http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

terça-feira, 31 de outubro de 2017

OUTUBRO ROSA Tatuador devolve autoestima

Neste mês, o tatuador Muller Pinheiro atendeu mulheres mastectomizadas gratuitamente ( Foto: por Antonio Rodrigues - Colaborador.

Juazeiro do Norte. As ações do Outubro Rosa por todo País alertaram e incentivaram a prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Neste Município, o tatuador José Muller Pinheiro, 26, resolveu tomar uma atitude de sensibilidade com as mulheres que já sofreram com a doença. Durante este mês, ele atendeu, gratuitamente, aquelas que passaram por cirurgia de mastectomia, retirada da mama, para redesenhar o mamilo e tentar ajudar na sua autoestima.

A ideia surgiu no começo deste ano, quando sua tia começou o tratamento contra o câncer de mama. "Eu me comovi muito. Minha família fez um café da manhã, as mulheres colocaram o lenço na cabeça, aí mandaram os vídeos. Daí, pensei em como eu poderia ajudar. Foi essa forma que encontrei", lembra Muller Pinheiro.

O trabalho já teve resultados. Duas mulheres fizeram o redesenho do mamilo com o tatuador. Uma de Crato e outra de Juazeiro. Mas outras também já visitaram o estúdio para entender o procedimento. "Algumas têm receio, vergonha. A doença em si, é traumatizante. Vieram dar uma olhada, mas primeiro vão criar coragem", acredita.

Segundo Muller, outros dois tatuadores, um deles em Juazeiro do Norte, e outro, em Fortaleza, estão realizando esse trabalho. Ele acredita que a vaidade das mulheres é uma das motivações, mas a principal delas é o aumento na autoestima. "Durante o tratamento, elas ficam bem pra baixo. Muda a cor da pele. Quem está vendo, pode não ver muito problema, mas, para elas, por ter passado por tudo, inclusive a queda do cabelo, é complicado", acrescenta. "A tatuagem, antigamente, era muito mal vista. E hoje está mudando vidas. É um trabalho que, para mim, sempre foi uma arte. Não sei de onde veio esse preconceito. Mas gente preconceituosa vê defeito em tudo", completa Muller.

Morando há pouco mais de três meses em Juazeiro do Norte e, antes, por quatro meses no Crato, o tatuador nasceu em Solonópole, mas seu trabalho foi radicado na Região Metropolitana de Fortaleza. Muller começou com serigrafia, mas também montou bares e restaurantes. Com 19 anos, panfletava para estúdios de tatuagem e, com a amizade com os profissionais do setor, ganhou no seu aniversário um kit. "Eu já gostava de desenhar e acabei entrando. Consegui o primeiro emprego, o segundo e, depois, montei meu estúdio. Fiz curso básico e de realismo, de foto, na Argentina, e outro curso aqui", lembra.

No mês passado, o tatuador também iniciou uma campanha para arrecadação de alimentos para crianças carentes. Muller fez tatuagens em troca das latas de leite e foi, pessoalmente, entregá-las às famílias do bairro Frei Damião. Ao todo, 300 unidades foram distribuídas.

Iniciada no dia 9 de outubro, a campanha do Outubro Rosa, em Juazeiro do Norte, está atendendo as mulheres com o exame de mamografia em todos os Postos de Saúde. Enquanto a Secretaria de Saúde ampliou a oferta de ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de mama e coletas citopatológicas.

Mais informações:
Estúdio EuTatuado Muller Pinheiro, Rua Professora Ivani Feitosa, 455, Tiradentes - Juazeiro do Norte-CE, Whatsapp: (88) 9 9610-5023.
Fonte: Diariodonordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário