Natural da cidade de Vargem Comprida, no interior de Pernambuco - na época um distrito de Garanhuns. O presidenciável foi o sétimo dos oito filhos da família. Com poucos recursos financeiros, só conseguiu ser registrado anos depois com a data diferente do nascimento, junto a outros irmãos.
Enquanto não tinham o documento oficial, as crianças usavam o que se chamava de batistério, que comprova o batismo católico deles e tinha a data e local de nascimento. A história foi contada em uma série de tweets, postados no ano passado, pelo perfil oficial do Instituto Lula.
José Ferreira Silva, mais conhecido como Frei Chico, também comentou sobre a divergência de datas. Em uma entrevista à organização, o irmão de Lula explicou os contratempos para se obter uma cidadania na região durante a década de 40. Frei destacou ainda que só foi possível formalizar todos os familiares, inclusive a própria mãe, com a ida para São Paulo em 1952.
"Um dia minha mãe foi ao cartório em Santos registrar os filhos. Levou anotado todas as datas e os nomes. Mas acredito que ficou intimidada pela atitude da escrivã, que sugeriu mudar o nome da minha irmã, ali, na hora de Sebastiana para a Ruth, seu próprio nome em sua 'homenagem', e ela acabou se atrapalhando com tantas datas", disse o irmão.
O aniversário de Lula tem dado o que falar entre os internautas. O tema ficou entre os Trending Topics do Twitter. Dos 29 assuntos com maior repercussão na plataforma do passarinho, pelo menos seis eram ligados ao ex-presidente. Frases como "parabéns presidente Lula", "feliz aniversário" e "Luiz Inácio Lula da Silva", além das hashtags #LulaDay", #LulaPresidente13 e "#AniversárioDoLula" estiveram em alta pela manhã.
A comemoração de seu aniversário deve ser de maneira discreta, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Lula vai comemorar com um bolo ao lado de sua esposa Janja, familiares e amigos mais próximos. A festa deve ser discreta, já que o ex-presidente pretende descansar para o debate da TV Globo, que acontece na noite desta sexta-feira (28/10).
Nenhum comentário:
Postar um comentário