
Com mais de 15 mil alunos envolvidos, o projeto O Circulo da Matemática do Brasil foi destaque em 2016. Cerca de 500 professores de aproximadamente 280 escolas nos municípios de Fortaleza/CE, Aracajú/SE, Salvador/BA, Maceió/AL, Imperatriz/MA e Timon/MA foram formados contemplados na abordagem pedagógica The Math Circle – desenvolvida por Robert e Ellen Kaplan, da Universidade de Harvard – que promove o aprendizado da matemática de forma participativa, convidando a criança a construir o próprio conhecimento.
TIM Faz Ciência – proposta inovadora que convida professores e alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental a explorar juntos, as sete operações intelectuais próprias à produção de conhecimento – foi outro programa de destaque do Instituto TIM que envolveu mais de 11 mil estudantes no último ano. Além de Fortaleza, o programa atuou em 22 cidades, promovendo encontro de formações em Aquiraz/CE, São Gonçalo do Amarante/CE, Teresina/PI e Tanque do Piauí/PI, beneficiando cerca de 400 professores de escolas públicas. O objetivo da iniciativa é estimular nos estudantes o interesse pela ciência, além de mostrar as bases do pensamento científico.
Outros programas - Em 2016, outros programas do Instituto TIM também seguiram sua evolução. Trinta bolsas, de R$ 1.200 mensais para cursar o Ensino Superior, foram distribuídas para alunos das universidades federais do Nordeste - medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além disso, o Mapa Cultural do Ceará (mapa.cultura.ce.gov.br) e o Sobral Cultura (cultura.sobral.ce.gov.br) – softwares livres para gestão cultural e mapeamento colaborativo – cadastraram juntos mais de 167 projetos, realizando cerca de 600 eventos. A plataforma agora está disponível também em aplicativo.
Outro avanço importante foi o desenvolvimento do software livre Busca Ativa Escolar, fruto da parceria do Instituto TIM com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) na iniciativa Fora da Escola Não Pode!.
O piloto do projeto, realizado em oito cidades, dentre elas, Tabuleiro/CE, contribuiu para a melhor definição das características da ferramenta tecnológica de gestão da busca ativa, para o correto mapeamento das estratégias de acompanhamento no território, bem como para a identificação das necessidades de formação que a iniciativa requer.
A solução tecnológica poderá ser utilizada por qualquer município que queira realizar a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, atuar sobre os motivos da exclusão escolar e acompanhá-los durante o período de rematrícula.
Roberta Câmara
Relações com a Imprensa
TIM BRASIL
+55 81 99923.0433
+55 81 4102.5000
Nenhum comentário:
Postar um comentário