http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Eunício debate com produtores de camarão as demandas da carcinicultura

Na manhã desta quarta-feira (5), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu o deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE) que, acompanhado do presidente da Associação dos Produtores de Camarões, Itamar Rocha, alertou sobre os riscos da liberação da importação de camarões e outros crustáceos provenientes de países classificados com alto risco doenças epidemiológicas.

Segundo Itamar Rocha, a Organização Internacional de Epizootia (OIE), responsável pela análise e acompanhamento de questões sanitárias, observou que, com o rápido crescimento e desenvolvimento da indústria de carcinicultura, existe a proliferação de agentes patógenos que afetam não apenas a saúde dos crustáceos, mas principalmente a saúde dos humanos que acabariam consumindo os alimentos contaminados.

O senador José Agripino (DEM-RN), que também participou da reunião, concordou com o presidente da Associação. "Permitir a importação de camarões sem análise sanitária ou a análise de riscos é uma prática temerária", alertou.

Durante o encontro, o vice-presidente do Senado, Cassio Cunha Lima (PSDB-PB), disse aos presentes que foi informado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, que a pasta possui laudos sanitários que autorizam a importação de camarões de outros países.

O presidente da Senado, Eunício Oliveira, disse ser sensível à causa dos produtores, mas aconselhou à associação a buscar entidades técnicas responsáveis pela análise sanitárias para confrontar os laudos existentes e dessa forma poder contestar a autorização de importação de camarões possivelmente contaminados. "Não tem sentido importarmos camarões que vão destruir a nossa fauna e atentar contra a nossa saúde", defendeu Eunício.

O senador José Pimentel (PT-PI) lembrou aos presentes que a consultoria legislativa do Senado pode ajudar na elaboração de documento que vai servir para ouvir importadores e produtores e ainda analisar o laudo técnico que embasou a decisão do Ministério.

Ao finalizar a reunião, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, garantiu que apenas após uma análise mais profunda dos documentos, poderá enviar ao ministro Blairo Maggi qualquer pedido de explicações a respeito da autorização da importação de camarões e crustáceos de outros países. "Para oficiar pedido de explicações do ministro, precisamos de embasamentos técnicos e econômicos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário