http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

sábado, 24 de setembro de 2016

Ex-prefeito Odorino Filho presencia retirada de peixes no açude boqueirão para evitar mortandade

O Ex-prefeito de Solonópole no interior cearense Francisco Odorino Filho (foto) que foi eleito na gestão de 2000-2004 pelo PSDB e hoje atual Democrata, presenciou há 22 dias a  retirada de peixes do açude boqueirão que fica localizado há 12 km no distrito Prefeita Suely (CE 371 Solonópole a Jaguaretama) para evitar mortandade de peixes.

O empresário Odorino Filho ainda citou que na sua gestão foi realizada a revitalização de toda área beneficiando todos os moradores da região.

Eu tive visitando o açude e vi lá um trabalho muito interessante exatamente para evitar a MORTANDADE DE PEIXES. Um trabalho preventivo. Uma coisa que eu quero parabenizar ao administrador do açude. Se houvesse uma mortandade de peixe ali, nós não teríamos nenhuma condição de água mais para abastecer o nosso município. Então isso aqui é muito bom. Uma forma de muito respeito, prevenir, já tiraram quando eu tive lá, todo peixe graúdo já foi tirado. Já estão tirando todo o peixe menor com uma coleta muito bem feita, tudo lá com câmara fria, já saindo dali o peixe todo resfriado de boa qualidade, então tendo assim um aproveitamento muito grande de tudo que tem de peixe no nosso açude e como eu disse prevenindo qualquer possibilidade de mortandade, fazendo com que água ali fique totalmente imprópria para o consumo mesmo depois de tratada. 2000-2004 REVITALIZAÇÃO NAQUELA REGIÃO – Além da revitalização, nós fizemos uma coisa que eu considerei muito importante mesmo naquela época sempre bons invernos e muita água, eu já tinha uma preocupação muito grande com a vazão de saída do açude boqueirão. Nós fazíamos a DESOBSTRUÇÃO DO CANAL partindo de SOLONÓPOLE ate JAGUARETAMA todas feitas com os nossos colaboradores do município com o dinheiro do povo do Solonópole para que a água tivesse uma corredeira forte ate chegar Jaguaretama diminuindo a cobertura da comporta e fizemos sempre dessa forma a preservação de todos os pontos. Ali nós tínhamos muito poços que não secavam nunca, que serviam para irrigar todos nossos riberinham, irrigarem, e hoje pela noticia que eu tenho foi feito uma VALETA aonde acabamos todos os poços secaram, aquela fonte abundante de água para irrigação que é uma grande pena. Então isto era feita com medida preventiva assim como é feito hoje uma coleta de peixe do boqueirão. Importante ELANIO que agente trabalhe na prevenção. Isso é como questão de segurança, de saúde, tudo seja preventivo é mais barato, muito melhor, mais socialmente saudável do que trabalhar depois da correção do problema. RETIRADA DE PEIXES É IMPORTANTE – Muitíssimo importante. Esta é quem vai fazer com que haja uma preservação da água. Se nós tivéssemos ali uma mortandade de peixe, nós não teríamos mais água, nem pra outubro, nem pra novembro, nem até março como era a previsão técnica do administrador do açude. SECA NO MUNICÍPIO – É uma questão digamos ELANIO não diria só de Solonópole, é uma questão principalmente do nosso sertão central, do nosso Ceará. É uma situação dramática, uma situação tem que ser analisada com muito cuidado, com muita calma. Eu vejo hoje o município cavando poços sem nenhum estudo técnico de localização de água, portanto, perfurantes, poço seco quando pra você cavar, você tem que fazer primeiro o estudo geofísico, tem fazer uma avaliação da área de todo solo para ver aonde há melhores possibilidades de água. Mesmo assim ainda há risco de poço seco você reduz de 80% a 90% o custo e o risco de um investimento para um poço seco. Essa é uma grande preocupação acho que a melhor solução neste momento são poços e poços feitos tecnicamente com estudo para quem possa ter aí a melhor quantidade de água e a melhor qualidade para o abastecimento da nossa humanidade. ABASTECIMENTO CARRO PIPA – Ela é uma coisa imprescindível más ainda no nosso caso, eu tenho visitado famílias que não tem água para banhar uma criança pequena como eu visitei uma família que passava um paninho molhado. Não tem uma gota d’água para banhar uma criança, não tem uma gota d’água pra nada. Nós temos, eu vejo, tem uma casa no Sitio Alivio no Cangati que o cidadão não tem uma gota d’água para uma galinha beber. E toda água que ele tem é água comprada porque o carro pipa não consegue ainda do Programa do Governo chegar lá e atendê-lo, me disse o cidadão que usa hoje quase da totalidade de sua aposentadoria para comprar água. Tava pagando carro pipa, isso é um dificuldade, ia subir para R$ 200 reais muito critica, muito difícil a situação do nosso sertão e o nosso município de Solonópole.

Assistam a entrevista com exclusividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário