Reafirmando o compromisso com o poder transformador da educação, o Governo do Ceará entregou nesta terça-feira (5) para a população de Solonópole a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) José Ciro Nogueira Machado. A inauguração contou com a presença da governadora Izolda Cela, e da secretária da Educação, Eliana Estrela, que foram recebidas pela prefeita Ana Vládia.
Para construir, equipar e mobiliar a escola foram investidos R$ 15 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e da União. A EEEP de Solonópole é uma das 131 unidades que ofertam a educação profissional, parte de uma rede estadual de ensino médio que tem 60% das escolas funcionando em tempo integral em 2022.
“Educação é prioridade. A nossa governadora é uma mulher sensível, forte, determinada, e que acredita na educação. Por meio da educação se constrói, se transforma, e se tem uma vida mais justa e digna. Espero que todos possam extrair o máximo daqui, com muita solidariedade, amor, interação e respeito”, listou a titular da Educação do Ceará.
Prefeita da cidade ressaltou que o Ceará já colhe semente plantada na Educação, que é referência no Brasil. “Esta escola vai transformar a vida dos adolescentes e jovens da nossa Solonópole. Agora, eles vão ter mais autonomia, vão transformar suas vidas, vão ser preparados para o mercado de trabalho. Em consenso, escolhemos os cursos equivalentes com a realidade do nosso município”, declarou Ana Vládia.
Em Solonópole, serão ofertados três cursos técnicos: Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores. A gestão escolar caberá ao professor Caio Eder Santiago Lopes de Sousa.
No total, as 131 escolas profissionais ofertam 54 cursos técnicos para 111 municípios cearenses na Capital e no Interior, com atendimento de 58 mil jovens.
“É um equipamento muito importante para nossa população, pois assim conseguimos nos preparar para o mercado de trabalho, e assim podemos conquistar aquilo que quisermos”, disse a estudante, que está na 1ª série com o curso de Administração e quer cursar Direito após concluir o Ensino Médio.
Para Luiz Felipe, que cursa o profissionalizante de Redes de Vomputadores, o futuro é hoje. “Eu pretendo continuar na área e depois seguir numa faculdade. Minha vida já mudou para melhor. Estou matriculado numa escola com professores totalmente preparados, a estrutura é realmente maravilhosa. Está me dando uma oportunidade, uma nova visão de futuro. Aqui estamos aprendendo a projetar nossa vida, e podemos seguir carreira como profissionais bem preparados”, analisou.
No último mês de fevereiro, o governo estadual anunciou a ampliação dessa modalidade, alcançando 60% da rede estadual apta. A EEEP de Solonópole é uma das que estreia na jornada ampliada em 2022.
Com essa expansão, 392 unidades de ensino beneficiam mais de 130 mil estudantes. Do total, 131 são EEEPs e 261 são EEMTIs.
Neste ritmo continuado de conversão de toda a rede estadual para os formatos de funcionamento em tempo integral, até 2026 todas as escolas cearenses de ensino médio funcionarão em jornada prolongada. Serão 326 unidades construídas ou reformadas até lá. Além das 60 novas unidades escolares em tempo integral no ano letivo de 2022, estão planejadas 80 em 2023; 73 em 2024; 82 no ano seguinte; e 31 no último ano do plano. Isso garante investimento de R$ 1,37 bilhão no período de 2022 a 2026.
Autoridades presentes - Estiveram presentes na inauguração em Solonópole o deputado federal Idilvan Alencar; os deputados estaduais Acrísio Sena, Antônio Granja, Agenor Neto e Leonardo Pinheiro; vereadores, secretários municipais, lideranças sociais e prefeitos da região. Por Daniel Herculano - Ascom Casa Civil Texto. Tiago Stille Fotos. ceara.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário