http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Casa de Cultura de Icó é reinaugurada com instalação da Casa do Patrimônio do IPHAN

Após as obras de restauro realizadas entre o final do ano de 2014 e o primeiro semestre de 2016, nesta sexta-feira (10), às 18h, a Prefeitura Municipal de Icó entrega à população icoense a Casa de Cultura de Icó Mariinha Graça, equipamento sede da Secretaria municipal de Cultura e Turismo.

O sobrado histórico do século XIX da época do auge do Ciclo do Couro e do Gado teria pertencido à família de Heráclito Graça, icoense que foi advogado, político e membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Cearense de Letras e do Instituto do Ceará.

MÚLTIPLOS USOS - A obra teve início em agosto de 2014 e teve a finalização da fachada do prédio realizado nos últimos dias. A ação de restauro do sobrado secular foi realizado pelo Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), via Fundo Nacional de Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Icó.

A Casa de Cultura irá receber o retorno da Secretaria municipal de Cultura e Turismo, que estava funcionando de forma temporária na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó, hoje Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro.

CASA DO PATRIMÔNIO - O Sobrado centenário, localizado na Avenida Ilídio Sampaio,  n° 2056, no sítio histórico de Icó, ainda contará com a presença do Escritório Técnico do IPHAN e da Casa do Patrimônio do IPHAN.

A Casa do Patrimônio é um espaço educativo para aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural, onde a população contará com novos espaços de interlocução e diálogo com o órgão federal. 

O prédio foi inaugurado em 1994 em homenagem a uma das mulheres mais importantes da cidade e contará com espaço de ligação entre a Avenida Ilídio Sampaio (Rua Grande) e a Rua General Piragibe (Rua do Meio), além de salas destinadas a exposições, ações culturais e um mini auditório destinado a reuniões.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL - A peça "Pela Ribeira dos Icós", produzido e dirigido pelo dramaturgo Acácio de Montes, abre a programação especial deste equipamento cultural, que inicia uma programação especial de reabertura e que continuará de forma permanente.

O espetéculo teatral será encenado nesta quinta-feira (09), a partir das 20h, com entrada gratuita, e contará a 
histórica lenda da não inauguração do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, o mais antigo teatro do estado do Ceará.

"Pela Ribeira dos Icós" é uma peça de ficção, sem pretensão de registro ou documento Histórico. É uma livre adaptação da inusitada história que a oralidade popular conta sobre a inauguração do Teatro da Ribeira que não aconteceu, pela total ausência de seus ilustres convidados.

A peça integra a Escola de Teatro da Ribeira dos Icós, e conta com elenco formado pelos alunos da Turma de Teatro 2015. A Escola é mantida pelo Governo Municipal de Icó, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, sob a direção do dramaturgo e diretor de Teatro, Acácio de Montes.

MOMENTO ESPECIAL - O projeto foi desenvolvido dentro de uma política integrada de patrimônio e inclui a reabilitação física da edificação, a instalação de serviços públicos, entre eles o Escritório Técnico do Iphan, a Secretaria de Cultura e Turismo e a criação da Casa do Patrimônio de Icó. A ideia é fazer do sobrado um polo gerador de atividades culturais na cidade.

A obra revelou inúmeros testemunhos em diversos momentos da história do prédio, representando antigos modos de morar, como a cacimba, e de construir com as alvenarias de tijolos cerâmicos, bem como a relação do sobrado com o espaço urbano, destacando os três níveis de piso da casa e a numeração da fachada principal.

O Sobrado Mariinha Graça se destaca como símbolo dos bens culturais da cidade e reaviva os valores que levaram ao reconhecimento de Icó como patrimônio cultural do Brasil. 

* Informações da Secretaria municipal de Cultura e Turismo de Icó e do IPHAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário