http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quarta-feira, 28 de junho de 2017

MJPOP e Visão Mundial participam de ato público contra a violência em PE

No dia 29 de junho, encenação com corpos manchados de tinta representando pessoas mortas acontecerá na praça em frente ao Palácio do Campo das Princesas; organizações e entidades religiosas promovem esta ação em repúdio aos alarmantes índices de homicídio em Pernambuco, em 2017.

O MJPOP – Movimento Jovem de Políticas Públicas da ONG internacional Visão Mundial, maior organização humanitária do mundo – participa, em parceria com lideranças e membros de dezenas de igrejas e organizações sociais cristãs, de um ato pela paz no dia 29 de junho, quinta-feira, no Recife. A ação se dará no Palácio das Princesas, que amanhecerá repleta de cruzes e corpos, representando as mais de 2.500 vítimas de homicídios registrados somente esse ano em Pernambuco. A ação é uma forma de manifestar repúdio ao aumento exponencial dos índices de violência no estado, em 2017, cobrando ação efetiva do governo em relação à segurança pública e prestando solidariedade às famílias enlutadas.

Durante o protesto, integrantes do MJPOP realizarão ações e entregarão panfletos, para o despertar de consciência da população sobre o absurdo estado de insegurança a que se está sujeito hoje em Pernambuco. Também haverá momentos solenes, de oração pela cidade, Estado e País.

O ato público é promovido pelo Movimento PE de PAZ, que tem como objetivo mobilizar a sociedade civil para a temática da violência, bem como pressionar o governo a fim de que medidas de combate à criminalidade no Estado sejam tomadas, contribuindo assim, para a construção conjunta de uma cidade melhor e mais segura.

INICIATIVA – A principal motivação para a realização do ato foi o aumento dos índices de violência no primeiro trimestre de 2017, o que tem assustado os pernambucanos cotidianamente. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), foram assassinadas em Pernambuco quase 2.500 pessoas apenas nos primeiros seis meses desse ano. Isso significa que, havendo esta continuidade, o estado é responsável por 10% dos homicídios em todo o país e 1% dos homicídios de todo o mundo.

A violência em Pernambuco já vinha apresentando índices alarmantes desde dezembro de 2016, considerado o mês mais violento dos últimos 10 anos no Estado com a ocorrência de 472 assassinatos. O total de 4.479 homicídios ocorridos em 2016 revela à sociedade a pior crise do Pacto Pela Vida, programa do governo estadual que completou 10 anos de implantação em maio, tornando Pernambuco um estado seis vezes mais violento que São Paulo. Em 14 de junho de 2017, 2495 homicídios já aconteceram em PE.

De acordo com Edgleison Rodrigues, Articulador Nacional de Juventudes da Visão Mundial, “chamar a atenção para os altos índices de homicídios da juventude é uma bandeira que o MJPOP considera estratégica, porque atinge diretamente os jovens da periferia, ou seja, a juventude negra, pobre, que depende muito de uma atenção maior por parte das políticas públicas”, afirma. E continua: “A maioria dos adolescentes e jovens que compõem o MJPOP vivem nas periferias, e todos os dias temos visto amigos, familiares e conhecidos sendo mortos, vitimas dessa violência. Nós acreditamos que é necessário e urgente uma ação mais estratégica no combate aos homicídios e ao extermínio das juventudes. Por isso, o MJPOP vai estar junto com a Visão Mundial, o Movimento PE de PAZ e diversas outras organizações, chamando a atenção da sociedade para essa violência”, ressalta.

Sobre o MJPOP - O Movimento Jovem de Políticas Públicas da Visão Mundial – MJPOP – iniciou suas atividades no ano de 2007, na cidade do Rio de Janeiro, com um grupo de adolescentes e jovens do Complexo do Lins. O movimento de participação infanto-juvenil da Visão Mundial atualmente está presente em 11 estados do Brasil (CE, PE, PB, RN, AL, BA, AM, DF, MG, RJ, SP), engloba cerca de 700 adolescentes e jovens em 60 grupos na aplicação da metodologia MJPOP, realizando ações relevantes, sobretudo na causa de combate à violência. Em 2011, a metodologia foi certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, e entre 2013 e 2015, a mobilização de adolescentes e jovens do MJPOP em torno da defesa dos conselhos tutelares em Fortaleza possibilitou a regulamentação local da lei nacional, que prevê a existência de um conselho para cada 100 mil habitantes. A partir da intervenção do MJPOP, 02 novos conselhos tutelares foram implantados em 2016, beneficiando cerca de 200 mil famílias cearenses.

SERVIÇO:
Evento: MJPOP e Visão Mundial no ato público PE de PAZ
Data e horário: 29/06/2017 (quinta), das 9h às 10:30h.
Local: Praça da República (Em frente ao Palácio do Campo das Princesas – Palácio do Governo de PE)

www.jbpresshouse.com (11) 2599-8249
Giovanna Leopoldi - giovanna@jbpresshouse.com
Júnia Braga - junia@jbpresshouse.com
Veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário