http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

sábado, 29 de dezembro de 2012

Carros-pipas chegam aos centros urbanos em Milhã e mais quatro cidades do Ceará

O quadro de falta d'água é tão grave do interior cearense que o Governo do Estado teve de providenciar abastecimento via carros-pipas para as sedes dos municípios de Milhã no sertão central e para mais quatros cidades, dentre elas: Irauçuba, Itapajé, Pereiro e Quiterianópolis.

Diante do quadro que aponta para uma das mais severas estiagens do Ceará, o Governo do Estado teve de providenciar em cinco municípios algo que há décadas não se via no interior cearense: hoje, levar água à zona rural não basta - a seca chegou também aos centros urbanos de Milhã, Irauçuba, Itapajé, Pereiro e Quiterianópolis. Nas sedes desses municípios, a operação carro-pipa está atuando há pelo menos quatro semanas.
“A situação se agravou assim porque, pela falta de chuva, os açudes que forneciam água às áreas urbanas secaram. Diante do quadro, o Estado tenta agora trazer adutoras a essas regiões, para puxarmos a água dos açudes mais próximos”, explica o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins. Segundo ele, hoje já existem cerca de 600 caminhões-pipa circulando no Interior.

Embora levem um tanto de esperança ao cearense do campo, as últimas esparsas chuvas registradas em alguns municípios pouco representam para os meteorologistas que tentam traçar o prognóstico da quadra invernosa cearense. Previsto para ter início em fevereiro, o inverno de 2013 ainda é uma incógnita mesmo para os estudiosos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Nenhum comentário:

Postar um comentário