http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

sábado, 24 de setembro de 2016

Fragmentos do panorama no Interior

As pesquisas divulgadas até agora sobre as eleições no Interior do Ceará apontam que o PDT pode ser protagonista na disputa no Estado. Desde o início da campanha foram divulgadas pesquisas do Ibope em sete municípios. O Datafolha apenas realiza consultas na Capital, contratadas pelo O POVO. Há muitas pesquisas de tudo o que é instituto. Vou me ater a considerar as realizadas pelo Ibope. Se os grandes institutos erram – é do jogo errar e está estatisticamente previsto – que dirá empresas de menor porte e de menos estrutura e tempo de estrada. Nada impede que tais institutos acertem até mais que os grandes. Porém, não é o mais provável.

Pelo que aferiu o Ibope, das sete eleições pesquisadas, o PDT estaria isolado na liderança em três. O partido do clã Ferreira Gomes é a maior força política do Estado. Está na frente sozinho em Mauriti, Monsenhor Tabosa e São Gonçalo do Amarante.

A pesquisa em Mauriti foi contratada por Wesley Martins de Oliveira – ME e WMO – Comunicação e Marketing. Em Monsenhor Tabosa, a pesquisa foi contratada pelo Pros, que é aliado ao PDT. Em São Gonçalo do Amarante, quem contratou foi a editora gráfica Ceará Agora.

Em Sobral, com Ivo Gomes, está tecnicamente empatado com Moses Rodrigues (PMDB). É a disputa mais empedernida do Interior, ao menos entre os grandes municípios. A pesquisa foi contratada pela TV Verdes Mares.

ONDE O PDT PERDE - Dos municípios em que o Ibope pesquisou, o PDT está perdendo em três. Um deles é caso particular: Juazeiro do Norte. O partido tem candidato, mas o grupo dos Ferreira Gomes não apoia quem o partido lançou. Aliás, o governador Camilo Santana, que é o mais pedetista dos petistas, também não apoia o candidato do PDT, que está coligado ao PT. Camilo e Cid Gomes estão ao lado do deputado federal Arnon Bezerra (PTB). De modo que o PDT está atrás nas pesquisas no Município. Mas, a liderança é do candidato dos principais caciques pedetistas e do governador do Estado. A pesquisa foi contratada pela TV Verdes Mares.

O PDT também aparece atrás em Guaraciaba do Norte, onde o atual prefeito Regivaldo Cavalcante (PDT) está atrás de Adail Machado, candidato do PMDB de Eunício Oliveira (PMDB). Em que pese que a pesquisa foi contratada pelo próprio Adail.

Em Ipu, Sérgio Rufino (PCdoB) tem 50% e Diego Carlos (PDT) tem 39%. Apesar da desvantagem do pedetista, como a margem de erro é de seis pontos percentuais para mais ou para menos, o Ibope considera que há empate técnico entre eles. Isso porque, no limite da margem de erro, Sérgio pode ter seis pontos a menos e estar com 44%. Enquanto Diego pode ter seis pontos a mais, com 45%. A pesquisa foi contratada pelo Sistema Liberdade de Comunicação.

DESEMPENHO NO ESTADO - A amostra de sete municípios é muito restrita para que se tenha noção de como se encaminham as eleições pelo Interior todo. Mas, dentro dessa amostra, percebe-se a capilaridade e a força do PDT para se manter como maior força política do Estado.

Há de se levar em conta que há pesquisas contratadas por partidos políticos e candidatos. Não significa que o Ibope ajuste a pesquisa conforme o gosto do freguês. Porém, observar quem paga a conta é fator a ser levado em conta a se observar dados tão delicados.


PDT E PT NEM TÃO AFINADOS - Outra curiosidade desse recorte específico é a pouca afinidade entre PT e PDT, partidos que governam juntos o Ceará e têm em seus quadros, respectivamente, o atual governador, Camilo, e seu antecessor, Cid.

Nesses municípios em particular, porém, a sintonia é mínima. Só estão realmente aliados em Sobral. Em Juazeiro do Norte, há coligação, mas os principais líderes dos dois partidos não apoiam a chapa. Em Mauriti, Ipu e Monsenhor Tabosa, as legendas estão em lados opostos. Em São Gonçalo do Amarante e Guaraciaba do Norte, o PT não está em nenhuma coligação.

PESQUISA FALSA - Entre os muitos institutos que pesquisam no Interior não está o Datafolha. Que só realiza pesquisas no Estado em Fortaleza, contratadas pelo O POVO. Consulta divulgada em Solonópole atribuída ao instituto e ao O POVO é falsificação grosseira, na tentativa de enganar o eleitor. Procura se aproveitar da credibilidade do jornal e do instituto para ludibriar a população. Recomenda-se estar de olho na qualidade de político que se vale de tais expedientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário