http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cristina Bezerra explica o uso indiscriminado de Antibióticos


Uso abusivo de antibióticos prejudica saúde e deixa bactérias resistentes.

O que são Antibióticos? Os antibióticos são medicamentos que inibem ou anulam o crescimento das bactérias. Não são ativos contra os vírus que causam doenças como a gripe, constipação,bronquite aguda entre outros. Estas infecções virais geralmente são de resolução espontânea e não exigem o tratamento com antibióticos.

O que é a resistência aos antibióticos? Quando as bactérias desenvolvem a capacidade de se defender do efeito de um antibiótico, diz-se que adquiriram resistência aos antibióticos. Ao longo dos anos, as bactérias patogénicas – as bactérias que causam doenças – tornaram-se resistentes a muitos antibióticos convencionais devido ao abuso ou uso incorrecto dos mesmos.

O que o uso indiscriminado dos antibióticos podem causar? O uso indiscriminado de antibióticos pode comprometer a eficácia dos mesmos em casos necessários e apropriados, prejudicando inclusive as futuras gerações.

O uso do antibiótico de forma errada pode prejudicar a flora intestinal e baixar a resistência do paciente, os especialistas acreditam que, se não houver mudanças, em 20 anos não será mais possível desenvolver um remédio capaz de combater as bactérias. Nós voltaremos a tempos remotos quando uma epidemia destruía 90% das populações.

Cuidados no uso de antibióticos:

- Administrar sempre o antibiótico na hora certa e na dose recomendada pelo médico e utilizá-lo por todo o período prescrito.

- Conservar o medicamento em local fresco(verificar orientação do fabricante).

- Não interromper o tratamento quando o paciente melhorar.

- Procure sempre um médico, antes de iniciar o uso de um antibiótico.

Duvidas Frequentes.

Posso parar de tomar o meu antibiótico assim que começar a sentir-me melhor? Mesmo que se sinta melhor, precisa de continuar a tomar o antibiótico exatamente como o seu médico receitou. Se não terminar o antibiótico, algumas das bactérias perigosas podem não morrer, você pode voltar a ficar doente. As bactérias que estão ainda vivas poderão também tornar-se resistentes e fazer com que a infecção que tem,se torne mais difícil de tratar.

Desde que tome a dose certa, posso tomar o antibiótico a qualquer hora do dia? Os antibióticos não são tão eficazes se não forem tomados na horas. Como os medicamentos permanecem no organismo durante um certo período de tempo, deve tomar cada dose de acordo com as instruções do seu médico e farmacêutico. Tomar antibióticos de forma irregular, permite que as bactérias se adaptem e se multipliquem, aumentando o problema da resistência aos antibióticos.

Posso guardar o resto do antibiótico para tomar na próxima vez que adoecer? Nunca deve tomar o resto de antibióticos guardados, quer sejam de outra pessoa ou seus. Antibióticos específicos são eficazes no combate a bactérias específicas e é errado supor que o antibiótico de outra pessoa (ou algum dos seus antibióticos que guardou de outras doenças) irá funcionar. Os antibióticos devem ser sempre tomados até ao fim, excepto quando o médico der instruções para parar. Qualquer resto de medicamento deve ser devolvido à sua farmácia.

Eu tornei-me resistente aos antibióticos. Na realidade, são as bactérias que desenvolvem resistência aos antibióticos, não as pessoas. Quando as bactérias se tornam resistentes, o antibiótico já não é eficaz a inibir ou matar bactérias. Algumas pessoas acreditam que não irão desenvolver resistência porque tomaram sempre os antibióticos conforme receitado ou porque nunca tiveram que tomar antibióticos. Isto é um equívoco muito grave, porque qualquer pessoa pode ser infectada por bactérias resistentes aos antibióticos.

O uso indiscriminado de medicamentos dificulta qualquer tratamento e fortalece as bactérias. Não podemos deixar que interesses comerciais coloquem em dúvida uma iniciativa que tem como objetivo melhorar a saúde coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário