http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Assis do Saae faz agradecimentos ao vereador Tomás Neto pelo reconhecimento de seu trabalho

AGRADECIMENTO AO ILMO VEREADOR TOMAZ NETO.

Apesar de já me sentir filho de Solonópole, minha segunda cidade natal, agradeço à pessoa do Ilmo Senhor Vereador da Câmara Municipal, Tomás Neto, pela autoria do projeto que me concede e me oficializa filho desta cidade, honrando-me com o título de cidadão Solonopolense. Agradeço, ainda, aos seus pares, pela aprovação unânime. 
Cheguei, aqui, em Solonópole, em março de 1991, através da FUNASA – FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE.   A minha missão era a de diligenciar a construção da ETA – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA, do SAAE, um empreendimento que é considerado, como, de fato, é um dos mais importantes da cidade.    Antes da construção da Estação,  a água era imprópria para o consumo;  com a construção e o pleno exercício da atividade do órgão, passamos a ter água potável de excelente qualidade.   A prova maior disso está a redução, quase a zero, do comércio local de água em garrafões.   

Desde a implantação do sistema, a população utiliza diretamente a nossa água, tanto para beber como para cozinhar alimentos.
Após cumprir essa primeira missão, recebi da FUNASA mais outro grande desafio: assumir a diretoria do SAAE e transformá-lo.    
O sistema então existente, datado da época do DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA A SECA, mais conhecido como DNOCS, apresentava-se em ruínas:   além de atender a apenas 30% (trinta por cento) da demanda, em razão do longo tempo de uso – uns 40 anos, aproximadamente - via-se tubos de ferro e de cimento amianto danificados em quase toda parte. Havia poucas ligações residenciais e comerciais.  A  maioria das pessoas se servia da água, usando chafarizes instalados em diversos pontos da cidade, sem falar também em diversas lavanderias públicas existentes nos bairros. 
O desafio era remanejar o sistema, substituindo-o por tubos novos de PVC, e ampliá-lo, para que se pudesse obter excelência no abastecimento, isto por mais, pelo menos, 20 anos.
Construímos ainda o restante do sistema que abrangeu toda a cidade, que ficou 100% abastecida.
Nesta mesma obra, foram feitas ligações domiciliares em parceria com o Município de Solonópole, na gestão do querido então Prefeito José Atualpa Pinheiro Landim. Auto Vistoso, Barra Nova e Vila São Vicente, localidades em que se concentrava um número importante de pessoas carentes, foram os bairros atendidos.
Através da FUNASA, além das obras mencionadas,  foi construído um reservatório de 320m3, no Bairro do Planalto Santa Teresa, reservatório este de distribuição para todo o sistema, pois o antigo, de compensação com 120m3, localizado no Auto Simão Machado, tornara-se deficitário, em virtude da ampliação do sistema. 
Após a conclusão dessas obras, foi feito um trabalho de perseguição de perdas de água, ligações clandestinas, ligações por conta própria, religação por conta própria e o famoso gato.

Daí em diante, o SAAE começou andar com suas próprias pernas...   
Em primeiro lugar, financeiramente, saiu do vermelho. O órgão passou a pagar todas as contas, inclusive as atrasadas, o que incluía remuneração de servidores e reajuste salarial para a recomposição de todas as perdas inflacionárias.
Em segundo lugar, realizamos investimentos.   Fizemos compras de medidores, para ligações, ficando o sistema 100% medido.  Realizamos a compra de veículo para o transporte de servidores.  Modernizamos o procedimento de atendimento ao cliente, usuário, melhorando, qualitativamente, a prestação do serviço.
Fizemos a compra e reforma  de três  imóveis:  no primeiro, foi instalada a sede do SAAE, localizada na avenida Cachoeira Riacho do Sangue, n° 167 no Bairro do Centro.  O equipamento foi entregue à população  com estrutura elétrica, hidráulica, central telefônica e Internet.   Já no segundo imóvel, que fica situado na rua Antônio Gonçalves Dantas, s/n passou a funcionar o almoxarifado, a oficina e a garagem do órgão. Construímos também uma casa de apoio para servidores em atividade, na ETA – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA.
Fizemos também a compra de móveis, equipamentos de informática e centrais de Ar condicionado.  Caixas de proteção de medidores foram adquiridas e instaladas. 
Com a continuidade dos trabalhos e a colaboração de competentes  servidores, sem a qual não iriamos conseguir, o SAAE, que não aparecia no mapa de cidades com saneamento básico, passou a figurar, no âmbito do Estado, em segundo lugar no ranking dos melhores prestadores de serviço, no segmento, ficando atrás apenas da conhecida e famosa cidade de Sobral.
Quase por fim, não posso deixar de lembrar que, em 2001, quando a FUNASA resolveu rescindir todos os convênios com os SAAE’s, o que incluiu o Brasil inteiro, o SAAE de Solonópole foi entregue ao Poder Municipal em boa situação de estrutura e financeira, com todo sistema novo, contas em dia e um bom saldo financeiro em Banco. 
Por último, importante registrar ainda que, da parceria com a FUNASA, foi construído os sistemas de abastecimento dos seguintes distritos de Solonópole:  Pasta, Prefeita Maria Suelly Nogueira Pinheiro, Assunção e São José de Solonópole.
Na certeza do dever cumprido🙏, me despeço com um caloroso abraço a todos os amigos(a)...
Do amigo Assis Fialho Confira Foto. Leia também o histórico aqui. Foi delegado do sindiágua aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário