http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Morte de Larissa Lemos, de 4 anos deixa alerta pequena cidade no sertão do Ceará

Estranhei! A meningite avança sempre nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março. Disse a enfermeira do setor epidemiológico.
Foto: Blog caos na saúde pública

SENADOR POMPEU: fica no sertão central do Ceará, foi uma das cidades na qual foi instalado um dos Campos de Concentração no Ceará(ou mais conhecidos como os currais do governo) durante a seca de 1932. Sua população segundo o IBGE é de 26.469 habitantes. Há cerca de 275 km de Fortaleza, capital do Estado. O Município conta atualmente com 04 distritos: Engenheiro José Lopes, São Joaquim do Salgado, Codiá e Bonfim. 

O que a mau gestão deixa ir emboraO município contava com o Campus Avançado do Sertão Central-CASC, que pertencia a Universidade Estadual do Ceará-UECE oferecendo cursos de licenciatura plena em Letras, História e Ciências Exatas, mas que por descaso dos poderes públicos municipais da região do século xx em diante, foi fechado e está hoje só o local.

Cultura do município - Ainda com muito esforço há vários grupos de dança de quadrilha, artesões, artistas plásticos, escritores, grupos teatrais, dramaturgos, produtores de trabalhos audiovisuais. Outra atração turística, de cunho religiosa, é a Caminhada da Seca. Uma romaria anual, que há 30 anos acontece em homenagem às vítimas do Campo de Concentração cada segundo Domingo de Novembro. Inicia-se na Igreja de Nossa Senhora 
das Dores e encerra-se no cemitério da Barragem do Patu, ao lado do Açude Patu.

Midia e patrimônios - Senador Pompeu ocupa espaço na mídia sendo uma das cidades que mais se destacam no sertão central e no Estado do Ceará, mais nas paginas policiais. Uma terra que tem patrimônios históricos riquíssimos em detalhes, mais sem os valores merecidos devido ao mau uso do dinheiro público.

É triste. No meio da seca usar-se tantas laranjas de uns tempos, para estreitar caminhos e travessias.

POLÍTICA - Apesar de está quase cinco anos na cidade, já percebo sequelas que só o sofrimento vai ensinar aos que comungam, com o mau social. Só agora, mês de Junho 2011, através de investigações da Polícia Federal, Procuradoria de Crimes Contra Administração Pública Procap, Ministério Público, constataram que mais de 30 milhões de reais foram desviados através de licitações fraudulentas, que levou a prisão do Prefeito da cidade e seus gestores. Não estou querendo ser sensacionalista! É por sofrer e ver cenas horríveis no cotidiano, que desenvolvemos habilidades para o bem da nação e julgar não podemos, mais apresentar os acontecimentos com duas faces é importante. Sendo assim, verdade não desmancha e prevalece o que for bem dito sem utopia. 
SAÚDE - Ultimamente uma serie de fatores vem contribuindo para preocupações nesse meio.
Por trás de tudo, não sabemos, que coisa estranha chega mais perto. Por feição é a palavra popular!
Esses têm atendimento privilegiado e o povão se dinheiro chegar logo, tudo bem, os gestos são simbólicos e até convidativos. Mais se não, desprezo total, inventa até viagens, dor de cabeça, e analisar quem já viu? Um minuto é meses para quem escuta.

CASO DA PEQUENA LARISSA DE 04 ANOS DE IDADE, POR SUPOSTA NEGLIGÊNCIA.
Cheia de vida, brincava, pulava, corria, interpretava além de ser filha única. Supostamente adormecida por causa de minutos que viram horas, deixando um ponto de interrogação que mata aos poucos, a vontade de viver no meio de espertos e “mercenários”, que brincam há tempos e a saúde se deságua.
Mau condutor pode contribuir pra tudo isto. Só que entra política partidária; A resposta? Está do século 20 até agora. Saudamos os bons profissionais de caráter e competência não valorizada pelos autoritários.

Mais uma vez clamor por justiça, justa. - Publicado às 11h12min | 05 de Novembro última atualização ás 15:44 | 06 de Novembro de 2012. No blog do Walter Lima dando espaço há todos os integrantes do caso, se assim necessitar.

Relato familiar e amigos - No meio do dia 31 de Outubro de 2012, Larissa Ferreira Lemos de apenas 4 anos,filha única do casal Antonio Degivan Pereira Lemos e sua esposa Vera,residentes no bairro Caracará Senador Pompeu, comeu na escola um bolinho, levado para lanchar.
Ao chegar em casa, lamentou de dores no abdome, para o pai. Em busca de refúgio médico chegaram no hospital da cidade aproximadamente ás 13h00, Maternidade e Hospital Santa Isabel (Hospital Filantrópico que tem Convênios).

Não sabemos precisamente quanto tempo levou para os primeiros atendimentos, ficando em observação até o dia seguinte 1° de Novembro quando o médico foi solicitado na intenção de chamar a atenção para a paciente, que se via anormal.
Ele não atendeu, saindo às 07:30 supostamente, para o programa saúde da família PSF, retornando só 11h00. Passou remédios novamente para a criança dizendo que ela iria ficar bem. Sumiu novamente,depois solicitado pelo hospital para fazer a transferência. Supostamente nessa hora a Larissa estava morta, Comprovou a enfermeira ao sair para o destino marcado, tendo certeza retornaram ao hospital.

Desumanidade - Ao chegar o médico olhou para ela, (enfermeira) e disse: Pelo o amor de Deus, era para ter seguido viagem. O tio abalado respondeu: Por que seguir viagem se a menina já está morta? Não justifica sofrer mais... ..
O pai e o tio levaram o corpo ao (IML) Instituto Médico Legal de Quixeramobim, para saber as causas da morte. Lá informaram que o IML estava funcionando para causas externas.(Violência ou acidentes) 

Falta de compromisso com o cidadão "Governo",e muita dificuldade - Um dos tios relatou, que ao manter contatos, infelizmente soube, que para descobrir as causas da morte de Larissa, a patologia no Estado estava sem funcionar. Mais ele lamentando reclamou dizendo: Se estiver doente, vai procurar auxílio no hospital e não em uma pizzaria.

Suposições vissíveis - Ainda os familiares da vitima complementaram que, no IML o médico disse não poderia afirmar, percebeu visualmente o caso, supondo ter sido excesso de medicamentos e,comentou que era mais sofrimento levar à capital encontrar o que era desconhecido. Falou o legista: Essa transferência só serve de rascunho. 

A outra parteEm contato com a recepção do Hospital, Quinta Feira às 23h04min do dia 1° de Novembro, recebi informações de que a criança foi internada no dia do seu falecimento, 1° de Novembro ás 07h05 , com diarreia e vômito, transferida às 13:45.
Ainda informou que receberam um FAX dizendo não haver médico patologista no IML e não haver equipamentos suficientes no Estado do Ceará, para comprovar as causas. 

Sepultamento - Comoção revolta e muita tristeza. O enterro da pequena Larissa aconteceu às 16h00min deste dia 02 de Novembro, exatamente no dia em que os familiares de todo o Brasil, prestaram homenagens aos seus entes queridos.
Foto reprodução Walter Lima

Causa da morte! Nesta Segunda Feira dia 05 uma equipe da secretaria da saúde do município, do setor de epidemiologia, enfermeira Giêdre e a técnica Glaucia estiveram na casa da família de Larissa, segundo a equipe, acionados pelo do governo do Estado através da regional com um ofício. para que eles tomassem medicamentos bloquear a meningite que “criaram” depois da morte da menina. A suspeita de dengue hemorrágica foi descartada. 
Segundo a enfermeira Giedre nos programas das rádios Sertão Central e AM Patu, ela disse ter estranhado essa suposição, por que a meningite avança sempre nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março. Ainda comentou que as doenças estão evoluindo muito, mais não tinha nem caso comprovado até aquele momento.

Interrogação? Aí fica a pergunta no ar: Você acredita que pode ter havida negligência médica ou o bolo vai ser culpado? 

Informações sobre o caso você poderá mandar um e-mail para: walterlima_cantor@hotmail.com ou walterlimacantato@gmail.com

Walter Lima radialista DRT 5748 é associado no: Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará. Que é filiado em: 
FENART: Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão.
CONTCOP: Confederação Nacional dos trabalhadores em Comunicação e Publicidade.
UGT: União Geral dos Trabalhadores.

Rua Capitão Melo, 3750, Joaquim Távora, Fortaleza-CE | CEP: 60120-220 Como chegar 85- 3227-1208

Nosso blog já tem o apoio da AISC - Associação da Imprensa do Sertão Central e do Cleumio Pinto – Radialista DRT/CE 5687 - Presidente da AISC Alex Pimentel| Diario do Sertão Central | Diário do Nordeste

Não sabemos porquê o silêncio insiste em existir.
As primeiras informações sobre esse caso, foi nosso blog que apurou. Por tanto, qualquer reprodução, cite a fonte. Leia mais em http://blogdowalterlima.blogspot.com.br/2012/11/morte-de-larissa-lemos-de-4-anos-deixa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário