O Sistema FAEC/SENAR e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará - ADAGRI assinaram no dia 21/05, termo de cooperação técnica para ações do Selo Arte no estado do Ceará. A parceria será realizada por meio da orientação dos produtores rurais que serão atendidos pelo Projeto ATeG Agroindústria, que será executado pelo SENAR Ceará, com relação às boas práticas e a adesão aos selos arte, SISBI e SIE. O projeto piloto da ATeG Agroindústria será realizado em 15 queijarias nos municípios de Jaguaribe, Jaguaretama e Solonópole e visa qualificar o mercado, por meio de capacitação e do acompanhamento técnico e gerencial dos produtores atendidos.
O Selo Arte é uma certificação que visa facilitar a comercialização de produtos artesanais de origem animal por meio da regularização sanitária da produção e comercialização, que deve contar com a predominância de matérias-primas de produção própria ou de origem determinada, resultantes de técnicas predominantemente manuais.
O Selo permite que produtos como queijos, embutidos, pescados e mel possam ser vendidos livremente em qualquer parte do território nacional, eliminando entraves burocráticos. Para os consumidores, é uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário