http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Jovens do alto vistoso praticam futevolei em Solonópole

Sem o apoio da gestão municipal e da secretaria cultura, ESPORTE, juventude e turismo, os jovens do bairro de maior populacional de Solonópole no sertão central do Ceará praticam há três anos o futevôlei ou futevólei que é uma modalidade de esporte de areia praticada em quadras montadas nas orlas. O esporte foi originado nas praias do Rio de Janeiro por volta de 1960 e ao longo do tempo, cresceu dentro do Brasil, assim como na Europa, na Ásia e Estados Unidos. É um esporte com bola, numa quadra de vólei (bem parecida com a de vôlei de praia) com as medidas de 9 m de largura e 18 de comprimento, dividida ao meio por uma rede com 2,20 m de altura. Em Solonópole os jovens praticam em campo de futebol improvisado por falta de recursos particularmente por falta de uma assistência estrutural da Secretaria de Esporte, más os jovens do alto vistoso tem muito interesse das praticas esportivas, tanto é que jogam improvisadamente.

Segundo Kaique Silva treinador e praticante da modalidade disse que não tem conhecimento de outra turma praticar a mesma modalidade no município de Solonópole e reivindica do poder publico apoio ao esporte Solonopolense. Destacamos os jogadores: Felipe, Chenom, Bebê, Dudu e João Paulo.

É jogado em sistemas de duplas (2x2), trios (3x3) ou quartetos (4x4) masculinos, femininos ou mistos. Deve-se tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto os braços, antebraços e as mãos como no futebol.

Cada dupla pode dar até 3 toques na bola, sendo que um jogador não pode tocar duas vezes seguidas tal como no vôlei ou vôlei de praia.

O jogo é disputado, como no vôlei, em disputa de sets (de 18 pontos sem vantagem) em que os pontos são marcados quando a bola cai na quadra adversária, é desviada para fora das quadras pelos mesmos ou bate em qualquer outro jogador e bate no chão. Detalhes da modalidade aqui wikipédia

Um comentário: