http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Desenvolvimento econômico Acordo de Cooperação vai promover ações de incentivo ao setor mineral no Ceará

Acordo de Cooperação irá promover ações de incentivo ao setor mineral no Ceará. O Governo do Ceará assinou nesta sexta-feira (6), um acordo de cooperação com o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) para desenvolver o setor geoeconômico da região e consolidar a atuação do Ceará no setor mineral. Este é o principal objetivo da parceria na realização do projeto “Estudo Geoeconômico do Estado do Ceará”, que irá promover – por meio da catalogação de dados e informações de caráter técnico-científicos – a análise das potencialidades do setor mineral cearense, com duração de 12 meses, que irá identificar depósitos minerais em diversas regiões cearenses. Participaram da assinatura: a governadora do Ceará, Izolda Cela, o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Esteves Colnago, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior.

“Estamos aqui muito felizes e com uma boa perspectiva ao estabelecer essa parceria tão importante nessa área de estudos geológicos em nosso Estado. Estudos que irão fortalecer o potencial da mineração do Ceará. Com esse Acordo de Cooperação, acredito que deveremos ter um maior interesse de diversas áreas, que poderá gerar para o nosso Estado mais desenvolvimento para nossa economia”, apontou a governadora do Ceará.

O projeto será realizado a partir de levantamentos em banco de dados do SGB-CPRM e pesquisas em empresas públicas e privadas que possam apoiar a construção de um panorama da mineração cearense. A primeira etapa do plano, que deve durar seis meses, será destinada ao levantamento dos dados. Nos seis meses seguintes, será elaborado o informe técnico com todos os dados catalogados na primeira parte do projeto.

“A nossa pesquisa é técnica, buscamos identificar oportunidades de ocorrência de urânio e outros minerais no Ceará, como o fosfato em Santa Quitéria. Temos um projeto avançado na extração do Lítio, em Solonópole, devemos entregar o mapeamento ainda esse ano, e estamos trabalhando também no que chamamos na Província Grafita, nos municípios de Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Solonópole, Canindé e Itapiuna; pesquisas sobre granulados marinhos; e os incentivos ao já mencionado setor de pedras ornamentais, com um potencial para diversos depósitos do mineral”, explicou o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio.

Para Maia Júnior, essa visão nova no Ceará, de assinar acordos como esse, elevam o Estado à posição de prioridade nas escolas de investimento das empresas privadas, dos mais diferentes setores. “De posse desse estudo geológico, nós vamos aprofundar esse trabalho com a validação quantitativa desses potenciais minerais no Ceará, isso definirá volumes e regiões beneficiadas, e que nos permite abrir uma fronteira nova, que é a mineração privada, com uma grande oportunidade de que, com os indicativos do Governo do Ceará, as empresas possam transformar tudo isso em projetos, o que nos leva a geração de emprego e renda em nosso Estado”, pontuou o titular da Sedet.

Também participaram da solenidade o deputado federal Mauro Filho, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Francisco Rabelo, e Roseane Medeiros, secretária executiva da Indústria da Sedet. 

Por Daniel Herculano - Comunicação Institucional - Texto Carlos Gibaja - Ascom Casa Civil - Fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário