Principais rodovias de acesso aos roteiros de Carnaval apresentam situações diversas, mas que exigem prudência
No
tráfego intenso de veículos, carros e motos devem contar com pessoas
habilitadas na condução dos mesmos. Polícia Rodoviária Federal aponta
que 90% dos acidentes são causados por falha humana FOTO: JÉSSYCA
RODRIGUES.
Fortaleza O feriadão do Carnaval
está chegando e, para quem vai viajar pelas estadas no Estado, a atenção
deve ser redobrada. Há trechos com buracos e obras ainda em andamento,
como é o caso da BR-222, com destino a Sobral. Há via em que a
pavimentação e a sinalização estão em boas condições, mas existe o risco
de animais na pista, como acontece em alguns trechos da BR-116. Daí o
cuidado é exigido por parte do motorista da mesma forma. Com a
colaboração de todos os seus correspondentes no Interior, o Diário do
Nordeste antecipa as condições das principais rodovias para os destinos
mais movimentados durante o período de Carnaval.
É importante
para o folião que pretende viajar no período de Carnaval, ter atenção
redobrada nas principais BRs com saídas do Cariri para a Capital do
Estado, ou cidades mais próximas, onde acontecem os festejos. Para quem
sai pela BR-230, atravessa os 34 quilômetros entre as cidades de Farias
Brito e Várzea Alegre, que ainda não foram totalmente recuperados.
Apenas uma operação tapa-buracos e ainda um asfalto irregular. A
orientação dos próprios motoristas que trafegam pela área é ter ainda
mais atenção, principalmente se estiver chovendo. Cerca de 10km antes de
chegar a Várzea Alegre, roteiro bastante visitado a partir do fim se
semana, há buracos no asfalto.
Outra opção para quem se desloca
da região do Cariri para Fortaleza é pela BR-116. A partir do fim de
semana, a movimentação dos condutores na via aumenta consideravelmente.
Muitas pessoas, além da Capital, buscam o destino da cidade de
Cajazeiras, na Paraíba, para passar o período de Carnaval.
As
principais vias rodoviárias de acesso ao Sertão Central, a CE-359 e a
CE-060, apresentam boas condições de tráfego. A reportagem percorreu
todo o trecho, da Capital às principais cidades da região, Quixadá,
Quixeramobim, Banabuiú, Ibaretama, Senador Pompeu, Pedra Branca, Milhã e
Solonópole. Seguindo de Fortaleza pela região do Maciço de Baturité, na
CE-060, além de pistas sinuosas é necessário cruzar por dentro de seis
cidades até chegar em Quixadá.
Os motoristas devem tomar
precaução com animais na pista e com as lombadas eletrônicas. O trecho
da CE-359, entre o Triângulo de Chorozinho e Quixadá, é mais seguro, mas
nele estão instalados oito equipamentos de fiscalização de velocidade.
Na área urbana de Quixeramobim, já na CE-060, também existem
fotossensores. A atenção deve ser dobrada. O limite de velocidade é de
40km/h.
Existem problemas mais graves apenas na BR-226, entre
Senador Pompeu e Solonópole. O trecho de 54km entre as duas cidades está
esburacado. É melhor evitar as viagens noturnas. "Além de danos nos
veículos, há possibilidade de assaltos", explicam motoristas acostumados
a circular por aquela área.
O folião que for passar o Carnaval
nas maiores cidades desta região - Crateús e Tauá - ou no pequeno
município de Tamboril, que tem como tradição uma animada folia, tem que
vir pela BR-020, rodovia que dá acesso à região. Saindo de Fortaleza, o
viajante passará por trechos da via que estão sendo restaurados, entre a
Capital e Boa Viagem. É preciso muita atenção no trecho, principalmente
entre Boa Viagem e Cruzeta, onde a pista está bastante deteriorada e
com muitos buracos.
Luiz Alves, secretário de Infra Estrutura de
Tauá, diz que no trecho a situação da rodovia está péssima. "Os foliões
devem tomar bastante cuidado". Já do Distrito de Cruzeta à sede de Tauá,
a estrada está em bom estado de conservação, permitindo o tráfego
tranquilo de veículos.
Na Zona Norte do Estado, a CE-253, de
acesso à Serra da Ibiapaba pela cidade de Mucambo, ainda não teve
iniciadas as obras de restauração. De acordo com a assessoria do
Departamento Estadual de Rodovias (DER), foi feito um estudo sobre as
peculiaridades do trecho de 18 km para definição de um plano especial de
restauração. O trecho que corresponde à subida da serra tem se
estreitado nos últimos anos, devido a deslizamento de terras. Em alguns
pontos, apenas um carro pode trafegar por vez. Em outros, o desgaste já
atingiu quase metade da pista. Ônibus e outros veículos de grande porte
estão proibidos.
A BR-222 continua em reparos entre Sobral e
Fortaleza. O pior trecho é do Km 108 ao Km 122, entre Umirim e Itapajé.
Nele, o Dnit aponta trafegabilidade precária, muitos buracos e remendos.
A sinalização também está deficiente, o que exige atenção redobrada do
motorista, principalmente na curva do Km 110. Já entre Itapajé e o
distrito de Patos, a sinalização ainda está incompleta e o trecho
continua em obras de restauração, manutenção e conservação. Leia mais no Diário do Nordeste.
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