Radio

quarta-feira, 13 de março de 2013

Eleito papa argentino Jorge Mario Bergoglio

Primeiro papa latino americano é o argentino Jorge Mario  Bergolio, de 76 anos, jesuíta, e quer ser chamado de papa "Francisco I". Era arcebispo de Buenos Aires antes de ser papa.

O anúncio do Vaticano levanta questões sobre como o diálogo entre Roma e o arcebispo de Canterbury prosseguirá. Na semana passada, o representante do Vaticano para o ecumenismo, cardeal Walter Casper, havia dito a jornalistas que "não estamos pescando na lagoa dos anglicanos".

Nos sete idiomas onde um destes é em português que dirá Irmãos e Irmãs e fará a leitura de um texto em latim. Em média 61 anos e meio da idade que é escolhido o papa e Walter Casper fez 85 anos no dia 03 de Março, sendo que o corte foi no dia 28 de fevereiro, dia da renuncia de Bento XVI e ele pôde participar, tornando se assim um fato inédito. Este novo papa é o de numero 266 que teve 119 cardeais votando neste conclave. Teve um papa que já governou por três vezes. O anuncio do novo papa foi feito pelo anúncio é o Presidente do Pontifício Conselho para o Dialógo Interreligioso, cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran, 69 anos. O novo papa mostrou-se bastante emocionado, quebra protocolo e pede bençãos pra ele e pra Bento XVI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário