http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Primeiro Passo capacita 4.000 jovens em 63 municípios do Ceará

Primeiro_PassoO Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Projeto Primeiro Passo, celebra nesta quinta-feira (19), às 14h, Auditório da STDS (Rua Soriano Albuquerque, 230 - Joaquim Távora) convênio com 120 entidades, entre prefeituras e associações, para capacitação de 4.000 jovens em 63 municípios do Estado. O objetivo das parcerias é proporcionar ao jovem a oportunidade de lidar com a complexidade do mercado, trabalhando em diferentes setores da economia e participando de equipes, com iniciativas, experiências e departamentos distintos.

Serão qualificados estudantes de 8º e 9º séries do Ensino Fundamental, 1º ou 2º ano do Ensino Médio ou EJA III e IV. Os jovens participarão de cursos de iniciação profissional por um período de cinco meses, por meio da linha de ação Jovem Bolsista, e receberão da STDS bolsa-capacitação no valor de R$ 100,00, fardamento, lanche e material didático.

Celebram convênios com a STDS os municípios de Altaneira, Amontada, Aquiraz, Aracati, Aratuba, Acopiara, Arneiroz, Barbalha, Barreira, Barro, Baturité, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Cascavél, Caucaia, Carnaubal, Chorozinho, Coreaú, Crato, Cruz, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Hidrolândia, Horizonte, Icapuí, Iguatu, Ipaumirim, Itaiçaba, Itaitinga, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Marco, Miraíma, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Pacajús, Paracuru, Paramoti, Pentecoste, Potiretama, Quixadá, Quixeramobim, Salitre, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tarrafas, Tejuçuoca, Varjota e Viçosa do Ceará.

Portas abertas

Na última quinta-feira, 12, a STDS também celebrou convênio com 60 empresas para engajamento de 500 jovens nos segmentos da indústria, comércio e serviços, em Fortaleza. Para o secretário Evandro Leitão, a qualificação prática é o mais importante. “Esperamos que os jovens aproveitem a oportunidade de ter um real contato com o mercado de trabalho. É uma nova porta que abrimos para que nossa juventude siga em frente. Só com educação e capacitação iremos conseguir isso”, declarou Evandro Leitão.

Qualificação cidadã

Com 10 mil jovens capacitados em 2011 e 38 mil pessoas nos últimos cinco anos, só por meio do projeto Primeiro Passo, a STDS reforça e mantém, a cada dia, o compromisso com a qualificação do trabalhador cearense. Até o final de 2012, a perspectiva é que o programa, que já conta com 1.230 empresas parceiras, capacite mais 10 mil jovens em todo o Estado, nas três linhas de ação do Projeto.

Na linha de ação Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Na segunda linha de atuação, a Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

Programação

Data: 19 de julho (quinta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

Assessoria de Comunicação da STDS

Carlos Eugênio Saraiva ( imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089 - 2099)

Twitter: www.twitter.com/stdsonline Leia mais www.ceara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário