assistência de monitores. Os telecentros devem oferecer cursos e atividades de promoção do desenvolvimento local e servir aos moradores das comunidades onde se encontram como um espaço de integração, de cultura e lazer.

Desde a criação da Secretaria de Inclusão Digital, os programas de apoio a telecentros (Telecentros Comunitários e Telecentros.BR) estão sendo unificados sob um mesmo modelo de gestão para oferecer o mesmo conjunto de recursos: equipamentos de informática, conexão à Internet, bolsas e formação para monitores. Também o modelo de parcerias está sendo unificado otimizando esforços.
A comunidade: A comunidade esta muito animada com a chegada desse telecentro, e todo mundo ta acessando e se incluindo no mundo digital. Estivemos na comunidade e verificamos que o telecentro sempre encontra-se com jovens e adultos acessando redes sociais, pesquisando e se comunicando com familiares que vivem em outras cidades e estados.
Fonte: Redação do Ceará Noticias, com adaptação mc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário