http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

sábado, 10 de agosto de 2013

Sertão Central: FestLeit bate recorde com queijo

Quixeramobim. Pelo sétimo ano consecutivo pecuaristas e produtores de laticínios de Quixeramobim bateram mais um recorde mundial produzindo o maior queijo coalho do mundo. Dessa vez, o fato ocorreu na abertura do VII Festival do Leite de Quixeramobim, o FestLeite, realizado simultaneamente com a Feira de Negócios de Quixeramobim (Faicq). O superqueijo atingiu a marca de 1.247,50 quilos, superando em mais de 200 quilos a marca anterior, de 1.023,30 quilos. O recorde foi conferido na presença do público e da imprensa. Em seguida, convidados puderam saborear o queijo especial. O restante, como ocorre todos os anos, será entregue a entidades beneficentes do município.

O maior queijo coalho do mundo foi apresentado durante a abertura do evento. O tamanho e peso do produto lácteo bateram recordes e superaram em mais de 200 quilos a marca registrada ano passado, de 1.023,30 quilos. Foto: Alex Pimentel.

No primeiro ano do FestLeite, em 2007, o artefato lácteo havia chegado a apenas 350 kg. No ano seguinte pesou 718 kg. Em 2009 alcançou 780 kg. Um ano depois, 910,5 kg, e em 2011, novamente a marca foi superada ultrapassando os mil quilos, com peso exato de 1.007 kg. No ano passado a diferença não foi tão expressiva em relação ao recorde anterior, chegando a 1.023,3 kg. Dessa vez foram quase 200 kg a mais.

Ainda no FestLeite produtores de queijo de todo o Estado participaram do Concurso do Melhor Queijo Coalho do Ceará, realizado pelo segundo ano consecutivo. Um grupo de especialistas selecionados pelo Sebrae avalia os produtos, depois o júri aponta os três melhores, nas categorias artesanal e industrial. Este ano participaram 11 concorrentes na primeira categoria e seis na segunda. Os vencedores foram Mauro Valdivino, de Solonópole e a Laticínios Mateus, de Jaguaribe, respectivamente.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Agropecuaristas do Sertão Central, Cirilo Vidal, a principal atração do evento, a produção do queijo gigante, é uma demonstração da potencialidade pecuária leiteira do município, considerada a maior do Estado. Todavia, segundo ele, a estiagem e o endividamento bancário estão castigando os produtores. Antes da seca Quixeramobim possuía 84 mil cabeças de gado leiteiro. Hoje, são 79 mil. A silagem está garantida, mas até o fim do ano haverá falta de água para os rebanhos. "Mas a nossa principal preocupação está na cobrança das dívidas. Cerca de 650 produtores estão sendo executados judicialmente. Precisamos do apoio do Governo Federal para solucionar esse problema, caso contrário no próximo ano mais recordes não serão superados", acrescentou Vidal.

Segundo o Sebrae, além de atrativo turístico, o FestLeite funciona como vitrine da economia local. Embora a pecuária se destaque o comércio também contribui para o desenvolvimento regional. A força está na participação de 66 expositores e 90 stands espalhados pelo parque de eventos, montado no entorno da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro de Quixeramobim.

O FestLeite e a Faicq ficam abertos ao público até amanhã, dia 10. Além de dezenas de stands de negócios do município, durante o evento há a escolha da Miss Quixeramobim, desfiles de modas e shows. A entrada para o evento custa R$ 2,00 por pessoa.

Mais informações Sebrae Sertão Central (88) 3441.1251; Associação dos Agropecuaristas do Sertão Central (88) 3441.0732. Alex Pimentel Colaborador - Diário Sertão Central - Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário